NOTÍCIAS DO PARANÁ

Alexandre Curi destaca paz política inédita no Paraná

Publicados

em

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Estado, ultrapassa as fronteiras da mídia. Em entrevista à Band News, em São Paulo, o parlamentar voltou a destacar o desempenho e a pujança do Paraná no governo Ratinho Junior.

“O Paraná é hoje a quarta maior economia do país, com o maior crescimento industrial do Brasil — o dobro da média nacional. Temos pleno emprego e somos líderes na produção de alimentos. Há recursos para execução de políticas públicas. É um momento extraordinário”, destacou Curi.

Após a entrevista, onde Alexandre Curi atribuiu o bom desempenho à harmonia entre os Poderes, destacando a condução do governador Ratinho Junior, reafirmou que “há uma paz política inédita. Executivo, Legislativo, Judiciário, prefeitos e setor privado sentam na mesma mesa e colocam os interesses do Paraná em primeiro lugar. Onde há harmonia, há prosperidade”.

Ao deixar os estúdios da Bandeirantes, na capital paulista, Alexandre Curi acabou encontrando o comentarista esportivo Neto onde trocaram algumas palavras sobre futebol. “O Athletico vai ganhar o Atletiba (jogo de domingo) e entrará no G4 da Série B e estará na série A do Campeonato Brasileiro”, disse. Em resposta, o comentarista apenas fez um “joinha”, sem magoar o deputado.

Leia Também:  Paraná tem 8,1 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2020

FONTE PARANÁ PORTAL / Por Pedro Ribeiro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Secretaria de Saúde confirma óbito causado por intoxicação por metanol em Foz

Publicados

em

Por

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira (20) o primeiro óbito por intoxicação de metanol após consumo de bebida alcoólica. Trata-se de um homem de 55 anos, residente de Foz do Iguaçu. Ele deu entrada em uma UPA da cidade na terça-feira (14), com quadro de dor abdominal e informou que havia feito ingesta de bebida alcoólica um dia antes. O paciente tinha doenças crônicas e comorbidades e evoluiu para óbito ainda na UPA. Foi realizada a coleta de material para exame laboratorial e o resultado deu positivo para metanol.

Considerando os critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, este caso é a primeira morte confirmada do Estado.

A Secretaria de Saúde do Paraná e o município de Foz do Iguaçu investigam mais uma morte de uma pessoa que pode ter relação com o primeiro óbito. Um homem de 47 anos que foi encontrado morto na sua residência.

Ao todo o Paraná já registrou 22 notificações, sendo 5 casos confirmados – um evoluiu a óbito, 14 descartados e dois casos suspeitos, um em Foz do Iguaçu e outro em Curitiba: uma mulher, de 49 anos, que está internada com quadro estável. Outros dois pacientes de Curitiba seguem internados, uma mulher de 41 anos, em estado grave, mas estável, e um homem de 60 anos, permanece estável e apresenta melhoras.

Um caso suspeito relatado no último boletim, um homem de 21 anos residente em Piraquara, foi descartado pela Secretaria. No fim de semana, um outro caso suspeito em Curitiba, também foi descartado.

Leia Também:  Governo do Paraná autoriza R$ 1,85 bilhão para mais de três mil ações nos municípios

ANTÍDOTO – O Paraná recebeu, na sexta-feira (17), 424 ampolas de etanol farmacêutico adquiridas pelo Governo do Estado, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O medicamento é utilizado como antídoto para os casos de intoxicação por metanol e está armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será enviado, nesta semana, para as quatro Macrorregionais de Saúde e para Curitiba juntamente com outras 180 ampolas que o Estado recebeu do Ministério da Saúde (MS).

A Sesa já descentralizou as 84 doses de fomepizol recebidas do Ministério da Saúde no último dia 10. Elas foram enviadas para as quatro Macrorregionais de Saúde e também para Curitiba.

Quatro pacientes do Paraná já receberam o antídoto. Cada paciente é avaliado individualmente, com base em critérios clínicos e laboratoriais, para definir a quantidade necessária de antídoto. Agora com um novo medicamento, a avaliação definirá qual antídoto o paciente receberá.

SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA – É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol. A substância não pode ser identificada pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida.

Os sinais costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.

Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.

Leia Também:  Casal e dois filhos morrem em acidente entre carro e caminhão no Paraná

Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.

ATENDIMENTO – A Sesa orienta que, em casos de sintomas, os pacientes devem procurar um serviço de saúde imediatamente. Todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol devem ser reportados e discutidos com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná, que orientarão sobre a conduta clínica e notificar imediatamente a Sesa por meio da Rede CIATox do Paraná.

CIATox Curitiba: 0800 041 0148

CIATox Londrina: (43) 3371-2244

CIATox Maringá: (44) 3011-9127

CIATox Cascavel: (45) 3321-5261

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Sesa orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:

– Compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços muito baixos.

– Verifique se o líquido está limpo e se o lacre da garrafa está intacto.

– Rótulos tortos, borrados ou com erros podem indicar falsificação.

– Confira se a embalagem tem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que garante a fiscalização da produção.

– Em bebidas destiladas, veja se há o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que indica que o produto passou pela inspeção oficial.

– Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores para garantir a origem das bebidas.

– Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente.

Agência Estadual de Notícias

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA