NOTÍCIAS DO PARANÁ

Eleições 2020: partido de Ratinho Junior consolida o maior número de prefeituras no PR

Publicados

em

Com a vitória da Professora Elizabeth (PSD), neste domingo (29), no 2º turno das Eleições 2020 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, o partido do governador Ratinho Junior consolidou o maior número de prefeituras no Estado.

O PSD venceu a eleição em 122 prefeituras, o que representa quase um terço dos municípios do Paraná. Há quatro anos, o PSD tinha vencido a eleição em apenas 27 prefeituras. O resultado em 2020 também reforça o protagonismo do partido do governador, no Paraná.

Enquanto o partido do governador Ratinho Junior acumula 122 prefeituras, o segundo partido que mais elegeu prefeitos, neste ano, no estado, foi o MDB, com 27 municípios. O PL e o DEM venceram a eleição em 25 cidades, cada um.

Neste domingo (29), o resultado foi conhecido cerca de uma hora depois do fechamento das urnas, às cinco da tarde. Mais de 24% dos eleitores não compareceu para votar, em Ponta Grossa. A abstenção passou de 59 mil eleitores. Mais de 6% do eleitorado anulou o voto ou votou em branco.

CANDIDATA APOIADA PELO GOVERNADOR RATINHO JUNIOR GANHA ELEIÇÕES EM PONTA GROSSA

Com 52,38% dos votos válidos, a Professora Elizabeth (PSD) venceu Mabel Canto (PSC) e se tornou a primeira mulher eleita prefeita de Ponta Grossa. A cidade dos Campos Gerais foi a única cidade do Paraná que teve disputa em segundo turno e o único município do Brasil com o pleito decidido entre duas mulheres.

Atual vice-prefeita de Marcelo Rangel e apoiada pelo governador Ratinho Junior, Professora Elizabeth esteve na frente em todas as atualizações dos votos válidos. A apuração das urnas foi encerrada às 18h20. Mabel encerrou com 47,6% dos votos.
Leia Também:  Assembleia terá maior bancada feminina em quase 170 anos
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Alexandre Curi lidera em dois dos três cenários em pesquisa para o Senado

Publicados

em

Por

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (Republicanos), comentou nesta terça-feira (7) o resultado da pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas para a disputa ao Senado Federal. O levantamento coloca o parlamentar na liderança em dois dos três cenários estimulados apresentados aos eleitores, com 30,2% e 31,2% das intenções de voto.

Ao comentar o resultado, Alexandre atribuiu os números ao trabalho realizado junto aos municípios e à gestão na Assembleia Legislativa. “Fico satisfeito em ver meu nome liderando 2 dos 3 cenários simulados. Creio que isso seja resultado do trabalho realizado junto aos municípios e na Assembleia Legislativa, que se tornou mais transparente, eficiente e próxima da população”.

Disputa segue aberta

Alexandre Curi ponderou, no entanto, que a disputa segue aberta e que o processo eleitoral ainda está no início. “Temos muito para avançar ainda. A eleição está distante, e acredito que, com o início da campanha e a apresentação de nossas propostas ao lado do governador Ratinho Junior e de Sandro Alex, esses resultados irão se consolidar”, afirmou.

Leia Também:  Paraná implantará novo plano de ação para reduzir mortalidade materna

Além de Alexandre Curi, pesquisa testou nomes como Alvaro Dias (MDB), Gleisi Hoffmann e Dr. Rosinha (PT), Filipe Barros (PL), Deltan Dallagnon (Novo), Coronel Hudson (PSD) e Cristina Graelm (PSD).

O levantamento foi contratado pelo diretório estadual do PL e realizado entre 03 e 06 de julho, com 1.500 entrevistas. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-01166/2026 e a margem de erro é de 2,6% e o grau de confiança é de 95%.

 

PARANA PORTAL Foto/Rogério Machado

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA