NOTÍCIAS DO PARANÁ
IAT reúne especialistas em workshop para discutir crise hídrica e segurança de barragens
Os participantes do Workshop sobre Crise Hídrica e Segurança de Barragens receberão certificado do Instituto Água e Terra (IAT). O evento acontece na sexta-feira (12), das 9h às 12h, e a inscrição pode ser feita ao longo da semana. Haverá transmissão ao vivo pelo YoulTube do Portal Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) aberta a toda comunidade. A certificação será apenas para os inscritos.
O objetivo do workshop é apresentar as ações do Estado em relação à segurança das barragens, do licenciamento ambiental e sobre como a atual crise hídrica afeta a gestão destes empreendimentos. Participarão especialistas da área do IAT, da Agência Nacional das Águas (ANA), da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Sanepar, da Copel e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea/PR).
O IAT é responsável pela emissão de licenças e fiscalização de barragens. De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Everton Souza, o workshop será um momento importante para debater a segurança da sociedade e do meio ambiente.
“O IAT tem feito um esforço muito grande para outorgar as barragens do Paraná para usos múltiplos e depois realizar a fiscalização. O objetivo é que a lei de segurança de barragens, modificada no dia 30 de setembro de 2020, possa ser aplicada adequadamente”, explicou.

“O Paraná é um dos pioneiros do País na questão da outorga de licenciamento e fiscalização de barragens e o IAT tem uma capacidade muito grande em relação a esses empreendimentos”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes (foto). Além disso, Instituto, em conjunto com o Simepar, também atua na identificação e monitoramento de espelhos d’água, ou seja, de lagos artificiais para uso da água em produção agropecuária.
Estão sujeitas à fiscalização todas as barragens e reservatórios de acumulação não natural de água para quaisquer usos, independente da área de espelho d’água, altura ou idade de barramento da represa. Além disso, também são vistoriados os reservatórios para disposição final ou temporária de rejeitos e acumulação de resíduos industriais.
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Alexandre Curi lidera em dois dos três cenários em pesquisa para o Senado
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (Republicanos), comentou nesta terça-feira (7) o resultado da pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas para a disputa ao Senado Federal. O levantamento coloca o parlamentar na liderança em dois dos três cenários estimulados apresentados aos eleitores, com 30,2% e 31,2% das intenções de voto.
Ao comentar o resultado, Alexandre atribuiu os números ao trabalho realizado junto aos municípios e à gestão na Assembleia Legislativa. “Fico satisfeito em ver meu nome liderando 2 dos 3 cenários simulados. Creio que isso seja resultado do trabalho realizado junto aos municípios e na Assembleia Legislativa, que se tornou mais transparente, eficiente e próxima da população”.
Disputa segue aberta
Alexandre Curi ponderou, no entanto, que a disputa segue aberta e que o processo eleitoral ainda está no início. “Temos muito para avançar ainda. A eleição está distante, e acredito que, com o início da campanha e a apresentação de nossas propostas ao lado do governador Ratinho Junior e de Sandro Alex, esses resultados irão se consolidar”, afirmou.
Além de Alexandre Curi, pesquisa testou nomes como Alvaro Dias (MDB), Gleisi Hoffmann e Dr. Rosinha (PT), Filipe Barros (PL), Deltan Dallagnon (Novo), Coronel Hudson (PSD) e Cristina Graelm (PSD).
O levantamento foi contratado pelo diretório estadual do PL e realizado entre 03 e 06 de julho, com 1.500 entrevistas. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-01166/2026 e a margem de erro é de 2,6% e o grau de confiança é de 95%.
PARANA PORTAL Foto/Rogério Machado
-
REGIONAIS1 dia atrásMoreira Sales celebra 66 anos com show gratuito de Adson & Alana e Festa da Costela Recheada
-
REGIONAIS1 dia atrásCriança de 6 anos que morreu em acidente em Juranda foi atingida por caixas de som
-
QUARTO CENTENÁRIO1 dia atrásQuarto Centenário irá celebrar o Dia do Agricultor com programação especial
-
ESPORTES1 dia atrásCom invencibilidade recorde, Espanha vai à final da Copa após 16 anos
-
NOTÍCIAS DO BRASIL1 dia atrásSafra de grãos deve alcançar 360,1 milhões de toneladas, estima Conab
-
ESPORTES2 dias atrásBoschilia decide e Operário vence a quarta seguida na Série B


