NOTÍCIAS DO PARANÁ
Secretário diz que aulas só voltam em setembro se curva da Covid-19 baixar no Paraná.
No dia em que o Paraná ultrapassou as 3 mil mortes por Covid-19, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto em entrevista ao telejornal Boa Noite da RPC desta terça (23), disse que momento não é de tranquilidade, apesar da estabilização dos casos no Estado, porque o platô está muito alto.

“Não é um momento de tranquilidade. É um momento de [aumentar] ainda mais nossos ritos de cuidados pessoais. O platô ainda é alto. Confio que se continuarmos firmes podemos baixarmos o platô e daí fazermos algumas flexibilizações”, afirmou ele, na entrevista.
Ele adiantou que apesar de os órgãos do governo trabalharem com o retorno das aulas em setembro, isso só vai acontecer se a curva de casos de Covid-19 cair: “Não se pode ampliar os riscos abrindo as escolas neste momento. Temos que ser muita cautela, tranquilidade pra tomar a decisão no momento certo”.
A média móvel de casos dos últimos sete dias no Paraná é de 1.745, segundo Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ou seja uma queda de 6,1% em relação aos dados das últimas duas semanas. De acordo com a Sesa, a média móvel de mortes, de 29 registros nos últimos sete dias, registrou queda de 43% na comparação com a situação de 14 dias atrás, e essa média não sobe há 19 dias.
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira (25) mais 1.517 casos e 51 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 119.240 casos e 3.024 mortes em decorrência da doença.
Volta às aulas
O protocolo de volta às aulas já foi aprovado pela Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEED), com medidas como ensino híbrido, mas a aprovação da data de retorna é responsabilidade da Sesa.
Fonte: GrParaná
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Por que Ratinho Junior é o melhor governador do Brasil?
Apesar do barulho — e não foi pouco — em torno da escolha do seu pré-candidato à sucessão, o governador Ratinho Junior segue desfilando com um título que muitos gostariam de ostentar: o de melhor governador do Brasil, segundo pesquisa divulgada neste domingo, 19 de abril, pelo Instituto Veritá.
O levantamento aponta Ratinho Júnior (PSD), como o mais bem avaliado governador do Brasil, com aprovação positiva de 84% dos entrevistados na sondagem feita entre 13 de março e 4 de abril. Este mesmo índice de aprovação ele tem no Paraná.
Diálogo com quem decide eleição
É curioso. Enquanto parte da classe política torce o nariz, reclama nos bastidores e ensaia pequenos surtos de rebeldia, o eleitor médio parece olhar para tudo isso com uma certa indiferença pragmática — dessas que não se alimentam de intrigas palacianas, mas de resultados concretos.
O termômetro interno ferve, mas o externo continua marcando temperatura amena. E talvez esteja aí a maior contradição — ou virtude — do atual momento. Ratinho conseguiu construir uma gestão que, gostem ou não seus aliados descontentes, dialoga com quem realmente decide eleição: o público.
Diante desse cenário, fica a pergunta que começa a rondar com mais força: teria faltado ambição nacional? Com índices favoráveis e vitrine administrativa, havia, ao menos em tese, terreno para voos mais altos. Mas política também é cálculo — e, às vezes, o movimento mais ousado é justamente não se mover.
Ao optar por manter o controle do tabuleiro estadual e indicar seu sucessor, Ratinho joga um jogo de longo prazo. Pode até ter desagradado peças importantes do próprio grupo, mas preserva algo ainda mais valioso: a narrativa de continuidade sob seu comando.
No Paraná, onde aliados se inquietam e opositores tentam encontrar o tom, o governador parece confortável no papel de quem apanha de um lado e é aplaudido do outro. E, convenhamos, na política brasileira, isso costuma ser um sinal de força — não de fraqueza.
Deixando obras à história
Em relação à pesquisa, o levantamento ouviu mais de 40 mil entrevistados de todas as Unidades da Federação e, segundo o Veritá, é o maior número de entrevistas já feita no Brasil.
O segundo governador mais bem avaliado do Brasil também é do PSD: Ronaldo Caiado marcou 83% de aprovação entre eleitores de Goiás. O terceiro é Jorginho Melo, de Santa Catarina, com 80%.
Dia 29, Ratinho Junior vai inaugurar uma obra que deixa sua marca na história do Paraná: a Ponte de Guaratuba, um ousado projeto dentro da Baía de Guaratuba que conecta de maneira definitiva o Litoral do Estado. Outra é a Ponte da Integração, que conecta Foz do Iguaçu ao Paraguai, na fronteira mais movimentada do País.
PARANA PORTAL Foto: Geraldo Bubniak/AEN
-
QUARTO CENTENÁRIO6 dias atrásVereadores de Quarto Centenário buscam avanços para construção de casas populares junto à Cohapar
-
REGIONAIS8 horas atrásCorpo de goioerense assassinado chegará só na quarta-feira à Venezuela
-
REGIONAIS8 horas atrásC.MOURÃO – Jovem morre afogado em cachoeira
-
ESPORTES8 horas atrásAthletico-PR perde para o Palmeiras fora de casa e segue com dificuldade como visitante
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ8 horas atrásPor que Ratinho Junior é o melhor governador do Brasil?


