ESPORTES

Athletico – Pr está de volta à Série A!

Publicados

em

Aos trancos e barrancos, o Athletico alcançou o seu principal objetivo na temporada e em 2026 estará de volta à elite do Brasileirão. O acesso foi consolidado após a vitória por 1×0 sobre o América-MG, neste domingo (23), na Arena da Baixada, mas a volta por cima é fruto de um segundo turno quase impecável.

Em 18 jogos, o Furacão somou 11 vitórias, quatro empates e três derrotas. Uma arrancada que tirou a equipe da metade debaixo da tabela rumo ao G4, conquistando a vaga com uma rodada de antecedência e ainda viva na luta pelo título, que seria a cereja do bolo, em meio a uma temporada cheia de oscilação. A volta à Série A poderia ter vindo até antes, se não fossem os momentos em que o Rubro-Negro parecia não entender o que vinha acontecendo, especialmente ao final do primeiro turno e começo da segunda metade, quando ficou sete jogos sem vencer, sendo seis saindo na frente e tomando o empate ou a derrota em seguida.

Athletico demorou a entender a Série B Tudo isso reflexo dos problemas internos do Athletico e sua administração, que demoraram para entender a nova realidade em 2025. O trauma do inesperado rebaixamento ano passado fez o clube passar por uma verdadeira reformulação. Poucos foram os remanescentes no elenco, que foi ao mercado quase recomeçar do zero, buscando jogadores com outro perfil e tendo em Maurício Barbieri a figura para comandar essa reestruturação. Só que quase ninguém se encaixou. Desde o Campeonato Paranaense o Furacão não conseguia mostrar uma evolução. Tanto que foi eliminado da semifinal sendo atropelado pelo Maringá. As primeiras rodadas da Série B não eram convincentes, mas o Rubro-Negro conseguia os resultados.

Leia Também:  Paraná Clube retorna aos treinamentos e foca na estreia do Campeonato Paranaense

Até que nem isso veio mais e aí coube à diretoria mais uma reformulação. Primeiro saiu Barbieri e entrou Odair Hellmann. A simples troca no comando técnico não surtiu efeito.

O Athletico seguia limitado, sem criatividade e, em muitos momentos, não aparentava vontade. Foi quando a temporada parecia já não ter salvação que o Furacão acordou e aí mexeu no elenco, com uma legião de estrangeiros que deram outra cara e postura ao time e aí veio a reação, quase que tardia. Lições para 2026 Em meio a esse percurso de terra arrasada ao acesso consolidado, o Athletico passou por muitas crises ao longo de 2025. Protestos da torcida, conselheiros saindo em defesa do presidente Mario Celso Petraglia e muita pressão. Não foram poucas as vezes em que se cobrou mais uma troca no comando, com a saída de Odair.

Mas o Furacão bancou. Em nenhum momento cogitou a substituição. O treinador teve todo o respaldo e paciência para agir. Com os reforços e alguns encaixes, o Rubro-Negro deixou para trás as desconfianças, as críticas e os traumas. Mas para 2024 e 2025 ficarem apenas com um ‘período sem saudades’ terá que fazer de 2026 diferente, com planejamento, estruturação e não menosprezar o que vem pela frente. O salto alto no início da segunda divisão quase custou caro. Agora, é preciso sentar e rever os erros para ter uma temporada muito mais segura. Mas isso é para um segundo plano. No momento, o que o torcedor atleticano quer é apenas comemorar a volta e não retornar tão cedo a sentir o sabor da Série B.

Leia Também:  Com Dudu titular, Palmeiras vence Atlético-GO e retoma liderança isolada do Brasileiro

FONTE BANDA B Foto: Geraldo Bubniak/AGB

 

Propaganda

ESPORTES

Vasco goleia o Coritiba por 5 a 0 e aplica dura derrota ao Coxa no Brasileirão

Publicados

em

Por

O Coritiba teve uma noite complicada neste sábado (19), em São Januário. Pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coxa perdeu por 5 a 0 para o Vasco, no Rio de Janeiro. O resultado manteve o time paranaense com 38 pontos, enquanto o Vasco chegou aos 31 e terminou a partida na 16ª colocação, fora da zona de rebaixamento naquele momento.

O Vasco começou a partida tomando a iniciativa e abriu o placar aos 24 minutos. Facundo Colidio apareceu para finalizar uma jogada trabalhada pelo ataque carioca e colocar os donos da casa na frente. O Coritiba encontrou dificuldades para criar oportunidades e viu o adversário controlar boa parte das ações no primeiro tempo.

A vantagem aumentou pouco antes do intervalo. Aos 44 minutos, Bruno Duarte aproveitou o rebote do goleiro Pedro Morisco e marcou o segundo gol vascaíno. O Coxa foi para o intervalo precisando mudar bastante a postura para tentar voltar ao jogo.

Na segunda etapa, porém, o Vasco continuou pressionando. Aos 56 minutos, Alan Lescano sofreu o pênalti e também ficou responsável pela cobrança. Ele bateu e fez o terceiro. Poucos minutos depois, aos 63, Andrés Gómez recebeu dentro da área, cortou para o meio e acertou uma finalização colocada para ampliar ainda mais a vantagem.

Leia Também:  Com dois a mais, São Paulo vence Majestoso e mantém o Corinthians no Z4 do Brasileirão

O quinto gol saiu aos 73 minutos. Ramon Rique, que havia acabado de entrar, aproveitou a jogada ofensiva e mandou a bola para as redes. O Vasco ainda teve outras oportunidades durante a partida, enquanto o goleiro Pedro Morisco fez seis defesas pelo Coritiba. Segundo os dados da partida, o time carioca terminou com 32 finalizações e 65% de posse de bola, contra quatro chutes do Coxa.

Com a derrota, o Coritiba chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vitória e permaneceu com 38 pontos. O Vasco, por sua vez, conquistou a segunda vitória seguida no Brasileirão e deixou provisoriamente a zona de rebaixamento. A permanência fora do Z-4 ainda dependia do resultado entre Grêmio e Palmeiras.

Agora, o Brasileirão terá uma pausa por causa da Data Fifa. O Vasco volta a jogar no dia 7 de outubro, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. O Coritiba terá pela frente o Fluminense, no dia 8 de outubro, no Maracanã.

 

FONTE PARANA PORTAL

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA