REGIONAIS

Rafael “Bolacha” será candidato único em Moreira Sales

Publicados

em

Uma reunião histórica envolvendo a política de Moreira Sales foi realizada na manhã dessa terça-feira, 8, com a presença de destacadas lideranças política de Moreira Sales, além do deputado Jonas Guimarães e dos ex-prefeitos Luiz Volpato e Hugo Berti.

O nome do prefeito Rafael “Bolacha” que na última semana havia recebido o apoio de 9 dos 11 partidos políticos devidamente registrados em Moreira Sales e era dado como certa a candidatura única a reeleição do prefeito Rafael “Bolacha”. E isso foi confirmado na manhã dessa terça-feira após a reunião do grupo dos dois partidos que estavam fora do “Chapão” de 9 partidos que haviam confirmado apoio a pré-candidatura a reeleição de Rafael “Bolacha” e do vice Genésio da Vila.

Na reunião realizada na manhã de hoje, 8, os dois partidos que haviam ficado de fora da reunião realizada na última semana: o PSD, liderado pelo vereador João Luiz e o PSC, do grupo liderado por Daniel Pacor, se somaram aos 9 partidos que integram o “chapão” denominado “Moreira Sales”: O Progresso Não Pode Parar”, que tem como pré-candidato Rafael “Bolacha” e Genésio da Vila. E dessa forma, o “chapão” passou a somar com todos os 11 partidos políticos registrados em Moreira Sales.

Leia Também:  Ganhando o Mundo: Mais um grupo de alunos da rede estadual iniciou o intercâmbio; O NRE de Goioerê tem 15 alunos selecionados

A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira na cidade de Cianorte.

E assim, pela primeira vez na história política o município de Moreira Sales vive um momento de total tranquilidade que teve início na administração de Luiz Volpato e prosseguiu na atual administração do jovem Rafael “Bolacha”.

POPULAÇÃO APOIOU. O anúncio de que a eleição de Moreira Sales terá candidatura única através da reeleição de Rafael “Bolacha” e Genésio da Vila foi muito comemorada em Moreira Sales que, em todas as eleições passadas vivenciou clima dos mais acirrados e com graves desavenças que inclusive provocou tragédia.

E, hoje, através de uma administração série tendo à frente a presença de um jovem politico, Rafael “Bolacha”, filho de Moreira Sales oferece ao município a condição de em toda a região ter candidatura única nas eleições municipais.

OS 12ª. Partidos que hipotecaram apoio á reeleição de “Bolacha” e Genésio da Vila são: DEM (Reginaldo Martins), PP (Santa), PT (Rosan), Cidadania (Dr. Sérgio), PDT (Vinicius Martins), PSDB (Jhonatan Prado), PSB (Tiago Albano). O PSL (Andretta). PSD (João Luiz) e PSC (Daniel Pacor).

Leia Também:  Bibi Perigosa de Mariluz foi presa por tráfico em Londrina

VEREADORES. Definido o lançamento de duas chapas de candidatos a vereador, cada uma com 13 candidatos.

CONVENÇÕES. As convenções dos 12 partidos que integram a coligação de apoio a Rafael “Bolacha”, estão marcadas para a próxima sexta-feira, dia 11, na Câmara Municipal, com início às 17:30 horas, com 30 minutos para cada partido realizar a sua convenção, fechando com a convenção do MDB do prefeito Rafael “Bolacha”.

 

tribuna da região

Propaganda

REGIONAIS

TRE-PR cassa mandato de prefeito e vereadora de Moreira Sales por compra de votos

Publicados

em

Por

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu, nesta quarta-feira (19), pela cassação dos mandatos do prefeito de Moreira Sales, Luiz Volpato, e da vereadora Priscila Albano, que foi a candidata mais votada para a Câmara Municipal nas eleições de 2024. A decisão está relacionada a uma investigação sobre suposta compra de votos.

No caso do prefeito, a Justiça Eleitoral de primeira instância havia julgado a ação de forma favorável a Volpato, entendendo que não havia comprovação suficiente de sua participação no esquema atribuído à vereadora.

O Ministério Público Eleitoral recorreu da sentença e levou o caso para análise do TRE-PR. No julgamento realizado nesta quarta-feira, a maioria dos integrantes da Corte acolheu o recurso. O resultado foi de 5 votos pela cassação contra 2.

A situação de Priscila Albano já era diferente. A vereadora havia sido cassada em primeira instância e recorreu da decisão. Ao analisar o recurso, o TRE-PR decidiu manter a cassação do mandato.

Prefeito pode ser afastado

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral ainda não encerra definitivamente o processo. As partes podem apresentar embargos de declaração, recurso destinado a questionar eventual omissão, contradição, obscuridade ou erro na decisão.

Leia Também:  Vídeo mostra momento em que homem é morto a tiros na região de Umuarama - ASSISTTA

Também existe a possibilidade de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o entendimento apresentado durante o julgamento, contudo, Volpato poderá deixar o cargo enquanto o processo estiver em tramitação.

Caso isso ocorra, o comando do município poderá ser assumido temporariamente pelo presidente da Câmara de Moreira Sales, Gustavo Henrique Santos, conhecido como Gustavo do Esporte.

A definição sobre a permanência ou não do prefeito no cargo deverá observar os desdobramentos processuais e as decisões da Justiça Eleitoral.

Composição da Câmara

Com a perda do mandato de Priscila Albano, a composição da Câmara Municipal também deverá passar por alteração.

Será necessária a retotalização dos votos das eleições municipais de 2024, procedimento realizado pela Justiça Eleitoral para recalcular a distribuição das cadeiras após a alteração na validade dos votos.

Somente depois desse processo será definido quem ocupará a vaga deixada pela vereadora.

A decisão desta quarta-feira ainda está sujeita a recursos nas instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

/ilustrado.com.br

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA