REGIONAIS

Pandemia: UTI covid de Goioerê está com todos os leitos ocupados

Publicados

em

O que estava sendo anunciado em todo Brasil, e não seria diferente em Goioerê, já começa a se constatar. A pandemia não acabou e após as eleições os números voltaram a crescer.

Hoje, quarta-feira, 18, os 10 leitos da UTI de Goioerê estão lotados. São 10 pacientes de diversos municípios. No entanto, nenhum paciente de Goioerê. Segundo o Provedor da Santa Casa de Goioerê, Gerson de Brito, alguns dos pacientes o estado de saúde é grave.

De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido ontem pela Secretaria de Saúde de Goioerê, houve aumento de dois novos casos positivos e 7 novos casos suspeitos.

Foi um período em que todos relaxaram. A população, de um modo geral, não está se cuidando e as aglomerações  e festas só aumentam. De outro lado, as empresas também estão deixando de ser tão rigorosos.  Nos últimos dias especulações sobre fechamento do comércio estão correndo nas redes sociais. No entanto, seria uma medida mais drástica e os números precisariam estar num patamar muito maior.

Leia Também:  UTI da Santa Casa tem menor taxa de ocupação desde a inauguração

Se a população e empresários voltarem a adotar com rigidez as medidas preventivas do covid-19, Goioerê poderá se manter em uma situação menos preocupante a ponto de adotar um novo fechamento.

 

tribuna da região

Propaganda

REGIONAIS

TRE-PR cassa mandato de prefeito e vereadora de Moreira Sales por compra de votos

Publicados

em

Por

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu, nesta quarta-feira (19), pela cassação dos mandatos do prefeito de Moreira Sales, Luiz Volpato, e da vereadora Priscila Albano, que foi a candidata mais votada para a Câmara Municipal nas eleições de 2024. A decisão está relacionada a uma investigação sobre suposta compra de votos.

No caso do prefeito, a Justiça Eleitoral de primeira instância havia julgado a ação de forma favorável a Volpato, entendendo que não havia comprovação suficiente de sua participação no esquema atribuído à vereadora.

O Ministério Público Eleitoral recorreu da sentença e levou o caso para análise do TRE-PR. No julgamento realizado nesta quarta-feira, a maioria dos integrantes da Corte acolheu o recurso. O resultado foi de 5 votos pela cassação contra 2.

A situação de Priscila Albano já era diferente. A vereadora havia sido cassada em primeira instância e recorreu da decisão. Ao analisar o recurso, o TRE-PR decidiu manter a cassação do mandato.

Prefeito pode ser afastado

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral ainda não encerra definitivamente o processo. As partes podem apresentar embargos de declaração, recurso destinado a questionar eventual omissão, contradição, obscuridade ou erro na decisão.

Leia Também:  Irmãos mortos em Goioerê eram suspeitos de homicídio na cidade de Foz do Iguaçu

Também existe a possibilidade de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o entendimento apresentado durante o julgamento, contudo, Volpato poderá deixar o cargo enquanto o processo estiver em tramitação.

Caso isso ocorra, o comando do município poderá ser assumido temporariamente pelo presidente da Câmara de Moreira Sales, Gustavo Henrique Santos, conhecido como Gustavo do Esporte.

A definição sobre a permanência ou não do prefeito no cargo deverá observar os desdobramentos processuais e as decisões da Justiça Eleitoral.

Composição da Câmara

Com a perda do mandato de Priscila Albano, a composição da Câmara Municipal também deverá passar por alteração.

Será necessária a retotalização dos votos das eleições municipais de 2024, procedimento realizado pela Justiça Eleitoral para recalcular a distribuição das cadeiras após a alteração na validade dos votos.

Somente depois desse processo será definido quem ocupará a vaga deixada pela vereadora.

A decisão desta quarta-feira ainda está sujeita a recursos nas instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

/ilustrado.com.br

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA