NOTÍCIAS DO PARANÁ

Concurso para a Polícia Militar tem nova data definida

Publicados

em

A Prova de Conhecimentos do concurso para contratação de 2,4 mil policiais e bombeiros militares está prevista para 28 de março de 2021. Depois de adiada por causa da pandemia, a nova data foi estabelecida após tratativas junto à Secretaria de Estado da Saúde. O novo edital está disponível no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná a partir das 19 horas desta quinta-feira (29).

O documento alerta que, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico da Covid-19, a data poderá ser alterada novamente. Os demais atos do concurso serão divulgados posteriormente.
O Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e o Comando da Polícia Militar estão unindo esforços para dar continuidade ao concurso público. Segundo dados da UNiversidade Federal do Paraná, houve 137.377 inscrições para a vaga de soldado e 18.324 para bombeiro militar.

VAGAS – São ofertadas 2 mil vagas para policial militar e 400 vagas para bombeiro militar. O concurso é composto pela Prova de Conhecimentos, Exame de Capacidade Física (ECAFI); Exame de Sanidade Física (ESAFI); Avaliação Psicológica (AP) e Investigação Social (IS).

Leia Também:  Vereador Jhonny do Ennio foi campeão da  Copa Noroeste Sportbay Velocross  2023, categoria Iniciantes Especial Força Livre

Após a aprovação em todas as etapas previstas em edital, o candidato participa de Curso de Formação de Praças (CFP), que contempla matérias ligadas à Deontologia Policial Militar; Legislação Especial e Institucional; Metodologia Científica; Noções de Direito Constitucional e Civil; Polícia Comunitária; Defesa Pessoal; e Direitos Humanos, entre outros.

Nesse período, o soldado de segunda classe recebe uma bolsa-auxílio de R$ 1.933,63. Com a formação, o aluno será promovido a soldado de primeira classe e passa a receber salário inicial de R$ 4.263,67.
AEN

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Prova Paraná: exame é aplicado em escolas públicas do Estado nesta semana

Publicados

em

Por

A Prova Paraná 2024 começa a ser aplicada nesta segunda-feira (22) na rede estadual de ensino. Aplicado a cada três meses, o exame tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes de cada série, e aprimorar estratégicas pedagógicas.

De acordo com a Seed (Secretaria Estadual da Educação), mais de 930 mil estudantes da rede pública estadual realizam a Prova Paraná, até quinta-feira (25). A avaliação será aplicada em 397 municípios, de acordo com os níveis escolares e cobrindo os ensinos Fundamental, a partir do 5° ano, e Médio, e ainda à alunos do 5º ano de escolas das redes municipais que aderiram ao programa.

Ainda de acordo com a pasta, alunos do 8º e 9º anos do Fundamental farão a avaliação também de forma digital, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, em uma segunda etapa, até 3 de maio.

Uma novidade desde ano é que a Prova Paraná Prova também será disponibilizada em formato adaptado, para os estudantes da Educação Especial. As provas terão versões ampliadas, superampliadas, TXT, Libras, Braille e coloridas.

Leia Também:  Estado ajuda na entrega de 12,3 mil cestas a comunidades indígenas

Sobre a Prova Paraná

A Prova Paraná é um instrumento de avaliação com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas na rede estadual de ensino, bem como as habilidades dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação foi instituída na educação do Paraná em 2019, com três edições que avaliaram conhecimentos referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Depois, os conteúdos foram ampliados gradativamente.

De acordo com a Secretaria da Educação, as provas são corrigidas por meio de um aplicativo, reduzindo o trabalho manual. A iniciativa gera relatórios para professores, gestores, escolas e secretarias municipais.

“Esse app, utilizado também nas correções das provas aplicadas aos alunos da rede estadual, resultam em uma fonte de pesquisa e dados para aperfeiçoamento da prática pedagógica dentro dos mais diversos contextos educacionais”, explica a Seed.

 

FONTE PARANÁ PORTAL  Foto: Felipe Barboza/Seed

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA