ENTRETENIMENTO
Jovens de até 24 anos veem 7 vezes menos TV aberta do que idosos

Estudo de uma empresa de análise de mercado feito nos Estados Unidos revela que adultos passarão mais tempo assistindo a vídeos online do que televisão, em 2023. O motivo é que plataformas como YouTube, Netflix e Tik Tok estão tomando o lugar da TV aberta.
De acordo com o brasileiro Lucas Moreira de Queiros, essa é uma tendência mundial.
“Hoje em dia eu praticamente não assisto mais televisão aberta. Sempre que eu pego o controle remoto é pra colocar em algum canal de streaming e aí acabo vendo algum filme ou maratonando alguma série.”
Gabriela Borges, coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e professora da Universidade do Algarve, confirma essa tendência.
“Os dados apontados pela pesquisa dos Estados Unidos não me surpreendem, porque na verdade mostram uma certa tendência mundial no crescimento do consumo, principalmente de imagens ou de vídeos – de produção audiovisual de um modo geral”.
Ela cita outra pesquisa recente, feita em 2022, pela Ofcom, a agência reguladora britânica. O levantamento mostra que jovens entre 16 e 24 anos assistem quase sete vezes menos televisão do que pessoas com 65 anos ou mais, passando menos de uma hora em frente à TV.
“Eu acho que esse dado também é importante, porque os jovens já não assistem a televisão, mas eles migram e eles assistem conteúdo audiovisual nas plataformas de streaming ou conteúdos on demand e em vídeos de redes sociais.
Gabriela Borges cita ainda levantamento da empresa Comscore mostrando que 96% dos brasileiros consomem conteúdos jornalísticos em dispositivos móveis. Por isso, ela defende políticas públicas que promovam a educação midiática.
“[Os dados] também evidenciam a necessidade do Brasil começar a pensar em políticas públicas, que promovam, de certo modo, a educação midiática, porque diferentemente do que é exibido na televisão, que tem um crivo jornalístico – principalmente se a gente pensa na questão das notícias – nas redes sociais a produção de informação é feita de forma desordenada, isto é: qualquer um pode produzir conteúdos. Mas mais alarmante do que qualquer um produzir conteúdos é o fato de que existem cada vez mais canais de desinformação”.
Na opinião de Gabriela Borges, a tendência é para um consumo cada vez maior das redes sociais nos próximos anos.
Leia também:


ENTRETENIMENTO
WhatsApp libera transcrição de áudios para textos; veja como usar

O WhatsApp começou a disponibilizar, desde o último dia , 21, um recurso que permite transformar mensagens de áudio em texto. A novidade promete facilitar a vida dos usuários, especialmente em situações em que ouvir uma mensagem não é prático, como em ambientes barulhentos ou ao lidar com gravações muito longas.
O objetivo da funcionalidade é oferecer uma alternativa para acessar o conteúdo das mensagens de voz de maneira rápida e eficiente. Agora, será possível ler o que foi dito em uma gravação, sem precisar reproduzi-la. De acordo com o WhatsApp, o recurso estará disponível para todos nas próximas semanas e será liberado inicialmente em idiomas selecionados, com expansão para outras línguas nos próximos meses.
Como ativar a transcrição de áudios no WhatsApp
O recurso de transcrição precisa ser ativado manualmente nas configurações do aplicativo. Confira o passo a passo:
- Acesse as Configurações do WhatsApp;
- Clique na opção Conversas;
- Selecione Transcrição de mensagens de voz e ative a funcionalidade;
- Escolha o idioma de sua preferência para a transcrição;
- Após configurar, basta pressionar o áudio que deseja transcrever e selecionar a opção Transcrever. O texto será exibido na tela, permitindo que o conteúdo seja lido rapidamente;
As transcrições geradas pelo WhatsApp são armazenadas apenas no celular do usuário e protegidas por criptografia de ponta a ponta. Isso significa que ninguém, nem mesmo o aplicativo, pode acessar ou ler as mensagens convertidas.
-
Por que a transcrição de áudios é útil?
O novo recurso oferece diversas vantagens, como economizar tempo em mensagens longas e garantir acesso ao conteúdo mesmo em situações onde o áudio não pode ser reproduzido. Além disso, é uma solução prática para quem prefere ler informações em vez de ouvi-las, ou para aqueles que enfrentam dificuldades de audição.
Outro benefício é a praticidade em situações profissionais. Usuários poderão revisar o conteúdo de reuniões ou mensagens importantes sem precisar ouvir novamente cada gravação. Também é uma forma de acessar informações de maneira discreta, em locais públicos ou em reuniões.
-
REGIONAIS4 dias atrás
Corpo de jovem é encontrado às margens da rodovia em Rancho Alegre D’Oeste
-
REGIONAIS4 dias atrás
Prefeitos Akio Abe, Cássio Zanuto e Volpato recebem Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná
-
REGIONAIS4 dias atrás
Preso escapa da delegacia de Engenheiro Beltrão e foge com viatura e armas
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ4 dias atrás
Nota Paraná: moradora de Cascavel leva prêmio de R$ 100 mil e curitibana ganha R$ 50 mil
-
REGIONAIS4 dias atrás
Alunos da Rede Municipal de ensino de Rancho Alegre do Oeste irão receber Kit Escolar Completo.
-
QUARTO CENTENÁRIO1 dia atrás
QUINTA VERMELHA do Supermercado Paschoal com descontos especiais. Confira!
-
QUARTO CENTENÁRIO1 dia atrás
Prefeitura de Quarto Centenário realizou entrega de títulos de regularização fundiária