NOTÍCIAS DO BRASIL

Hora de economizar: setembro começa com energia elétrica mais cara

Publicados

em

O mês de setembro começou com a energia mais cara com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira tarifária vermelha no patamar 2 foi anunciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na última sexta-feira (30).

De acordo com a Aneel, o motivo do aumento no valor cobrado pela energia elétrica consumida pelo brasileiro é a previsão de chuvas abaixo da média durante este mês, o que deve deixar os reservatórios das hidrelétricas do país com afluência aproximadamente 50% abaixo da média.

A Agência Nacional de Energia Elétrica explica que a falta de chuvas, somada ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, que produzem uma energia com curso mais caro do que as hidrelétricas, passem a operar mais. Com mudança, os fatores responsáveis pela bandeira vermelha patamar 2 são o GSF (risco hidrológico) e o aumento do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), aponta a Aneel.

O acionamento da bandeira vermelha patamar 2 é o primeiro desde agosto de 2021. A partir de abril de 2022, a conta de luz foi sequência de bandeiras verdes, interrompida em julho deste ano por uma bandeira amarela, mas que em agosto voltou a ficar verde.

Leia Também:  Engenheiro agrônomo morre ao ser ejetado de veículo em acidente na região de Maringá

 

PARANA PORTAL  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Propaganda

NOTÍCIAS DO BRASIL

Votar nas eleições poderá valer como Prova de Vida para beneficiários do INSS

Publicados

em

Por

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que participarem das eleições de outubro poderão ter a Prova de Vida registrada automaticamente neste ano.

A medida prevê o cruzamento das informações da Justiça Eleitoral com os dados mantidos pelo INSS. Dessa forma, o comparecimento às urnas poderá ser utilizado como uma das formas de comprovação de que o beneficiário está vivo, sem a necessidade de realizar um procedimento específico para essa finalidade.

A Prova de Vida é uma verificação realizada pelo INSS para confirmar que o beneficiário continua vivo e, assim, garantir a continuidade do pagamento do benefício previdenciário ou assistencial.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a iniciativa busca facilitar o procedimento para aposentados e pensionistas. O ministro Wolney Queiroz explicou que os dados do comparecimento eleitoral são encaminhados ao INSS e podem ser utilizados no processo de comprovação.

Desde 2019, o comparecimento presencial deixou de ser a regra para a Prova de Vida. O próprio INSS passou a buscar, em diferentes bases de dados, informações que permitam confirmar a situação dos beneficiários.

Leia Também:  Junta Militar de Quarto Centenário informa que iniciou a inscrição para Alistamento Militar

Assim, para quem recebe benefício do INSS, a participação nas eleições deste ano poderá também contribuir para a atualização automática da Prova de Vida.

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA