QUARTO CENTENÁRIO
Moradores de Bandeirantes do Oeste participaram de palestra sobre a saúde do homem
O médico Maurício Sagava realizou, nesta terça-feira (21), uma palestra orientando sobre a saúde do homem, dentro da programação do Novembro Azul da Secretaria de Saúde de Quarto Centenário, em Bandeirantes do Oeste. Durante o bate-papo, o médico reforçou que cuidar da saúde é fundamental, especialmente para os homens, já que muitos problemas de saúde podem ser prevenidos com hábitos saudáveis e check-ups regulares.
“Infelizmente, muitos homens não se preocupam muito com sua saúde. Eles só vão ao médico quando já estão doentes. Isso é um problema, já que a mortalidade masculina é até quatro vezes maior do que a das mulheres, de acordo com números do IBGE”, destacou.

Segundo o médico, a falta de prevenção faz com que muitos homens só descubram doenças quando já estão em estágios avançados e isso reduz a expectativa de vida masculina em 7 anos, em relação às mulheres, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
“A maioria das mortes masculinas é causada por doenças crônicas evitáveis, como problemas cardíacos, câncer e diabetes, que podem ser combatidas por meio de pequenas mudanças nos hábitos, como a manutenção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regularmente”, citou o médico.

Maurício Sagava também recomendou a adoção de alguns hábitos saudáveis para evitar muitos problemas de saúde. “Pratiquem exercícios, alimentem-se bem e não evitem ir ao médico. A prevenção é a chave para uma vida longa e saudável”, concluiu.
QUARTO CENTENÁRIO
Município de Quarto Centenário realizou vacinação contra a raiva em cães e gatos
Na manhã desta terça-feira, o prefeito Akio Abe esteve acompanhando de perto a vacinação de cães e gatos contra a raiva no município, ao lado do secretário de Agricultura, Daniel. A ação faz parte do programa Castra Pet, iniciativa voltada à proteção e bem-estar animal, além da promoção da saúde pública.

O programa também contou com contrapartida do município, reforçando o compromisso da administração municipal com os cuidados aos animais e a prevenção de doenças.
Durante a visita, o prefeito Akio Abe destacou a importância da vacinação antirrábica para garantir mais segurança à população e aos animais domésticos. Ele também agradeceu o apoio do deputado estadual Márcio Nunes e da deputada estadual Maria Victoria pela parceria e apoio ao projeto.
“Esse é um trabalho importante para a saúde pública e para o cuidado com os animais. Agradecemos aos deputados Márcio Nunes e Maria Vitória pelo apoio ao município e por ajudarem a tornar essa ação possível”, destacou o prefeito.
A campanha reforça a conscientização da população sobre a importância da vacinação preventiva e dos cuidados responsáveis com os animais de estimação.
-
REGIONAIS6 dias atrásEXPOGOIO 2026 CHEGA GIGANTE: Festa terá portões abertos, grandes shows e promete movimentar toda a região
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ12 horas atrásParaná reduz número de homicídios em 26,4% na última década, aponta Atlas da Violência
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ12 horas atrásAlexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
-
NOTÍCIAS DO BRASIL12 horas atrásCanetas para emagrecer mudam carrinho de compras e aceleram corrida da indústria por alimentos saudáveis
-
REGIONAIS12 horas atrásUBIRATÃ – Jovem de 18 anos morre em confronto com a PM
-
ESPORTES12 horas atrásCoritiba vira contra o Bahia no Couto Pereira e entra na briga pelo G6
-
QUARTO CENTENÁRIO12 horas atrásMunicípio de Quarto Centenário realizou vacinação contra a raiva em cães e gatos
-
REGIONAIS6 dias atrásDois jovens morrem ao serem ejetados em capotamento de camioneta na região de Maringá


