QUARTO CENTENÁRIO

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Município de Q.Centenário realizou 1ª Caminhada Agro de Mulheres

Publicados

em

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de Quarto Centenário realizou a 1ª Caminhada Agro de Mulheres.

 

A Caminhada foi realizada neste domingo, 26, às 7 horas da manhã, com concentração e ponto de partida em frente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O percurso teve aproximadamente 2 km e contou com toda estrutura necessária para o bom andamento e segurança dos participantes.

A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e teve como objetivo de celebrar a data e promover o estímulo da prática de atividades físicas, e reforçar o importante papel da mulher no cenário agro e potencializar o papel de liderança feminina em vários cenários.

Após a caminhada, todos foram recepcionados com um café da manhã, e puderam participar de uma roda de conversas com a Profª Veranice Celestino da Silva, professora da rede Estadual no Município de Iporã e com a Psicóloga Michele de Castro Bizetti, onde foram abordados temas dos mais importantes sobre o empoderamento feminino.

“Juntamente com o Prefeito Akio Abe tomamos essa decisão em organizar essa caminhada em homenagem às mulheres e foi uma grande honra para todos nós organizar uma manhã especial para as participantes. E por mais simples que tenha sido vimos que foi um sucesso, não apenas a caminhada, mas toda a recepção e as atividades que aconteceram”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Rogério Casa Branca.

Leia Também:  Iniciada construção do vestiário do campo de suíço de Quarto Centenário

 

fotos Marcelo.

Propaganda

QUARTO CENTENÁRIO

Dias Toffoli concede liminar e determina retorno de Camila Carlucci e Valdir Do porto 3 ao cargo de vereadores em Quarto Centenário

Publicados

em

Por

 

Decisão do ministro do TSE suspende efeitos do acórdão do TRE-PR e determina reversão imediata da recontagem de votos; medida também beneficia Valdir Alves de Oliveira

Uma decisão do ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida nesta sexta-feira (21), muda novamente o cenário político da Câmara Municipal de Quarto Centenário.

Toffoli concedeu liminar para suspender os efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que havia determinado a cassação dos diplomas dos candidatos eleitos pelo Partido Progressistas (PP) no município, após o reconhecimento de suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.

Com a decisão, fica suspensa a determinação de cumprimento imediato do acórdão do TRE-PR e, caso a recontagem dos votos já tenha sido realizada, deve ocorrer a reversão imediata da recontagem, restabelecendo a situação anterior até o julgamento definitivo do recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Camila deve retornar ao mandato

Um dos principais pontos destacados pelo ministro Dias Toffoli foi a situação da vereadora Camila Medeiros Carlucci, eleita com 319 votos, correspondente a 10,75% dos votos, sendo a mulher mais votada para a Câmara Municipal de Quarto Centenário.

Leia Também:  Últimas vagas no programa de castração e microchipagem em Quarto Centenário

Na decisão, Toffoli afirma que, em análise preliminar, existe probabilidade de êxito do recurso especificamente quanto à preservação do mandato de Camila, destacando que ela não teria participado da suposta fraude.

O ministro também ressaltou que o TSE está discutindo atualmente a possibilidade de preservação de mandatos femininos quando a candidata não participou da eventual fraude à cota de gênero.

Segundo a decisão, a preservação de mandatos femininos obtidos de boa-fé é uma preocupação da Justiça Eleitoral, especialmente diante da política de incentivo à participação feminina na política.

Decisão suspende cassação e reverte recontagem

A decisão de Dias Toffoli tem efeito suspensivo sobre o agravo no Recurso Especial Eleitoral nº 0600712-63.2024.6.16.0092.

Na prática, o ministro determinou a suspensão da execução imediata do acórdão do TRE-PR ou, se a recontagem dos votos já tiver ocorrido, a sua reversão imediata. A medida vale até que o recurso seja definitivamente analisado pelo TSE.

A decisão também determina que o TRE-PR seja comunicado com urgência.

Valdir também é alcançado pela decisão

O pedido de tutela foi apresentado por Camila Medeiros Carlucci e Valdir Alves de Oliveira, que buscavam justamente suspender os efeitos da decisão do TRE-PR que havia cassado seus diplomas.

Leia Também:  Quarto Centenário realizou Desfile da Independência

A liminar concedida por Dias Toffoli suspende o cumprimento do acórdão regional enquanto o recurso tramita no TSE. Dessa forma, o cenário anterior à execução da decisão do TRE-PR deverá ser restabelecido, com a reversão da recontagem caso ela já tenha sido realizada.

Entenda o caso

A ação teve origem em uma investigação eleitoral envolvendo a formação da chapa do PP de Quarto Centenário nas eleições municipais de 2024. O processo discutiu a existência de uma candidatura feminina considerada fictícia e uma possível fraude à cota de gênero.

Inicialmente, a Justiça Eleitoral de primeira instância havia julgado a ação improcedente, entendendo que não havia elementos mínimos para caracterizar fraude à cota de gênero. Posteriormente, porém, o TRE-PR reformou a decisão e reconheceu a fraude, determinando a cassação do DRAP do partido, a nulidade dos votos e a redistribuição das cadeiras.

Agora, com a liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli, os efeitos dessa decisão ficam suspensos até o julgamento definitivo do recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A decisão ainda deverá ser submetida ao referendo do colegiado do TSE.

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA