NOTÍCIAS DO PARANÁ
Paraná permite volta às aulas nas escolas particulares e diminui restrições a igrejas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou três novas resoluções sobre cirurgias eletivas, aulas presenciais e funcionamento de igrejas e templos religiosos.
As cirurgias eletivas estão autorizadas novamente, desde que não demandem internação em UTI no pós-operatório.
As aulas presenciais podem voltar, independentemente da quantidade de alunos em sala. Anteriormente, o limite era de 30%, mas como cada escola conta com um espaço, a Sesa deixa a cargo de cada escola a quantidade de alunos em sala. Devem ser mantidas as estratégias para organização do fluxo de entrada e saída e distância mínima de um metro e meio entre as pessoas.
As aulas nas escolas particulares foram autorizadas no dia 5, mas as aulas das escolas públicas estaduais seguiram de maneira remota.
GOVERNO DO PARANÁ DIMINUI RESTRIÇÕES PARA IGREJAS
A Secretaria de Estado da Saúde também aumentou a capacidade de público presencial em igrejas e templos religiosos de 25% para 35%. A medida consta na Resolução 440/2021, publicada nesta sexta-feira (30).
Os espaços destinados à celebração de cultos religiosos devem respeitar o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, uso de álcool gel e recomendar aos frequentadores as medidas preventivas de higienização das mãos e uso de máscaras.
Além disso, os elementos de ritos religiosos, como hóstias, por exemplo, devem ser entregues na mão do fiel – e não na boca.
É indicado que bancos e cadeiras sejam de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local. Em lugares que os bancos são coletivos, os mesmos devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o afastamento mínimo umas das outras.
Deve ser realizado o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas nas igrejas e templos, e na hipótese de formação de filas, deve haver demarcação para manter o distanciamento mínimo entre os participantes.
O documento mantém a orientação para que os líderes religiosos priorizem as cerimônias virtuais. Além disso, o documento recomenda que idosos com mais de 60 anos e pessoas do grupo de risco, como hipertensos, diabéticos, gestantes, entre outros, permaneçam em casa e acompanhem as celebrações por meios de comunicação como rádio, televisão e internet.
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Alexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
O deputado estadual Alexandre Curi (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (25) que sua pré-candidatura ao Senado está baseada na defesa dos interesses do Paraná em Brasília, na busca por mais investimentos federais e na aproximação permanente com prefeitos, lideranças regionais e a população. Ele também falou sobre a proposição de soluções para o desenvolvimento do País.
Durante entrevista à Rádio Educadora FM, de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, Alexandre Curi reforçou o compromisso de fortalecer a representação paranaense no Senado Federal. “Quem conhece a minha vida pública sabe que sou um político presente e resolutivo. Em Brasília, quero ser a voz dos prefeitos e das pessoas”, afirmou. “Não existe desenvolvimento sem diálogo, articulação e presença política”.
Segundo Curi, o Paraná precisa voltar a ter protagonismo em Brasília, com representantes que conheçam as diferentes regiões do Estado e estejam conectados às demandas dos municípios. “O senador precisa estar próximo dos prefeitos, das cooperativas, do setor produtivo e das pessoas”, destacou. Entre as prioridades defendidas por ele estão investimentos em infraestrutura rodoviária e ferroviária, fortalecimento da saúde e apoio ao agronegócio paranaense.
Novo Pacto Federativo
Alexandre Curi também defendeu um novo Pacto Federativo, com mais autonomia para estados e municípios e uma distribuição mais equilibrada dos recursos públicos. “O desenvolvimento acontece nas cidades. É nos municípios que as pessoas vivem, trabalham e precisam de políticas públicas eficientes”, observou. “Quem sabe o que uma cidade precisa é quem vive nela”.
Polarização – Ao comentar o cenário nacional, o deputado criticou a polarização política e afirmou que o País precisa retomar o debate sobre temas estruturantes. “O Brasil precisava discutir segurança pública, infraestrutura, competitividade e crescimento econômico. Também precisamos de uma regulamentação equilibrada da reforma tributária, que não prejudique o agronegócio, o setor produtivo e as cooperativas do Paraná”, disse.
Para Alexandre Curi, a disputa ideológica tem afastado o foco das questões mais importantes para a população. “Infelizmente, o que vemos hoje é uma polarização permanente, em que um lado tenta destruir o outro, enquanto temas essenciais para o desenvolvimento nacional deixam de ser prioridade”, afirmou.
Ele concluiu defendendo mais estabilidade institucional e planejamento de longo prazo. “Quem empreende, trabalha e gera empregos quer segurança jurídica, previsibilidade e políticas públicas eficientes. O Brasil precisa voltar a pensar no futuro e planejar o desenvolvimento das próximas décadas”, concluiu.
PARANÁ PORTAL – Foto/Rogério Machado
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásParaná reduz número de homicídios em 26,4% na última década, aponta Atlas da Violência
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásAlexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
-
NOTÍCIAS DO BRASIL3 dias atrásCanetas para emagrecer mudam carrinho de compras e aceleram corrida da indústria por alimentos saudáveis
-
REGIONAIS3 dias atrásCRUZEIRO DO OESTE – Câmara aceita denuncia e prefeito da região pode ser cassado
-
REGIONAIS3 dias atrásUBIRATÃ – Jovem de 18 anos morre em confronto com a PM
-
ESPORTES3 dias atrásCoritiba vira contra o Bahia no Couto Pereira e entra na briga pelo G6
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásMunicípio de Quarto Centenário realizou vacinação contra a raiva em cães e gatos


