ENTRETENIMENTO
A Caminho da Lua: Netflix quer te emocionar com nova animação; veja trailer
A Caminho da Lua: Netflix quer te emocionar com nova animação; veja trailer
“A Caminho da Lua”, animação que a Netflix vai lançar no segundo semestre, quer levar você para o espaço —e para uma viagem emocionante, a julgar pelo primeiro trailer do filme, que acabou de sair, e pela prévia exclusiva que o UOL teve com os criadores do filme.
A animação acompanha a história de Fei Fei, uma garota que constrói um foguete para ir até ao espaço e provar a existência de uma Deusa da Lua. Ela acaba encarando uma aventura inesperada e cheia de criaturas fantásticas.

Fei Fei encontra um mundo mágico na animação ‘A Caminho da Lua’, da Netflix
A direção é de Glen Keane, animador de filmes como “A Bela e a Fera” e “A Pequena Sereia”, e as vozes tem no elenco nomes como Sandra Oh e John Cho, além de Cathy Ang, que dubla a protagonista.
Carta de amor
A história real por trás do filme é de emocionar: a ideia das produtoras Peilin Chou e Gennie Rim ganhou forma nas mãos da roteirista Audrey Wells, que enfrentava uma doença terminal e quis deixar o filme como uma “carta de amor” para seu marido e sua filha.
“Só fomos descobrir depois de um ano trabalhando com ela, quando ela contou que estava doente e não tinha muito tempo”, contou Chou, em uma conversa com o UOL e outros veículos.
Ela queria realmente deixar esse filme para falar sobre o que acontece quando as pessoas se vão, esse amor que dura para sempre. Era muito importante para ela que essa mensagem pudesse ficar com seu marido e sua filha para sempre.
Wells conseguiu assistir à primeira versão do filme. “Ela amou e ficou muito feliz”, lembrou Chou.
Diretor veterano
Para a direção, Rim e Chou foram atrás de Glen Keane, que além de sua experiência de décadas em animações da Disney, é, também, um vencedor do Oscar: ele foi premiado em 2018 pelo curta “Dear Basketball”, feito em parceria com Kobe Bryant.
Keane disse que embarcou logo na história de Fei Fei.
Eu amo personagens que acreditam que o impossível é possível. Gosto disso na minha própria vida e me identifico com esses personagens que veem além do problema. É inspirador.
O diretor até fez uma comparação entre Ariel e Fei Fei: “Nada pode parar um personagem que tem um objetivo. Ariel, que quer viver fora do oceano, tem o mesmo brilho de Fei Fei. Uma garota de 12 anos construir um foguete é uma loucura, mas nada vai parar ela. Eu senti que precisava fazer esse filme”.
ENTRETENIMENTO
WhatsApp libera transcrição de áudios para textos; veja como usar
O WhatsApp começou a disponibilizar, desde o último dia , 21, um recurso que permite transformar mensagens de áudio em texto. A novidade promete facilitar a vida dos usuários, especialmente em situações em que ouvir uma mensagem não é prático, como em ambientes barulhentos ou ao lidar com gravações muito longas.
O objetivo da funcionalidade é oferecer uma alternativa para acessar o conteúdo das mensagens de voz de maneira rápida e eficiente. Agora, será possível ler o que foi dito em uma gravação, sem precisar reproduzi-la. De acordo com o WhatsApp, o recurso estará disponível para todos nas próximas semanas e será liberado inicialmente em idiomas selecionados, com expansão para outras línguas nos próximos meses.
Como ativar a transcrição de áudios no WhatsApp
O recurso de transcrição precisa ser ativado manualmente nas configurações do aplicativo. Confira o passo a passo:
- Acesse as Configurações do WhatsApp;
- Clique na opção Conversas;
- Selecione Transcrição de mensagens de voz e ative a funcionalidade;
- Escolha o idioma de sua preferência para a transcrição;
- Após configurar, basta pressionar o áudio que deseja transcrever e selecionar a opção Transcrever. O texto será exibido na tela, permitindo que o conteúdo seja lido rapidamente;
As transcrições geradas pelo WhatsApp são armazenadas apenas no celular do usuário e protegidas por criptografia de ponta a ponta. Isso significa que ninguém, nem mesmo o aplicativo, pode acessar ou ler as mensagens convertidas.
-
Por que a transcrição de áudios é útil?
O novo recurso oferece diversas vantagens, como economizar tempo em mensagens longas e garantir acesso ao conteúdo mesmo em situações onde o áudio não pode ser reproduzido. Além disso, é uma solução prática para quem prefere ler informações em vez de ouvi-las, ou para aqueles que enfrentam dificuldades de audição.
Outro benefício é a praticidade em situações profissionais. Usuários poderão revisar o conteúdo de reuniões ou mensagens importantes sem precisar ouvir novamente cada gravação. Também é uma forma de acessar informações de maneira discreta, em locais públicos ou em reuniões.
-
REGIONAIS20 horas atrásMunicípio de Goioerê será beneficiado com um investimento de R$ 3 milhões voltados à execução de obras de recape asfáltico
-
QUARTO CENTENÁRIO20 horas atrásMAIS DE 4.9 MILHÕES – Município de Quarto Centenário conquista importante investimento para a Educação
-
REGIONAIS5 dias atrásSicredi participa da Expo Assis e reforça a sua conexão com o município
-
QUARTO CENTENÁRIO20 horas atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta segunda-feira (20/10)
-
QUARTO CENTENÁRIO7 dias atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta segunda-feira (13/10)
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ5 dias atrásPedágio: Lote 5 prevê duplicação completa da BR-369 entre Cascavel e Mamborê
-
REGIONAIS20 horas atrásGoioerê: bandidos roubam Amarok e conseguem escapar após perseguição policial
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ20 horas atrásSecretaria de Saúde confirma óbito causado por intoxicação por metanol em Foz

