NOTÍCIAS DO PARANÁ
Casos de dengue caem no Paraná, enquanto os de chikungunya aumentam
O número de casos confirmados de dengue no Paraná durante as primeiras sete semanas de 2025 é 93,1% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Do dia 1º de janeiro até 15 de fevereiro deste ano foram registrados 5.323 casos confirmados, contra 77.743 no ano passado. Os dados, ainda preliminares, são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
Por sua vez, os casos prováveis de chikungunya, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, aumentaram 383% no mesmo recorte de tempo em relação a 2024. No ano passado foram 93 notificações de casos prováveis, neste ano são 449.
“A doença Chikungunya apresenta situação preocupante, e como se trata do mesmo vetor envolvido nos dois agravos, o mosquito Aedes aegypti, é necessário que as medidas de controle vetorial sejam intensificadas, e que a população colabore, não acumulando água que possa tornar-se criadouros”, explica Ivana Belmonte, coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Dengue no Paraná
Ainda conforme os dados do Sinan, das 22 Regionais de Saúde do Paraná, 91% apresentaram redução de casos prováveis de dengue em 2025, com exceção das Regionais de União da Vitória (6ªRS) e Ponta Grossa (3ªRS), onde houve o aumento de 43% e 23% respectivamente.
No total, o Paraná teve uma diminuição de 80,8% de casos prováveis na semana epidemiológica 01 a 07. Em 2024 foram 81.417 casos, e em 2025, 15.663.
A redução também é verificada para os óbitos, passando de 86 para 2, uma queda de 97,7%.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a diminuição expressiva dos casos de dengue no Paraná é fruto de um trabalho organizado e de conscientização. Ele ressalta, no entanto, que para que os números não voltem a crescer, as pessoas devem continuar com as práticas de limpeza e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Além da dengue e da Chikungunya, o mosquito também transmite o Zika Vírus.
Com AEN Foto: Reprodução/Portal Fiocruz
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Projeto do Sicredi doa mais de 500 lençóis à Santa Casa de Ubiratã
A Santa Casa de Ubiratã (PR) recebeu mais 250 lençóis por meio de uma nova etapa do projeto Abraço em Forma de Lençol, liderado pelo Comitê Mulher com apoio do Comitê Jovem e da agência Sicredi do município. Com a entrega, a mobilização ultrapassa a marca de 500 peças destinadas ao hospital neste ano.
A ideia surgiu a partir de uma necessidade recorrente enfrentada por hospitais. As lavagens frequentes em altas temperaturas, essenciais para garantir a higiene e a segurança dos pacientes, aceleram o desgaste dos lençóis e tornam necessária a reposição periódica desse material. Para contribuir com essa realidade, voluntários uniram esforços na arrecadação de recursos e na confecção das peças. O engajamento coletivo permitiu atender uma demanda da Santa Casa e fortalecer os laços de cooperação e solidariedade.
O gerente da agência Sicredi de Ubiratã (PR), Maikon Messias, destaca o comprometimento dos participantes e a continuidade da mobilização. “Esta é a segunda etapa do projeto e, mais uma vez, os integrantes dos comitês demonstraram sensibilidade às necessidades da comunidade. Cada contribuição foi importante para alcançarmos esse resultado. Saber que esses lençóis vão proporcionar mais conforto aos pacientes da Santa Casa é motivo de satisfação para todos que participaram da ação”.
Representante da Santa Casa, José Sebastião agradeceu a doação e ressaltou sua importância para o dia a dia do hospital. Segundo ele, os novos lençóis contribuirão para oferecer mais conforto aos pacientes e auxiliarão no atendimento das necessidades da entidade.
Valores de cooperação, voluntariado e cuidado com as pessoas
O Comitê Mulher tem como propósito fortalecer a liderança feminina, incentivar o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão da cooperativa e contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Já o Comitê Jovem estimula a participação dos jovens no cooperativismo, prepara futuras lideranças e incentiva o engajamento em iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional.
A ação está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os relacionados à saúde e bem-Estar (ODS 3) e a parcerias e meios de implementação (ODS 17), ao apoiar uma instituição de saúde por meio da mobilização da comunidade.
Patricia Monte/ Assessora de Comunicação e Marketing
-
REGIONAIS3 dias atrásAdvogado morre em desabamento de quadra em Umuarama
-
REGIONAIS3 dias atrásSicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásQuarto Centenário recebe Kit Nascer Bem Paraná do Governo do Estado
-
REGIONAIS3 dias atrásMorre em São Paulo o ex-vice-prefeito e pioneiro de Goioerê Ernani Leite
-
REGIONAIS3 dias atrásVeículo é abordado com cigarros escondidos em meio a carga de frango congelado
-
QUARTO CENTENÁRIO2 dias atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta quinta-feira (01/10)


