NOTÍCIAS DO PARANÁ
Missão Paraná: Secretaria da Segurança vai ao Interior ouvir as necessidades dos municípios
A partir desta segunda-feira (21) a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) inicia a Missão Paraná, uma ação inédita que levará temporariamente a sede administrativa da Secretaria para municípios das regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado. A iniciativa, que vai até domingo (27), tem como foco aproximar o Governo das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná.
O núcleo central da Missão será em Guaíra, no Oeste, e contará com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, diretores da pasta, comandantes das forças de segurança e equipe técnica da Sesp. A programação completa da missão ainda inclui a passagem por Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Cascavel, Toledo e Francisco Beltrão.
Ao longo da semana, estão previstas reuniões com associações municipais, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), prefeitos, vereadores, deputados e representantes da sociedade civil. O encontro também será um espaço para ouvir demandas, sugestões e propostas da comunidade. Ao todo, a ação abrangerá mais de 85 municípios e atenderá diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.
“Não se trata apenas de apresentar números ou relatar ações”, ressalta o secretário. “A Missão Paraná nasce da compreensão de que as cidades são diferentes, os desafios são diferentes — e, por isso, as soluções também precisam respeitar essas diferenças. Acreditamos que quem vive a realidade do território tem muito a contribuir com a construção de políticas públicas eficazes e duradouras. Por isso, mais do que um evento institucional, esta é uma oportunidade real de escuta e diálogo”, explica.
Durante os encontros, o secretário trará um panorama completo das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos anos, com foco na modernização das forças de segurança, na integração das polícias e na atuação firme contra o crime em todas as regiões do Paraná. Também serão apresentados os dados mais recentes da segurança pública, com recorte especial para os resultados alcançados nas regiões envolvidas.
“Essa exposição é parte fundamental da Missão Paraná, que valoriza a transparência, a proximidade com os municípios e o diálogo aberto com as lideranças locais”, reforça Hudson.
A programação da Missão Paraná é voltada a lideranças locais, representantes de entidades e cidadãos interessados em contribuir com a segurança pública.
MULHERES E ÁREA RURAL – A programação da Missão Paraná inclui ações do Programa Mulher Segura, iniciativa da Sesp voltada à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O programa tem como objetivos conscientizar, orientar e prevenir a violência e capacitar agentes públicos para atuarem com mais eficácia em ocorrências. Durante a missão, serão promovidas palestras informativas e projetos de atuação local.
A Patrulha Rural Comunitária também será pauta ao longo da semana, reforçando a atenção especial da SESP às áreas rurais das regiões atendidas. Seu principal objetivo é fortalecer a parceria entre forças de segurança e produtores rurais, promovendo ações de prevenção, patrulhamento direcionado e resposta rápida a ocorrências.
AEN -Foto: Ricardo Almeida/SESP-PR
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Ponte de Guaratuba já está 100% pavimentada e começa a ganhar iluminação final
A 19 dias da inauguração, marcada para 29 de abril, as obras da Ponte de Guaratuba avançam com a conclusão de etapas importantes da estrutura e dos acessos. Nesta quinta-feira (9), foi finalizada a aplicação da última camada de asfalto sobre o tabuleiro da ponte, o que significa que toda a estrutura sobre a baía já conta com pavimentação.
Outra frente que ganhou ritmo nesta fase é a implantação dos sistemas de iluminação. Além da estrutura padrão de postes e luminárias, que já passou por testes, o consórcio responsável iniciou a instalação da iluminação cênica dos estais, que vai valorizar a ponte no período noturno.
Nos acessos, as frentes de trabalho avançam de forma simultânea com a execução de calçadas, pavimentação e um conjunto completo de sistemas de drenagem. Estão sendo implantadas galerias, bueiros, canaletas e caixas de passagem, estruturas responsáveis por garantir o escoamento adequado da água da chuva e aumentar a durabilidade do pavimento.
No acesso a partir da região central de Guaratuba, os serviços se concentram na finalização da pavimentação na rotatória do Caieiras, além da instalação de cercas direcionadoras de fauna. O sistema funciona como um alambrado que conduz animais silvestres até passagens seguras sob a pista, reduzindo o risco de atropelamentos.
Já no lado em que o município faz divisa com Matinhos, as equipes avançam na pavimentação de novos acessos viários, incluindo uma alça de ligação na região de Cabaraquara, que vai melhorar o fluxo no entorno da ponte. Também estão em andamento intervenções em calçadas sobre estruturas elevadas.
Para permitir o avanço dessas obras, as cabines operacionais do ferry boat, que segue em funcionamento até a entrega da ponte, foram transferidas para mais perto do ponto de embarque, liberando espaço para a readequação viária.
LITORAL INTERLIGADO – Com mais de 1.240 metros de extensão sobre a baía e cerca de três quilômetros no total, considerando os acessos, a Ponte de Guaratuba é uma das principais obras de infraestrutura em andamento no Paraná. A estrutura terá quatro faixas de tráfego, ciclovia e áreas para pedestres.
Após um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado, a entrega da ponte vai encerrar uma espera histórica de mais de 50 anos pela ligação definitiva entre Guaratuba e Matinhos, substituindo a travessia por ferry boat e trazendo mais segurança, agilidade e previsibilidade para moradores e turistas que utilizam o Litoral.
AEN
-
REGIONAIS3 dias atrásEmpresário é morto a tiros na Usina Mourão durante festa de aniversário
-
REGIONAIS3 dias atrás
PM intercepta suspeitos de homicídio pouco após o crime em Campo Mourão
-
REGIONAIS3 dias atrásDupla tentativa de homicídio em Goioerê, deixa jovens feridos.
-
ESPORTES3 dias atrásCoritiba reage fora de casa e arranca empate contra o Botafogo no Brasileirão
-
ESPORTES3 dias atrásAthletico vence Chapecoense e se aproxima do G4 no Brasileirão
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásPonte de Guaratuba já está 100% pavimentada e começa a ganhar iluminação final
-
QUARTO CENTENÁRIO21 horas atrásVereadores de Quarto Centenário buscam avanços para construção de casas populares junto à Cohapar

