ESPORTES
Flamengo ganha do Espérance na estreia e lidera grupo no Mundial
Com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, o Flamengo venceu na estreia pela Copa do Mundo de Clubes. Os rubro-negros fizeram 2 a 0 no Espérance na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field.
Com três pontos, o Flamengo assume a liderança do Grupo D do Mundial, já que levou menos cartões amarelos do que o Chelsea. O Espérance, por sua vez, segue zerado.
Pela próxima rodada, o Flamengo encara o Chelsea às 15h (de Brasília) desta sexta-feira, novamente na Filadélfia. Já o Espérance volta a campo para pegar o Los Angeles FC às 19h do mesmo dia, em Nashville.
O jogo
O Flamengo começou a partida pressionando o Espérance. Na primeira chegada com qualidade, os cariocas abriram o placar, aos 16 minutos. Após cruzamento, Luiz Araújo escorou para Arrascaeta completar.
Logo depois do gol, os flamenguistas quase conseguiram ampliar a vantagem. Gerson recebeu passe na área e chutou em cima do goleiro Ben Said.
Com o passar do tempo, o Flamengo diminuiu o ritmo. Mesmo assim, controlava o duelo e era pouco incomodado pelo Espérance. O panorama seguiu o mesmo nos minutos finais do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Flamengo voltou com uma postura mais ofensiva. Os cariocas quase marcaram o segundo logo aos sete minutos. Pedro recebeu passe na área, mas pegou mal na bola. Com isso, Ben Said conseguiu fazer a defesa.
Em busca do empate, o Espérance conseguiu chegar com consistência aos 17 minutos, em chute de Belaili. Em seguida, o mesmo meia finalizou para boa defesa de Rossi.
O Flamengo respondeu em grande estilo, aos 24 minutos do segundo tempo. Luiz Araújo recebeu passe na área e chutou colocado, sem chance para o goleiro adversário.
O novo gol deu tranquilidade aos brasileiros, que voltaram a controlar a partida. O Flamengo passou a administrar o resultado e saiu de campo com os três pontos na estreia pelo Mundial de Clubes.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 ESPÉRANCE
Local: Lincoln Financial Field, na Philadelphia (EUA)
Data: Segunda, 16 de junho de 2025
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Assistentes: Jan de Vries (HOL) e Hessel Steekstra (HOL)
Cartões amarelos: Bruno Henrique (Flamengo); Ben Ali, Guenichi, Tougai e Benaili (Espérance)
GOLS
FLAMENGO: Arrascaeta, aos 16min do primeiro tempo; Luiz Araújo, aos 24min do segundo tempo
FLAMENGO: Rossi: Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho (Allan), Gerson (Plata) e Arrascaeta (Michael); Luiz Araújo (Everton Cebolinha) e Pedro (Bruno Henrique)
Técnico: Filipe Luis
ESPÉRANCE: Ben Said; Ben Ali (Bouchniba), Tougai, Meriah e Ben Hamida; Ogbelu, Guenichi (Derbali), Benaili, Jebali (Mokwana) e Yan Sasse (Konaté); Rodrigo Rodrigues (Jabri)
Técnico: Maher Kanzari
FONTE GAZETA ESPORTIVA / (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)
ESPORTES
Athletico enfrenta a Ferroviária em jogo que pode definir acesso à Série A
O Athletico enfrenta a Ferroviária neste domingo (16), às 16h30, em Araraquara, em um jogo que pode definir o acesso do Furacão. Para isso, o Athletico precisa vencer.
O Athletico vem embalado nesta reta final de campeonato, com três vitórias consecutivas e quatro jogos sem levar gols, o que mostra uma evolução defensiva. A zaga athleticana é atualmente a quarta melhor do sistema defensivo do returno da Série B.
O Rubro-Negro também tem a melhor campanha do returno, com 34 pontos conquistados em 17 jogos, além de possuir o melhor ataque da competição ao lado da Chapecoense — ambos com 50 gols marcados.

A Ferroviária não fica muito atrás no setor ofensivo. O time paulista tem a sétima melhor campanha, com 41 gols marcados, destaque para o atacante Carlão, vice-artilheiro da competição com 13 gols, um a menos que o artilheiro Pedro Rocha.
O time de Araraquara ocupa a 17ª colocação, com 40 pontos, empatado com o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Precisa vencer as duas últimas partidas e torcer por um tropeço do Atletic para escapar da queda à Série C.
Defensivamente, porém, a Ferroviária vive momento complicado: é a quarta pior defesa da competição, com 48 gols sofridos. Outro ponto negativo é o desempenho como mandante. Em Araraquara, o time conquistou apenas 21 pontos — quatro vitórias e nove empates —, a terceira pior campanha como dono da casa.
Retrospecto do confronto
As equipes se enfrentaram três vezes: duas pelo Brasileirão, ambas terminando empatadas, e uma pela Série B deste ano, que também terminou em 1 a 1. Stiven Mendoza marcou para o Rubro-Negro, enquanto Juninho anotou de pênalti para a Ferroviária.
Como vem a Ferroviária
A Ferroviária demitiu o técnico Claudinei Oliveira após a derrota para o Atletic no último sábado. Com isso, quem assume a equipe nesta reta final é o auxiliar Daniel Azambuja.
Azambuja tem apenas um desfalque para o duelo contra o Athletico: o ponta Vitor Barreto cumpre suspensão automática e está fora. Em compensação, o lateral-esquerdo Zé Mário retorna após suspensão e deve ser opção.
A Ferroviária conta ainda com dois velhos conhecidos do Athletico:
– Ronaldo Alves, zagueiro de 36 anos, revelado no Rubro-Negro em 2009, quando atuou em cinco jogos antes de seguir para o Internacional;
– Tarick, volante revelado pelo Athletico, que atuou no Paranaense de 2014 com os aspirantes e está emprestado pela Ferroviária.
Provável escalação da Ferroviária:
Denis Júnior; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Maycon e Zé Mário; Ricardinho, Alencar e Netinho; Juninho, Carlão e Fábio Fau.
Técnico: Daniel Azambuja.
Como vem o Athletico
O técnico Odair Hellmann deve ter apenas uma dúvida para o confronto: Leozinho e Patrick disputam vaga no time titular. Além disso, o meia Dudu é dúvida — está em transição, mas ainda não treina com bola.
Provável Athletico:
Santos; Benavidez, Terans, Arthur Dias e Léo Derick; Felipinho, Patrick, Zapelli, Julimar, Mendoza e Viveros.
Técnico: Odair Hellmann.
Ingressos e curiosidades
O Athletico pode repetir um feito de 30 anos atrás: em 1995, conquistou o acesso antecipado, também duas rodadas antes do fim, ao vencer o Mogi Mirim por 1 a 0 no estádio Wilson de Barros, com gol de Paulo Rink. Na época, o formato era de quadrangular final.
O clube terá 27 ônibus rumo a Araraquara, financiados pelo próprio Athletico. O valor da caravana é de R$ 90, e serão disponibilizados 1.800 ingressos para os torcedores rubro-negros.
Já a Ferroviária informou que disponibilizará 7.650 ingressos para sua torcida. O grupo Nosso Athletico, organização independente representada pelo conselheiro Fernando Azevedo, negocia com a diretoria da Ferrinha a liberação de mais ingressos para a torcida rubro-negra.
Bernardo Bittencourt, especial Paraná Portal
Foto: Geraldo Bubniak/AGB
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ12 horas atrásEstado inicia pagamentos do auxílio de R$ 1 mil para moradores de Rio Bonito do Iguaçu
-
REGIONAIS11 horas atrásAmbulância do Samu de Goioerê tomba após colisão com SUV em Maringá
-
REGIONAIS12 horas atrásCAMPO MOURÃO – Homem com longa ficha criminal é morto a tiros
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ11 horas atrásApós tornado, 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu já receberam cobertura
-
QUARTO CENTENÁRIO6 dias atrásSucesso na 6ª Etapa da Copa Noroeste de Velocross em Quarto Centenário
-
ESPORTES11 horas atrásAthletico enfrenta a Ferroviária em jogo que pode definir acesso à Série A
-
REGIONAIS6 dias atrásPRF apreende quase 20 kg de cocaína que seria entregue em CM
-
QUARTO CENTENÁRIO7 dias atrásTerça e Quarta Verde com muitas ofertas e produtos fresquinhos no Supermercado Paschoal

