REGIONAIS

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP oficializa novos Comitês Mulher

Publicados

em

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP oficializa novos Comitês MulherCooperativa encerra 2021 com oito novos comitêsA Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP finaliza 2021 com a oficialização de oito novos Comitês Mulher. Em todos eles, as associadas participantes elegeram as duas líderes que passam a representar as localidades.

A cooperativa já contava com um comitê piloto com a participação de representantes de nove municípios. Elas se reúnem desde 2016 com o objetivo de estudar, participar de eventos relacionados a governança e realizar ações locais. “É muito bom participar deste movimento da cooperativa. O voluntariado nos move e, por meio dele, ganhamos conhecimento e experiência, além da alegria do encontro com nossas amigas”, diz a líder local de Assis Chateaubriand (PR), Maria Lúcia de Freitas Barrote.

Para o próximo ano, a cooperativa irá expandir o programa com a criação de novos comitês locais. Para isso, já foram realizadas 19 reuniões com associadas de novos municípios. “A multiplicação dos comitês nos municípios possibilita a participação de maior número de associadas”, destaca a gerente da desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti.O Comitê Mulher busca envolver ainda mais as mulheres nas ações desenvolvidas pela cooperativa, ao desenvolver o empoderamento e a liderança feminina, o que reflete nos papéis desempenhados por elas nas comunidades.Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SPA Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 33 anos de história, mais de 177 mil associados e 96 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).Sobre o SicrediO Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados e no Distrito Federal, com mais de 2100 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Leia Também:  Quarto Centenário - Vereadores aprovam abertura de crédito especial de R$ 3 milhões
Propaganda

REGIONAIS

TRE-PR cassa mandato de prefeito e vereadora de Moreira Sales por compra de votos

Publicados

em

Por

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu, nesta quarta-feira (19), pela cassação dos mandatos do prefeito de Moreira Sales, Luiz Volpato, e da vereadora Priscila Albano, que foi a candidata mais votada para a Câmara Municipal nas eleições de 2024. A decisão está relacionada a uma investigação sobre suposta compra de votos.

No caso do prefeito, a Justiça Eleitoral de primeira instância havia julgado a ação de forma favorável a Volpato, entendendo que não havia comprovação suficiente de sua participação no esquema atribuído à vereadora.

O Ministério Público Eleitoral recorreu da sentença e levou o caso para análise do TRE-PR. No julgamento realizado nesta quarta-feira, a maioria dos integrantes da Corte acolheu o recurso. O resultado foi de 5 votos pela cassação contra 2.

A situação de Priscila Albano já era diferente. A vereadora havia sido cassada em primeira instância e recorreu da decisão. Ao analisar o recurso, o TRE-PR decidiu manter a cassação do mandato.

Prefeito pode ser afastado

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral ainda não encerra definitivamente o processo. As partes podem apresentar embargos de declaração, recurso destinado a questionar eventual omissão, contradição, obscuridade ou erro na decisão.

Leia Também:  BARBOSA FERRAZ - Pai é morto pela polícia ao ameaçar matar filha de três anos

Também existe a possibilidade de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o entendimento apresentado durante o julgamento, contudo, Volpato poderá deixar o cargo enquanto o processo estiver em tramitação.

Caso isso ocorra, o comando do município poderá ser assumido temporariamente pelo presidente da Câmara de Moreira Sales, Gustavo Henrique Santos, conhecido como Gustavo do Esporte.

A definição sobre a permanência ou não do prefeito no cargo deverá observar os desdobramentos processuais e as decisões da Justiça Eleitoral.

Composição da Câmara

Com a perda do mandato de Priscila Albano, a composição da Câmara Municipal também deverá passar por alteração.

Será necessária a retotalização dos votos das eleições municipais de 2024, procedimento realizado pela Justiça Eleitoral para recalcular a distribuição das cadeiras após a alteração na validade dos votos.

Somente depois desse processo será definido quem ocupará a vaga deixada pela vereadora.

A decisão desta quarta-feira ainda está sujeita a recursos nas instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

/ilustrado.com.br

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA