REGIONAIS
Só quatro cidades da região terão colégios cívico-militares em 2021
Dos 25 municípios que integram a região Comcam, só quatro vão contar com colégios cívico-militares a partir de 2021. A confirmação foi feita nesta segunda-feira pelo governador Ratinho Júnior. No total serão 215 colégios em 117 municípios do Paraná.
Na região, além de Goioerê, os colégios cívico-militares serão implantados também em Campo Mourão, Peabiru e Ubiratã. ‘É uma nova modalidade de ensino e que certamente vai ajudar nossas crianças e adolescentes a serem cidadãos melhores’, diz o chefe do Núcleo de Educação de Goioerê, Valdemir Mellero.
Segundo o governador, o investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do País nessa área. A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.
Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte e haverá uma consulta à comunidade escolar para oficializar a indicação. Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. A lei foi aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa do Estado, mas o programa está sendo planejado desde o ano passado.
Os objetivos detalhados do novo programa passam pela garantia do cumprimento das diretrizes e metas do Plano Estadual de Educação. Entre eles estão atuação contra a violência; promoção da cultura da paz no ambiente escolar; criação de novas possibilidades de integração da comunidade escolar; garantia da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; e auxílio no enfrentamento das causas de repetência e abandono escolar.
As instituições de ensino selecionadas funcionarão em regime de cooperação, por meio de termo entre a Secretaria da Educação e do Esporte e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O programa será avaliado continuamente a partir da implementação, como forma de aferição da melhoria e do alcance das metas do modelo proposto. Não haverá seleção de alunos.
A Secretaria da Educação e do Esporte vai editar os atos normativos necessários à operacionalização, à gestão e à implantação do programa; apoio técnico e financeiro às instituições; formação continuada aos profissionais da educação e da segurança pública que atuarão nos colégios cívico-militares; e elaboração da proposta pedagógica e dos regimentos internos. O programa será avaliado continuamente a partir da implementação, como forma de aferição da melhoria e do alcance das metas do modelo proposto.
O diretor cívico-militar será indicado pela Secretaria da Educação, responsável pela seleção por meio de entrevista e avaliação. Os militares da reserva podem ser voluntários. Eles serão remunerados por meio de diárias criadas por lei em 2017, cujo valor variará conforme a atribuição desempenhada na instituição de ensino.
gazeta regional
REGIONAIS
Dupla tentativa de homicídio em Goioerê, deixa jovens feridos.
A equipe da Polícia Civil de Goioerê ainda busca informações para elucidar a dupla tentativa de homicídio ocorrida por volta das 23 horas de sábado, 11, na Rua das Hortênsias, no Jardim Tropical, onde dois indivíduos foram baleados.O caso aconteceu quando dois jovens, de 18 e 20 anos foram ao bairro Jardim Tropical, supostamente para se encontrarem com mulheres.
Quando eles estavam caminhando na rua, se aproximaram duas pessoas que começaram a atirar em direção aos dois jovens, sendo que ambos foram atingidos.
Os dois jovens foram socorridos por equipes do e encaminhados para o pronto atendimento da Santa Casa de Goioerê, onde foram medicados e passam bem.
A polícia busca imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os autores dos disparos, que não são conhecidos das vítimas
GOIONEWS/QCNEWS
-
ESPORTES3 dias atrásCoritiba reage fora de casa e arranca empate contra o Botafogo no Brasileirão
-
REGIONAIS3 dias atrásEmpresário é morto a tiros na Usina Mourão durante festa de aniversário
-
REGIONAIS3 dias atrás
PM intercepta suspeitos de homicídio pouco após o crime em Campo Mourão
-
REGIONAIS3 dias atrásDupla tentativa de homicídio em Goioerê, deixa jovens feridos.
-
ESPORTES3 dias atrásAthletico vence Chapecoense e se aproxima do G4 no Brasileirão
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásPonte de Guaratuba já está 100% pavimentada e começa a ganhar iluminação final
-
QUARTO CENTENÁRIO21 horas atrásVereadores de Quarto Centenário buscam avanços para construção de casas populares junto à Cohapar

