NOTÍCIAS DO BRASIL

Ser de grupo de risco para Covid-19 não tira obrigatoriedade do voto

Publicados

em

A pandemia da Covid-19 não deve criar uma nova faixa de voto facultativo nas eleições municipais, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ser do grupo de risco para Covid-19 não tira a obrigatoriedade do voto. Da mesma forma, pessoas que estiverem em isolamento social no período terão que comparecer às urnas ou justificar a ausência. As informações são da Folhapress.

O primeiro turno do pleito, que irá eleger prefeitos e vereadores, está marcado para 15 de novembro. Nas cidades em que for necessário, o segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.

A partir deste ano, os eleitores podem justificar o voto pelo celular, além do Portal do TSE na internet e dos cartórios eleitorais.

A Constituição Federal prevê a obrigatoriedade do voto para os cidadãos alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Para jovens a partir de 16 anos e para as pessoas acima de 70 anos, o voto é facultativo.

De acordo com o TSE, se o eleitor ou mesário tiver febre ou outro sintoma da Covid-19, a justificativa do voto terá de ser apresentada com comprovação médica. Essa justificativa só será aceita após análise e homologação judicial.

Leia Também:  Moraes defende democracia e sistema eleitoral em discurso de posse

A justificativa deve ser feita em até 60 dias depois do pleito (14 de janeiro para o primeiro turno e 28 de janeiro para o segundo turno). Eleitores que estiverem no exterior têm até 30 dias após o retorno ao Brasil para justificar a ausência.

Veja como justificar pelo e-Título

Abra a loja de aplicativos do seu celular ou tablet (App Store no caso de aparelhos iOS ou Play Store no caso de aparelhos Android).

Digite “e-Título” na busca e faça o download.

Para acessar o programa, aceite os termos de uso. Informe nome, data de nascimento, o número do CPF ou do título de eleitor, nome da mãe e do pai.

Crie uma senha de acesso.

No botão “Mais opções”, no canto inferior direito da tela, o sistema oferece várias opções, incluindo a de “Justificativa de Ausência”.

Preencha os dados da eleição que deseja justificar o motivo e o email.

Anexe um documento que comprove o motivo da ausência e clique em “Concluir”.

Com esse sistema, é possível justificar a ausência em votações passadas.

Leia Também:  Maioria do TSE rejeita recurso de Deltan e mantém cassação de mandato

No caso das eleições de 2020, este método estará disponível a partir do dia seguinte ao da votação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO BRASIL

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP investe em agricultura na cidade de São Paulo

Publicados

em

Por

A agricultura da cidade de São Paulo conta com o Sicredi, que está beneficiando produtores da região de Parelheiros, tradicional polo agrícola na zona sul. Por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), linha de crédito voltada ao desenvolvimento sustentável do campo, a cooperativa reforça a sua presença ao lado dos associados de todos os segmentos, com crédito acessível, orientação financeira, relacionamento próximo e a confiança em atuar com uma instituição de mais de 120 anos de história.
“O nosso compromisso é estar junto do associado e oferecer soluções que realmente façam diferença no seu dia a dia. Atuar com linhas de crédito adequadas à realidade dos agricultores representa mais oportunidades de crescimento, geração de renda e fortalecimento das regiões em que atuamos”, comenta Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

Segundo Elisângela Mancini, gerente regional de desenvolvimento na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, essa parceria reforça o papel econômico e social do cooperativismo. “Quando um produtor de Parelheiros vê o seu trabalho crescer, não é só ele quem ganha, mas toda a população se beneficia. A disponibilização do Pronaf é mais um exemplo de como a cooperativa alia crédito responsável, proximidade e impacto positivo para todos.”

Leia Também:  Grávida de oito meses morre após sofrer choque dentro de casa

Muito além do crédito

 

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP vem desenvolvendo um trabalho contínuo junto aos agricultores de Parelheiros, com foco na preservação da atividade agrícola local e na promoção de práticas sustentáveis. Além de orientar os associados sobre as melhores linhas de crédito, a cooperativa oferece apoio completo em todo o processo, desde regularização documental até assessoria financeira, como orientações sobre o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) e o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). A atuação da cooperativa também se estende à participação em feiras de produtores, rodadas de negócios e outras iniciativas que reforçam a relevância social da agricultura na região.

Patricia Monte

Assessora de Comunicação e Marketing

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA