NOTÍCIAS DO BRASIL

Imposto de Renda: Receita abre consulta ao terceiro lote de restituição

Publicados

em

Receita Federal abre, nesta segunda-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Serão contemplados 5,6 milhões de contribuintes, prioritários e não prioritários, com um valor de R$ 7,5 bilhões. A consulta estará disponível a partir das 10h – veja abaixo o passo a passo de como consultar.

Curitiba é a cidade do Estado com maior número de contribuintes restituídos no terceiro lote do IRPF 2023, (165.251) seguida por Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá.

O primeiro lote foi disponibilizado para mais de 4,1 milhões de contribuintes no dia 31 de maio, enquanto o segundo lote pagou um total de R$ 7,5 bilhões para cerca de 5,1 milhões de contribuintes no dia 30 de junho.

O terceiro dos cinco lotes de restituição vai contemplar contribuintes que têm algum tipo de prioridade, ou que utilizaram a Declaração Pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX, à exemplo dos anteriores.

Terceiro lote de restituição do IRPF 2023: como consultar

 

Leia Também:  Renegociação do Fies pode atender mais de 1 milhão de estudantes

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internetclicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo que possibilita consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO BRASIL

Sicredi entrega tratores a produtores de Parelheiros e impulsiona a agricultura paulistana

Publicados

em

Por

Em um gesto que simboliza o fortalecimento da agricultura familiar e o compromisso com o desenvolvimento regional, o Sicredi entregou, nesta terça-feira (30), dois tratores a produtores rurais de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. A ação, viabilizada por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), concretiza a parceria entre a cooperativa e os agricultores locais.
O evento, realizado na Teia, contou com a presença de lideranças do setor público e do cooperativismo, como Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP; o secretário municipal Rodrigo Goulart; o subprefeito Marco Antônio Furchi; Roberta Tena, gerente da ADE Sampa; Luciano Santos, presidente da Associação de Produtores Rurais de Parelheiros e Região (Aprupar); Fernando Colombo, assessor de Relações Institucionais do Sistema Ocesp; além de colaboradores da cooperativa e representantes da comunidade.
Durante a cerimônia, Jaime Basso destacou o papel transformador do cooperativismo. “O Sicredi está aqui como braço financeiro da região, oferecendo acesso facilitado a serviços, tecnologia de ponta e, acima de tudo, atendimento humanizado. Nosso compromisso é entender as necessidades dos associados e oferecer soluções que realmente façam a diferença. Um mundo melhor começa com a valorização do lugar onde vivemos.”
A entrega representa um avanço significativo para os produtores Joaquim Santos e Marcos Teles, que agora contam com equipamentos modernos para ampliar suas atividades. Joaquim, que cultiva plantas ornamentais e orgânicos, também recebe crianças e turistas em visitas educativas. “Sempre sonhamos com isso. Conhecemos o Sicredi, conversamos e tudo deu certo. Estou muito feliz. Imagina a alegria das crianças passeando nesse trator!”, celebra.
Marcos Teles, também produtor de plantas ornamentais e associado há um ano, reforça a agilidade e o apoio da cooperativa. “O processo foi rápido e me ajudou demais. Só tenho a agradecer ao Sicredi pela parceria.”
Além da entrega dos equipamentos, o evento valorizou a economia local. Todos os fornecedores envolvidos na organização foram da própria região, reforçando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento sustentável e a geração de renda no território.
Muito além do crédito
A atuação do Sicredi em Parelheiros vai além do crédito. A cooperativa se consolida como parceira estratégica dos agricultores, oferecendo orientação financeira personalizada, apoio na regularização documental e acompanhamento próximo em todas as etapas. Os associados recebem suporte para acessar programas como o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) e o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), fundamentais para inclusão produtiva e acesso a políticas públicas.
O Sicredi também participa ativamente de feiras, rodadas de negócios e outras iniciativas que promovem a agricultura local e fortalecem os vínculos comunitários. Essa presença constante reforça a vocação agrícola de Parelheiros e contribui para práticas sustentáveis, geração de empregos e valorização da cultura rural.
Com ações como essa, a cooperativa reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua, mostrando que o cooperativismo é, acima de tudo, uma força que transforma realidades.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bolsonaro diz que buscará perdão a ex-motorista de Fernando preso na Rússia
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA