CURIOSIDADES

Uma cratera gigante de meteorito no Sudoeste do Paraná

Publicados

em

O Sudoeste do Paraná tem uma grande cratera de meteorito, com quase dez quilômetros de largura, formada há 115 milhões de anos pelo impacto de um grande meteorito. O local foi identificado em 2004 por professores da Unicamp. E fica no distrito de Vista Alegre, no município de Coronel Vivida.

Este vídeo foi produzido com a colaboração do professor Marco Aurélio Risemberg Hundsdorfer, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

 

Clique aqui para encontrar outras publicações desta coluna.

 

Contato com José Wille.

 

Clique aqui para encontrar o grupo “Memória Paranaense” no Facebook, criado para preservar a nossa memória. Ao abrir a página, clique em “participar do grupo”. E aqui está o grupo Memória de Curitiba.

 

E clicando aqui você acha a lista dos principais grupos de fotos antigas das cidades do Paraná, criados ou catalogados por esta coluna. Abra a página, clique em cima no nome da cidade escolhida, e depois de abrir a página, clique em “participar do grupo”.

Leia Também:  Paraná Clube perde para o Criciúma e volta para a ZR da Série C

São todos grupos exclusivamente de fotos e vídeos antigos, não possibilitando a publicação de temas como política, religião, comercial, e outros assuntos fora do objetivo principal.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CURIOSIDADES

GERALExtrato de alecrim pode ser usado no combate ao mosquito da dengue; veja como fazer

Publicados

em

Por

Mais um aliado contra o mosquito! Uma pesquisa recente descobriu que o alecrim pode ser uma arma poderosa no combate a dengue. O estudo foi realizado pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB) e diz que a aplicação de uma colher de chá de extrato de alecrim em um litro de álcool 96º pode ser uma alternativa eficiente e sustentável para controlar as larvas do mosquito Aedes aegypti.

Os resultados do estudo foram promissores: o extrato de alecrim se mostrou mais eficiente que a água sanitária na eliminação das larvas do Aedes aegypti, com uma taxa de mortalidade de 85% em comparação aos 78% do controle convencional.

Isso ocorre porque o alecrim possui compostos fenólicos em sua composição, que são conhecidos por suas propriedades larvicidas. Esse método de controle do mosquito da dengue pode ser aplicado de forma doméstica, sendo uma opção natural e de baixo custo.

Passo a passo de como fazer em casa

Primeiro, você vai adicionar 25g de alecrim a 100ml de álcool 96°. Feche bem o frasco e coloque-o em um local fresco e escuro.

Leia Também:  Paraná Clube vence Guarani e retoma liderança da Série B

Você pode até cobrir com papel alumínio para não deixar a luz entrar. Deixe a mistura agir por uma semana. Passado o período de infusão, coe o líquido usando um filtro de café ou uma peneira fina para separar as folhas do extrato.

O próximo passo é colocar o líquido em outro recipiente e cobrir com papel filme. Faça alguns furinhos para o álcool evaporar. Depois você pode cobrir tudo de novo com o papel alumínio para não passar a luz pra ficar escuro. Espere duas semanas e pronto!

O líquido fica bem verdinho e dura anos. Só tem que guardar embrulhado em um papel alumínio em temperatura ambiente.

Pra usar também não tem segredo! É só aplicar a mistura feita do extrato de alecrim e álcool de farmácia (lembre que tem que ser 96º) nos locais onde há foco de dengue e água parada.

A descoberta foi da estudante de Ciências Biológicas Clerrane Santana, orientada pela Professora Dra. Francislete Melo do CEUB.

E além de contribuir para a redução das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o método também preserva o meio ambiente.

Leia Também:  Animais 3D em tamanho real: Google disponibiliza animação para fotos e vídeos

Com os períodos chuvosos, o Brasil enfrenta um grave problema com as infecções causadas pelo mosquito da dengue.

Com esses dados alarmantes, é importante buscar alternativas sustentáveis e eficientes para combater o Aedes aegypti.

O extrato de alecrim pode ser uma solução viável e acessível para o controle das larvas desse mosquito. Que tal tentar essa receita em casa?

 

foto:tuasaude

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA