ESPORTES

Em jogaço, Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e conquista o bi da Supercopa

Publicados

em

Flamengo venceu o Palmeiras nos pênaltis, na tarde deste domingo (11) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e se sagrou bicampeão da Supercopa do Brasil. O título da competição, que reúne os vencedores do Brasileiro e da Copa do Brasil, foi decidido com muita emoção nas cobranças alternadas, após as equipes empatarem em 2 a 2 no tempo normal.

Diego Alves fez jus à fama de pegador de pênaltis e agarrou três cobranças, e Rodrigo Caio anotou o gol do título rubro negro (6 a 5).

Os gols no tempo normal foram anotados por Raphael Veiga (2) para o Palmeiras, e Gabigol e Arrascaeta para o Flamengo.

 

Diego-Alves-Flamengo-Supercopa
Diego Alves brilhou nas cobranças de pênalti. Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O Flamengo já havia conquistado o título da Supercopa no ano passado – vitória sobre o Athletico por 3 a 0.

Além da taça, a equipe carioca embolsa R$ 5 milhões de premiação, enquanto o Alviverde irá levar R$ 2 milhões pelo vice-campeonato.

Esse foi o primeiro título do Flamengo na atual temporada. O Rubro Negro volta a campo na quarta-feira (14), às 22h, no clássico contra o Vasco, no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca.

O próximo compromisso do Palmeiras será o clássico Choque Rei, de ampla rivalidade contra o São Paulo, válido pela 5ª rodada do Campeonato Paulista. A partida está marcada para as 22h da próxima sexta-feira (16), no Allianz Park, em São Paulo.

PRIMEIRO TEMPO ANIMADO E EM ALTA ROTAÇÃO NO MANÉ GARRINCHA

Credenciado a disputar a Supercopa pelo título da Copa do Brasil, o Palmeiras iniciou a partida na pressão e abriu o placar logo no primeiro minuto. Após falha na saída de jogo do goleiro Diego Alves, Felipe Melo interceptou de cabeça e encontrou Raphael Veiga na entrada da grande área. Com oportunismo, o meia limpou a marcação e fez um belo gol: 1 a 0.

Já em desvantagem no marcador, o campeão brasileiro Flamengo conseguiu se encaixar e rapidamente equilibrou as ações, mas as investidas ofensivas com Gabriel e Bruno Henrique esbarravam na forte marcação forte do time paulista.

Leia Também:  Líderes no Brasileirão, Athletico e Flamengo empatam nos acréscimos

Com maior posse de bola, o Rubro Negro cresceu no jogo e ficou mais agudo a partir dos 18 minutos. Em chute de média distância, Diego obrigou Weverton a se esticar. Aos 22 minutos, Bruno Henrique recebeu na direita e limpou a marcação com um toque de calcanhar para Arrascaeta, mas o meia uruguaio, em boas condições de arremate, chutou sobre o gol.

O empate do Flamengo viria aos 22 minutos – com Gabriel. Em grande jogada individual, Filipe Luís deixa o zagueiro Gustavo Gómez na saudade e carimba a trave. No rebote, o camisa 9 só teve o trabalho de escorar para as redes: 1 a 1.

Por muito pouco o Palmeiras não voltou a ficar em vantagem aos 28 minutos, em finalização de Breno Lopes, mas Diego evita o gol quase em cima da linha.

Pilhado com a arbitragem no banco de reservas, o técnico palmeirense Abel Ferreira foi advertido pelo árbitro Leandro Vuaden e levou o cartão amarelo, mas seguiu reclamando e acabou expulso.

Aos 40 minutos, Leandro Vuaden assinalou pênalti de Isla sobre Wesley. O assistente de vídeo (VAR) revisou o lance e indicou que a infração havia acontecido fora da área – Vuaden, então, voltou atrás na marcação e deu falta no lance. Na cobrança, Raphael Veiga buscou o ângulo esquerdo de Diego Alves, mas o goleiro flamenguista fez grande intervenção.

O jogo seguiu animados até os acréscimos, com o Flamengo virando o placar aos 48 minutos. Arrascaeta recebeu pela esquerda, buscou o espaço e, de fora da área, finalizou no contrapé de Weverton: 2 a 1.

PALMEIRAS CRESCE, ENCURRALA FLAMENGO E EMPATA NO SEGUNDO TEMPO

Buscando maior qualidade e movimentação na saída de jogo, o Palmeiras promoveu no intervalo as entradas dos jovens Gabriel Menino e Danilo. A equipe chegou com perigo logo no primeiro minuto da etapa final, em arremate de longa distância de Wesley.

O Flamengo, por sua vez, recuou suas linhas e perdeu intensidade, buscando o contra-ataque.

Leia Também:  Nos pênaltis, Athletico elimina o Londrina e avança para o Athletiba

O Alviverde voltou a assustar na bola aérea, com Gustavo Gómez, após cobrança de escanteio de Rony e com Gabriel Veron, logo em sua primeira participação, mas que errou o alvo.

O empate do Palmeiras veio aos 28 minutos. Rony foi lançado na área e puxado por Rodrigo Caio. Na cobrança de pênalti, Raphael Veiga chutou forte e não deu chances a Diego Alves: 2 a 2.

Jogando por uma bola, o Flamengo conseguiu seu esperado contra-ataque aos 39 minutos, com finalizações de Arrascaeta, travado na hora do chute, e Vitinho, que parou na trave.

Na reta final do jogo, o Rubro Negro ainda teve a chance de evitar a decisão do título nos pênaltis, com chute forte de Gabriel, mas Weverton defendeu em cima da linha.

GOLEIROS BRILHAM NAS COBRANÇAS DE PÊNALTI

O Palmeiras iniciou as cobranças alternadas com Raphael Veiga, enquanto o Flamengo abriu a série com Arrascaeta. Após confirmar a cobrança com Gustavo Gómez, o Alviverde ficou em vantagem depois que Filipe Luís jogou no travessão.

O Palmeiras manteve 100% de aproveitamento com Gustavo Scarpa e viu Weverton defender o pênalti de Matheuzinho. Diego Alves, fez jus à fama de pegador de pênaltis e defendeu a cobrança de Luan, colocando ainda mais emoção na série. Vitinho confirmou sua cobrança e Diego Alves se impôs diante do jovem Danilo.

Com frieza, Gabriel venceu o duelo com Weverton e empatou a série em 3 a 3. Viña e João Gomes confirmaram suas cobranças. Na cobrança de Gabriel Menino, Diego Alves defendeu seu terceiro pênalti, dando a chance a Pepê fechar a série, só que Weverton, campeão olímpico com a Seleção Brasileira, evitou o encerramento das alternadas.

Na sequência das alternadas, Gabriel Veron, Michael tiveram sucesso nas cobranças, e Diego Alves fez sua quarta intervenção no chute de Mayke. Sem tomar distância, Rodrigo Caio deslocou Weverton, encerrou a série em 6 a 5 e decretou o bicampeonato da Supercopa do Brasil ao Flamengo.

Propaganda

ESPORTES

Com Pedro decisivo, Flamengo bate Cruzeiro e vai às quartas da Libertadores

Publicados

em

Por

Nesta quarta-feira, o Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores e garantiu vaga nas quartas. Com assistências de Pedro, Arrascaeta e Samuel Lino anotaram os gols do triunfo, enquanto Lucas Romero marcou o do time celeste.

Situação do confronto

Com o resultado, o Flamengo segue vivo na Libertadores e agora espera pelo vencedor do jogo entre Tolima e Independiente del Valle para conhecer seu adversário nas quartas. Por sua vez, o Cruzeiro se despede da competição continental ainda nas oitavas de final.

Gols

⚽ Arrascaeta, aos 34’ do 1ºT (Flamengo)
⚽ Lucas Romero, aos 6’ do 2ºT (Cruzeiro)
⚽ Samuel Lino, aos 16’ do 2ºT (Flamengo)

Como foi o jogo

O Flamengo dominou o começo do jogo e empilhou oportunidades logo nos primeiros minutos. Primeiro, Léo Ortiz apareceu na área e, livre de marcação, cabeceou sem direção. Na sequência, Pedro recebeu dentro da área, mas a bola escapou no domínio e o camisa 9 finalizou desequilibrado, facilitando a defesa de Otávio.

Leia Também:  Bahia vence o Fluminense e adia permanência do Athletico na Série A

Após desperdiçar outras chances, o Rubro-Negro conseguiu finalmente abrir o placar no Maracnã. Após jogada pela esquerda do ataque, Arrascaeta tabela com Pedro na entrada da área e fica em condições de finalizar para acertar o ângulo de Otávio e colocar os mandantes em vantagem.

O gol de empate saiu logo aos seis minutos do segundo tempo, com Lucas Romero. O capitão recebeu na entrada da área com liberdade e chutou forte no canto de Rossi, que não conseguiu evitar o gol do time celeste.

Aos 16 minutos, Samuel Lino recolocou o Flamengo em vantagem no jogo. O atacante recebeu passe entrelinhas de Pedro, tirou William da jogada e, cara a cara com Otávio, finalizou para balançar as redes e colocar o time nas quartas da Copa Libertadores.

Escalações

🔴⚫ FLAMENGO

Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira, Ayrton Lucas (Varela); Pulgar, Jorginho, Arrascaeta (Paquetá); Plata (Carrascal), Samuel Lino, Pedro (Bruno Henrique).
Técnico: Leonardo Jardim.

🔵⚪ CRUZEIRO

Otávio; William (Fagner), Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Gabriel Rojas (Lucho); Lucas Romero, Gerson, Matheus Pereira; Wesley (João Costa), Arroyo, Kaio Jorge.
Técnico: Artur Jorge.

Leia Também:  Coritiba vence o Flamengo em casa e se livra do rebaixamento no Brasileirão

Arbitragem

Árbitro: Gustavo Tejera
Assistentes: Nicolás Tarán e Horacio Ferreiro
VAR: Andres Cunha

Próximo jogo

Cruzeiro x Flamengo – Campeonato Brasileiro, 24ª rodada.
Data e horário: 22 de agosto de 2026 (sábado), às 20h30.
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Foto: Adriano Fontes / CRF GAZETA ESPORTIVA

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA