NOTÍCIAS DO PARANÁ

RG Digital será obrigatório para todos; Veja como e quando fazer o seu

Publicados

em

Em breve todos os brasileiros terão que emitir o RG Digital. O novo documento nacional unificado contará com todos os dados de cada cidadão. O novo RG Digital, que terá mudanças importantes relativas à segurança, unificação de dados e até mesmo na utilização para viagens, terá o CPF como cadastro único e reunirá diversos documentos dos brasileiros em uma única versão.

Com a novidade, o CPF poderá ser usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho, na CNH e outros.
A autenticidade poderá ser confirmada por meio de QR Code, que funciona até mesmo offline. Ao permitir a validação eletrônica, o documento é considerado mais seguro e reduzirá drasticamente a falsificação de documentos por golpistas e estelionatários. Não haverá qualquer cobrança para a emissão do novo RG Digital.

Quando a lei pode entrar em vigência?
A vigência prevista é de 12 meses a partir da publicação, que foi no dia 1º de março, para que os órgãos e entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos. Será de 24 meses o prazo para que órgãos e entidades façam as mudanças para que os sistemas e bases de dados troquem informações entre si a partir do CPF.
Documentos que poderão ser unificados:
CPF;
Título de Eleitor;
Carteira de Motorista;
Carteira de Trabalho;
Certificado Militar;
PIS/Pasep;
Cartão Nacional de Saúde.
Como emitir o RG Digital
O documento poderá ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Leia Também:  GOIOERÊ - Viação e Obras está realizando obras de readequação na estrada da Fonte Azul

Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:

CPF;
Nome;
Filiação;
Data de nascimento;
Endereço de e-mail;
Número do telefone e senha de sua escolha.
Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Posteriormente as carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.

O novo RG digital terá novos prazos de validade, sendo de 5 anos para quem tem até 12 anos, de 10 anos para os cidadãos com 13 a 60 anos e, prazo indeterminado para maiores de 60 anos.

Fonte: CRN1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Pai faz filho refém e morre em confronto com a polícia no Paraná

Publicados

em

Por

Um homem manteve o próprio filho como refém em Tibagi, na Região dos Campos Gerais do Paraná, e morreu em confronto com a polícia na madrugada desta terça-feira (4).

Segundo informações do Portal aRede, parceiro da Banda B, o caso aconteceu após um desentendimento familiar. O homem estava com uma faca e afirmou que iria tirar a vida do menino.

Equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) foram acionadas para resgatar a criança e, após negociações, o suspeito liberou o menino e fugiu pelo muro. Idoso fica ferido após reagir a assalto no Rebouças; celular da vítima foi levado  Ele foi encontrado pela polícia e entrou em confronto, foi atingido e morreu no local.  O menino recebeu os primeiros cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.

Banda B

Publicado primeiro em Banda B » Foto: Reprodução/Jornal Tibagi II / aRede

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo libera R$ 450 milhões a 284 municípios
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA