NOTÍCIAS DO PARANÁ

Mulher é encontrada morta a facadas com requintes de crueldade no Paraná

Publicados

em

ma mulher de aproximadamente 25 anos foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (21), no Bairro Fornari, em Vitorino, no sudoeste do Paraná.

A vítima identificada como Andressa Peres Oliveira, portadora de necessidades especiais foi encontrada em uma mata e apresentava ferimentos no pescoço provocados por faca com requintes de crueldade.

A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Criminalística para os procedimentos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

A Polícia Militar com o apoio do Serviço de Inteligência prendeu dois suspeitos que saíram com a mulher na noite de domingo. A motivação teria sido um desentendimento amoroso no passado. A Polícia Civil está investigando o caso.

 

(PP News).

Leia Também:  Dois homens morrem após confronto com a PM em praça de pedágio no Paraná
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Sistema FAEP comemora aprovação de renegociação de dívidas rurais no Senado

Publicados

em

Por

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei (PL) 5.122/23, que permite a renegociação de dívidas rurais por meio de financiamento com recursos do Fundo Social do Pré-Sal. A proposta havia recebido sinal positivo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa em 27 de maio e volta, agora, para apreciação da Câmara dos Deputados. O Sistema FAEP defende a aprovação do PL desde o início da tramitação, evidenciando como múltiplos fatores estruturais têm representado desafios para que o produtor rural quite suas dívidas e mantenha suas atividades.

“O cenário é preocupante tanto no Paraná quanto em nível nacional. Em janeiro, o Brasil somava R$ 153,6 milhões em saldos problemáticos nos empréstimos rurais. No Paraná, o endividamento rural chegou a R$ 10,8 bilhões, no mesmo mês, em empréstimos com instituições financeiras que operam crédito rural”, pontua o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “O PL é uma luz no fim do túnel, trará fôlego e condições para a continuidade da produção de alimento. Por isso, precisa avançar”, afirma.

Leia Também:  Gaeco cumpre oito mandados no norte do Paraná em investigação de rachadinha
Ágide Eduardo Meneguette agro paraná
Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR

Caso sancionada, a linha especial de financiamento vai possibilitar a quitação e o alongamento de débitos de produtores rurais que tenham sofrido perdas devido a eventos climáticos adversos ou a impactos econômicos decorrentes de conflitos geopolíticos (como a guerra no Irã). Poderão se beneficiar desse crédito os produtores endividados que tenham firmado, até 31 de dezembro de 2025, operações de crédito rural, empréstimos para liquidação de dívidas rurais ou Cédulas de Produto Rural (CPRs).

O PL prevê juros subsidiados de acordo com o porte do produtor: 3,5% ao ano para beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), 5,5% para produtores do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e 7,5% para os demais produtores rurais.

A proposta estabelece um prazo de pagamento de até 10 anos, com três anos de carência. Devem ser contemplados produtores que se enquadrem em critérios como perdas comprovadas em duas ou mais safras (de 2019 a 2025), com redução de pelo menos 30% da renda bruta esperada; que produzam em municípios com histórico de situação de emergência ou calamidade pública; entre outros requisitos.

Leia Também:  Paraná supera a marca de 3 milhões de pessoas com empregos formais

Durante todo o percurso legislativo do PL, o Sistema FAEP uniu forças com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para sensibilizar a Câmara e o Senado. A atuação focou em detalhar o momento delicado do agro e em apresentar alternativas viáveis para que a classe produtora pudesse sanar suas pendências bancárias.

 

PAARANA PORTAL

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA