NOTÍCIAS DO BRASIL
Preço do café cai pela primeira vez depois de 18 meses, diz IBGE
Ao divulgar a inflação oficial de julho nesta semana, que marcou 0,26%, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou uma percepção que não era registrada no país há muito tempo: depois de 18 meses, o preço do café moído caiu.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostrou que o café recuou 1,01%. Nos 18 meses anteriores, a alta do produto chegou a 99,46%, ou seja, praticamente dobrou de preço.
Com o recuo de julho, o café soma alta de 41,46% no ano e de 70,51% em 12 meses. A inflação anual do café moído faz do item o segundo com maior influência de alta no IPCA do mesmo período (5,23%), respondendo por 0,30 ponto percentual (p.p.). Fica atrás apenas das carnes, que representam 0,54 p.p. (alta de 23,34%).
Queda de preço
Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Fernando Gonçalves, a queda de preço no mês passado é resultado da safra e não pode ser atribuída ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
“São números de julho”, diz Gonçalves, destacando que a cobrança de 50% sobre produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos, entre eles o café, só começou no último dia 6.
“[Em julho], já estava começando a colheita, uma oferta maior no campo. Pode ser efeito dessa maior oferta”, sugere o analista.
Com a colheita, mais café fica à disposição para ser ofertado, fazendo com que a pressão provocada pela demanda dos consumidores caia e, consequentemente, os preços recuam.
Esse efeito, aliás, é um reflexo esperado também a partir do tarifaço, caso os produtores de café não consigam encontrar outros países que comprem o produto brasileiro, uma vez que as tarifas vão encarecer o café e fazer compradores americanos pensarem duas vezes antes de adquirir o item.
“Tendo uma oferta maior do produto, a tendência é redução de preços”, opina Gonçalves.
Clima e China
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a alta do café nos 18 meses anteriores a julho era explicada por fatores como eventos climáticos, que prejudicaram a safra do grão, e por maior demanda mundial, impulsionada pelos chineses, que aumentaram o consumo da bebida.
*com Agência Brasil. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
NOTÍCIAS DO BRASIL
Sicredi entrega tratores a produtores de Parelheiros e impulsiona a agricultura paulistana
-
QUARTO CENTENÁRIO6 horas atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta segunda-feira (20/10)
-
REGIONAIS6 horas atrásMunicípio de Goioerê será beneficiado com um investimento de R$ 3 milhões voltados à execução de obras de recape asfáltico
-
QUARTO CENTENÁRIO6 horas atrásMAIS DE 4.9 MILHÕES – Município de Quarto Centenário conquista importante investimento para a Educação
-
REGIONAIS4 dias atrásSicredi participa da Expo Assis e reforça a sua conexão com o município
-
REGIONAIS6 horas atrásGoioerê: bandidos roubam Amarok e conseguem escapar após perseguição policial
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ6 horas atrásSecretaria de Saúde confirma óbito causado por intoxicação por metanol em Foz
-
QUARTO CENTENÁRIO6 dias atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta segunda-feira (13/10)
-
QUARTO CENTENÁRIO4 dias atrásProfessores são homenageados em Quarto Centenário

