NOTÍCIAS DO PARANÁ
Após desistir da disputa presidencial, Ratinho Júnior volta foco para sucessão no Paraná
Passadas mais de 24 horas do anúncio de que não disputará a Presidência da República, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem agora um objetivo definido: concentrar forças na sucessão estadual e na manutenção de seu grupo político no comando do Estado.
A desistência da pré-candidatura ao Palácio do Planalto é vista nos bastidores como uma decisão estratégica. Ao abrir mão da corrida nacional, o governador evita desgastes em um cenário polarizado — especialmente um confronto direto com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — que fez seu partido apoiar o senador Sergio Moro (União) como candidato a governador do Paraná. Morose filiou ao PL e deve concorrer contra o secretário das cidades, Guto Silva (PSD), que deve ser o candidato do grupo de Ratinho.
O movimento ganha ainda mais relevância diante da articulação do PL, que decidiu apoiar o senador Sergio Moro ao governo do Estado. A possível filiação de Moro à sigla elevou o nível da disputa e acendeu o alerta no grupo político de Ratinho Júnior.
Com isso, o governador deve assumir papel central na campanha do seu grupo, que tem como principal nome o atual secretário das Cidades, Guto Silva. A permanência no cargo permite a Ratinho ampliar articulações, fortalecer alianças e enfrentar diretamente o avanço de adversários no Paraná.
No cenário nacional, a saída de Ratinho Júnior da disputa também reorganiza o PSD, que passa a convergir para o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como possível candidato à Presidência.
Internamente, aliados avaliam que a decisão foi influenciada por uma soma de fatores, incluindo o apelo familiar, o ambiente político nacional e, principalmente, a necessidade de garantir protagonismo na disputa estadual.
A leitura predominante é de que, ao recuar da corrida presidencial, Ratinho Júnior preserva capital político e entra mais forte na eleição .
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Projeto do Sicredi doa mais de 500 lençóis à Santa Casa de Ubiratã
A Santa Casa de Ubiratã (PR) recebeu mais 250 lençóis por meio de uma nova etapa do projeto Abraço em Forma de Lençol, liderado pelo Comitê Mulher com apoio do Comitê Jovem e da agência Sicredi do município. Com a entrega, a mobilização ultrapassa a marca de 500 peças destinadas ao hospital neste ano.
A ideia surgiu a partir de uma necessidade recorrente enfrentada por hospitais. As lavagens frequentes em altas temperaturas, essenciais para garantir a higiene e a segurança dos pacientes, aceleram o desgaste dos lençóis e tornam necessária a reposição periódica desse material. Para contribuir com essa realidade, voluntários uniram esforços na arrecadação de recursos e na confecção das peças. O engajamento coletivo permitiu atender uma demanda da Santa Casa e fortalecer os laços de cooperação e solidariedade.
O gerente da agência Sicredi de Ubiratã (PR), Maikon Messias, destaca o comprometimento dos participantes e a continuidade da mobilização. “Esta é a segunda etapa do projeto e, mais uma vez, os integrantes dos comitês demonstraram sensibilidade às necessidades da comunidade. Cada contribuição foi importante para alcançarmos esse resultado. Saber que esses lençóis vão proporcionar mais conforto aos pacientes da Santa Casa é motivo de satisfação para todos que participaram da ação”.
Representante da Santa Casa, José Sebastião agradeceu a doação e ressaltou sua importância para o dia a dia do hospital. Segundo ele, os novos lençóis contribuirão para oferecer mais conforto aos pacientes e auxiliarão no atendimento das necessidades da entidade.
Valores de cooperação, voluntariado e cuidado com as pessoas
O Comitê Mulher tem como propósito fortalecer a liderança feminina, incentivar o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão da cooperativa e contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Já o Comitê Jovem estimula a participação dos jovens no cooperativismo, prepara futuras lideranças e incentiva o engajamento em iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional.
A ação está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os relacionados à saúde e bem-Estar (ODS 3) e a parcerias e meios de implementação (ODS 17), ao apoiar uma instituição de saúde por meio da mobilização da comunidade.
Patricia Monte/ Assessora de Comunicação e Marketing
-
REGIONAIS5 dias atrásSicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores
-
REGIONAIS5 dias atrásAdvogado morre em desabamento de quadra em Umuarama
-
REGIONAIS5 dias atrásVeículo é abordado com cigarros escondidos em meio a carga de frango congelado
-
QUARTO CENTENÁRIO5 dias atrásQuarto Centenário recebe Kit Nascer Bem Paraná do Governo do Estado
-
REGIONAIS5 dias atrásMorre em São Paulo o ex-vice-prefeito e pioneiro de Goioerê Ernani Leite
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta quinta-feira (01/10)


