NOTÍCIAS DO PARANÁ
Campanha de multivacinação no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza a partir de segunda-feira (6), até 31 de outubro, a Campanha Estadual de Multivacinação, voltada para a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, para a intensificação da imunização contra sarampo e febre amarela em pessoas com até 59 anos e, também, a resgatar a vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos. O Dia D de mobilização será 18 de outubro (sábado) em todos os municípios do Paraná.
Atualmente, o Estado apresenta coberturas vacinais para BCG de 102,21%, maior que a média brasileira, de 93,86%. Também tem cobertura vacinal de 75,50% para febre amarela, contra 72,92% no país. A Hepatite A é de 84,96% no Paraná e de 77,92% no Brasil. A tríplice viral para sarampo, caxumba e rubéola (1ª dose) tem cobertura de 93,03% no Estado e de 91,31% no país.
- O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que a vacinação é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É importante fazer esse esforço para ampliar a cobertura vacinal. Queremos que o Paraná se mantenha como exemplo de imunização para o Brasil. É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes com a caderneta de vacinação para avaliação das doses necessárias”.
A iniciativa segue orientação do Ministério da Saúde e busca elevar as coberturas vacinais, ampliar o acesso da população à vacinação e reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças como o sarampo.
A campanha contará com aporte extra de vacinas para todas as Regionais de Saúde e municípios, garantindo o atendimento de todo o público-alvo. Estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização incluindo: hepatite B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19.
PÚBLICO-ALVO
Crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) para atualização da caderneta vacinal; indivíduos até 59 anos (59 anos, 11 meses e 29 dias) que não tenham registro de vacina contra sarampo e/ou febre amarela; adolescentes de 15 a 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados contra o HPV.
RISCOS E ALERTAS
A intensificação da vacinação é fundamental para enfrentar risco de reintrodução do sarampo, já que Paraguai e Argentina registram casos ativos da doença e outros estados brasileiros identificaram casos importados. Em relação à febre amarela, a chegada da sazonalidade primavera-verão aumenta a circulação do vírus, com risco maior nas áreas de corredor ecológico. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também reforçam a imunização.
Confira o esquema de vacinação:
Sarampo
12 meses a 29 anos: duas doses (intervalo de 30 dias)
30 a 59 anos: uma dose
Trabalhadores da saúde não vacinados: duas doses, independente da idade
Febre amarela
Dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos
Pessoas de 5 a 59 anos: uma dose (caso não vacinadas)
A partir de 60 anos: uma dose mediante avaliação médica, em áreas de risco
HPV
9 a 14 e 15 a 19 anos.
Agência Estadual de Notícias Foto: Geraldo Bubniak/AEN
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Secretaria de Saúde confirma óbito causado por intoxicação por metanol em Foz
A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira (20) o primeiro óbito por intoxicação de metanol após consumo de bebida alcoólica. Trata-se de um homem de 55 anos, residente de Foz do Iguaçu. Ele deu entrada em uma UPA da cidade na terça-feira (14), com quadro de dor abdominal e informou que havia feito ingesta de bebida alcoólica um dia antes. O paciente tinha doenças crônicas e comorbidades e evoluiu para óbito ainda na UPA. Foi realizada a coleta de material para exame laboratorial e o resultado deu positivo para metanol.
Considerando os critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, este caso é a primeira morte confirmada do Estado.
A Secretaria de Saúde do Paraná e o município de Foz do Iguaçu investigam mais uma morte de uma pessoa que pode ter relação com o primeiro óbito. Um homem de 47 anos que foi encontrado morto na sua residência.
Ao todo o Paraná já registrou 22 notificações, sendo 5 casos confirmados – um evoluiu a óbito, 14 descartados e dois casos suspeitos, um em Foz do Iguaçu e outro em Curitiba: uma mulher, de 49 anos, que está internada com quadro estável. Outros dois pacientes de Curitiba seguem internados, uma mulher de 41 anos, em estado grave, mas estável, e um homem de 60 anos, permanece estável e apresenta melhoras.
Um caso suspeito relatado no último boletim, um homem de 21 anos residente em Piraquara, foi descartado pela Secretaria. No fim de semana, um outro caso suspeito em Curitiba, também foi descartado.
ANTÍDOTO – O Paraná recebeu, na sexta-feira (17), 424 ampolas de etanol farmacêutico adquiridas pelo Governo do Estado, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O medicamento é utilizado como antídoto para os casos de intoxicação por metanol e está armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será enviado, nesta semana, para as quatro Macrorregionais de Saúde e para Curitiba juntamente com outras 180 ampolas que o Estado recebeu do Ministério da Saúde (MS).
A Sesa já descentralizou as 84 doses de fomepizol recebidas do Ministério da Saúde no último dia 10. Elas foram enviadas para as quatro Macrorregionais de Saúde e também para Curitiba.
Quatro pacientes do Paraná já receberam o antídoto. Cada paciente é avaliado individualmente, com base em critérios clínicos e laboratoriais, para definir a quantidade necessária de antídoto. Agora com um novo medicamento, a avaliação definirá qual antídoto o paciente receberá.
SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA – É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol. A substância não pode ser identificada pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida.
Os sinais costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.
Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.
Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.
ATENDIMENTO – A Sesa orienta que, em casos de sintomas, os pacientes devem procurar um serviço de saúde imediatamente. Todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol devem ser reportados e discutidos com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná, que orientarão sobre a conduta clínica e notificar imediatamente a Sesa por meio da Rede CIATox do Paraná.
CIATox Curitiba: 0800 041 0148
CIATox Londrina: (43) 3371-2244
CIATox Maringá: (44) 3011-9127
CIATox Cascavel: (45) 3321-5261
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Sesa orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:
– Compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços muito baixos.
– Verifique se o líquido está limpo e se o lacre da garrafa está intacto.
– Rótulos tortos, borrados ou com erros podem indicar falsificação.
– Confira se a embalagem tem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que garante a fiscalização da produção.
– Em bebidas destiladas, veja se há o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que indica que o produto passou pela inspeção oficial.
– Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores para garantir a origem das bebidas.
– Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente.
Agência Estadual de Notícias
-
QUARTO CENTENÁRIO1 dia atrásMAIS DE 4.9 MILHÕES – Município de Quarto Centenário conquista importante investimento para a Educação
-
REGIONAIS6 dias atrásSicredi participa da Expo Assis e reforça a sua conexão com o município
-
QUARTO CENTENÁRIO1 dia atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta segunda-feira (20/10)
-
REGIONAIS1 dia atrásMunicípio de Goioerê será beneficiado com um investimento de R$ 3 milhões voltados à execução de obras de recape asfáltico
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ6 dias atrásPedágio: Lote 5 prevê duplicação completa da BR-369 entre Cascavel e Mamborê
-
QUARTO CENTENÁRIO6 dias atrásProfessores são homenageados em Quarto Centenário
-
REGIONAIS6 dias atrásPRF apreende duas toneladas agrotóxicos entre Goioerê e Janiópolis
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ6 dias atrásAlexandre Curi destaca paz política inédita no Paraná


