NOTÍCIAS DO PARANÁ
Apreensão de maconha aumenta 65% no Paraná nos primeiros cinco meses de 2023
As forças de segurança do Paraná registraram um total de 132 toneladas de maconha confiscadas nos primeiros cinco meses do ano. O número é 65% maior do que o registrado no mesmo período de 2022 (80 toneladas). O maior registro mensal foi registrado no mês de maio, quando as polícias Civil e Militar apreenderam 53,5 toneladas.
As apreensões de crack também cresceram significativamente em 2023. Foram 802 quilos confiscados pelas polícias entre janeiro e maio, enquanto que no mesmo período de 2022 foram 321 quilos. O aumento foi de 149%. A maior quantidade foi recolhida em março, mês em que foram localizados 406 quilos da droga.
Os dados, provenientes de um levantamento realizado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), são resultado da atuação das polícias do Paraná na investigação, em ações de policiamento e no trabalho de inteligência. Junto à atuação policial, as denúncias enviadas por cidadãos através de canais como o Disque-Denúncia 181 também tiveram importante papel para o resultado alcançado no período.
Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a quantidade expressiva de drogas apreendidas no período se deve ao trabalho de inteligência das polícias. “O Paraná tem uma malha viária muito extensa que nos liga a outros estados como São Paulo e Santa Catarina, além da fronteira com o Paraguai e Argentina. As operações que estão sendo feitas nestes pontos, a partir das informações produzidas pela inteligência, têm surtido um efeito satisfatório”, enfatizou.
Uma operação emblemática do período foi a Fronteiras e Divisas Integradas, que apreendeu 3,4 toneladas de drogas através de uma atuação integrada das polícias do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Já as forças estaduais confiscaram, no final de maio, em pouco mais de 24 horas, 5,3 toneladas de maconha em três ações diferentes nos municípios de Medianeira, Paranavaí e Foz do Iguaçu.
“A intensificação das ações integradas, a utilização de cães farejadores e a troca de informações com outras forças de segurança, como a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, contribuíram com esse aumento nas apreensões, assim como o investimento nas atividades de inteligência e no treinamento dos policiais”, afirmou a delegada titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Ana Cristina.
Nas zonas fronteiriças o trabalho é realizado de forma integrada com forças federais. A atuação envolve o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), as unidades da Polícia Militar, da Polícia Civil e Polícia Federal. Essa ação integrada e permanente é essencial para o desenvolvimento das operações e para garantir a segurança da região, bloqueando a entrada e distribuição de entorpecentes. Nos últimos meses foram apreendidos embarcações, veículos e criminosos com drogas.
“Com o uso de tecnologias avançadas, é possível identificar e interceptar os ilícitos, muitas vezes interditando a droga antes que chegue ao destino final, seja no Rio Paraná, na área ribeirinha ou nas rodovias, contribuindo para enfraquecer as organizações criminosas”, disse o comandante do Pelotão C.O.B.R.A do BPFron, tenente Vitor Cristiano Dorecki.
Agência Estadual de Notícias
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Pai faz filho refém e morre em confronto com a polícia no Paraná
Um homem manteve o próprio filho como refém em Tibagi, na Região dos Campos Gerais do Paraná, e morreu em confronto com a polícia na madrugada desta terça-feira (4).
Segundo informações do Portal aRede, parceiro da Banda B, o caso aconteceu após um desentendimento familiar. O homem estava com uma faca e afirmou que iria tirar a vida do menino.
Equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) foram acionadas para resgatar a criança e, após negociações, o suspeito liberou o menino e fugiu pelo muro. Idoso fica ferido após reagir a assalto no Rebouças; celular da vítima foi levado Ele foi encontrado pela polícia e entrou em confronto, foi atingido e morreu no local. O menino recebeu os primeiros cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.
Publicado primeiro em Banda B » Foto: Reprodução/Jornal Tibagi II / aRede
-
REGIONAIS1 dia atrásCondutor fica ferido ao fugir do BPFron e colidir de frente com caminhão em Cruzeiro do Oeste
-
QUARTO CENTENÁRIO2 dias atrásTemporal destelha casas e deixa Quarto Centenário sem energia e água
-
REGIONAIS1 dia atrásGOIOERÊ – Jovem é morto a tiros em bar na Vila Guaíra
-
REGIONAIS1 dia atrásASSIS CHATEUBRIAND – Camioneta capota e esparrama maconha no asfalto durante perseguição
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ1 dia atrásGaeco denuncia 25 pessoas por esquema milionário de jogos de azar no Paraná; grupo teria movimentado quase R$ 200 milhões
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ1 dia atrásChuvas do fim de semana já bateram recorde de novembro e continuam ao longo da semana em várias partes do Paraná.
-
ESPORTES1 dia atrásCM/Futsal goleia o Praia Clube no duelo de ida das quartas de final da Liga Nacional
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ1 dia atrásPai faz filho refém e morre em confronto com a polícia no Paraná

