ESPORTES
Athletico vence clássico contra o Operário e dorme no G4 da Série B
O Athletico chegou a sete vitórias consecutivas ao vencer o clássico paranaense contra o Operário por 1 a 0, na noite deste sábado (27), pela abertura da 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo no estádio Mario Celso Petraglia, em Curitiba, o Furacão entra no G4.
Empurrado por mais de 30 mil torcedores, o Athletico abriu o placar logo aos 8’: Patrick fez ótima jogada pela esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Benavídez. Livre de marcação, o lateral testou firme para anotar o gol do jogo.
O Furacão seguiu mais agudo e ainda balançou as redes com Leozinho, de voleio, em nova construção pelo setor esquerdo, mas o lance foi anulado pelo VAR por impedimento.
Na etapa final, o Fantasma, que não perdia há sete jogos, passou a ter maior posse de bola e tentou o empate, mas todas as investidas pararam na forte marcação e no goleiro Santos.
Odair Hellmann comanda remontada histórica
Sob o comando do técnico Odair Hellmann, o Athletico, que se aproximou da zona de rebaixamento no primeiro turno da Série B, emplaca uma ascensão meteórica e entra no G4 na reta final da competição.
Restando nove rodadas para o encerramento do campeonato, o Furacão chega aos 48 pontos e assume a 3ª colocação, até então do rival Coritiba.
A equipe ainda pode ser ultrapassada pelo Coxa e também pelo Novorizontino, que ainda jogam no complemento da rodada. Já o Fantasma estaciona no meio da tabela, com 39 pontos, e vê o sonho do acesso cada vez mais distante.
O Criciúma lidera a Bezona, com 49 pontos.
O próximo desafio do Athletico será o Atlético-GO, no outro domingo (5), às 20h30, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. No mesmo dia, às 16h, o Operário recebe a equipe do Remo no Germano Krüger, em Ponta Grossa.
PARANÁ PORTAL Foto: Geraldo Bubniak/AGB Rafael Nascimento
ESPORTES
Athletico enfrenta a Ferroviária em jogo que pode definir acesso à Série A
O Athletico enfrenta a Ferroviária neste domingo (16), às 16h30, em Araraquara, em um jogo que pode definir o acesso do Furacão. Para isso, o Athletico precisa vencer.
O Athletico vem embalado nesta reta final de campeonato, com três vitórias consecutivas e quatro jogos sem levar gols, o que mostra uma evolução defensiva. A zaga athleticana é atualmente a quarta melhor do sistema defensivo do returno da Série B.
O Rubro-Negro também tem a melhor campanha do returno, com 34 pontos conquistados em 17 jogos, além de possuir o melhor ataque da competição ao lado da Chapecoense — ambos com 50 gols marcados.

A Ferroviária não fica muito atrás no setor ofensivo. O time paulista tem a sétima melhor campanha, com 41 gols marcados, destaque para o atacante Carlão, vice-artilheiro da competição com 13 gols, um a menos que o artilheiro Pedro Rocha.
O time de Araraquara ocupa a 17ª colocação, com 40 pontos, empatado com o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Precisa vencer as duas últimas partidas e torcer por um tropeço do Atletic para escapar da queda à Série C.
Defensivamente, porém, a Ferroviária vive momento complicado: é a quarta pior defesa da competição, com 48 gols sofridos. Outro ponto negativo é o desempenho como mandante. Em Araraquara, o time conquistou apenas 21 pontos — quatro vitórias e nove empates —, a terceira pior campanha como dono da casa.
Retrospecto do confronto
As equipes se enfrentaram três vezes: duas pelo Brasileirão, ambas terminando empatadas, e uma pela Série B deste ano, que também terminou em 1 a 1. Stiven Mendoza marcou para o Rubro-Negro, enquanto Juninho anotou de pênalti para a Ferroviária.
Como vem a Ferroviária
A Ferroviária demitiu o técnico Claudinei Oliveira após a derrota para o Atletic no último sábado. Com isso, quem assume a equipe nesta reta final é o auxiliar Daniel Azambuja.
Azambuja tem apenas um desfalque para o duelo contra o Athletico: o ponta Vitor Barreto cumpre suspensão automática e está fora. Em compensação, o lateral-esquerdo Zé Mário retorna após suspensão e deve ser opção.
A Ferroviária conta ainda com dois velhos conhecidos do Athletico:
– Ronaldo Alves, zagueiro de 36 anos, revelado no Rubro-Negro em 2009, quando atuou em cinco jogos antes de seguir para o Internacional;
– Tarick, volante revelado pelo Athletico, que atuou no Paranaense de 2014 com os aspirantes e está emprestado pela Ferroviária.
Provável escalação da Ferroviária:
Denis Júnior; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Maycon e Zé Mário; Ricardinho, Alencar e Netinho; Juninho, Carlão e Fábio Fau.
Técnico: Daniel Azambuja.
Como vem o Athletico
O técnico Odair Hellmann deve ter apenas uma dúvida para o confronto: Leozinho e Patrick disputam vaga no time titular. Além disso, o meia Dudu é dúvida — está em transição, mas ainda não treina com bola.
Provável Athletico:
Santos; Benavidez, Terans, Arthur Dias e Léo Derick; Felipinho, Patrick, Zapelli, Julimar, Mendoza e Viveros.
Técnico: Odair Hellmann.
Ingressos e curiosidades
O Athletico pode repetir um feito de 30 anos atrás: em 1995, conquistou o acesso antecipado, também duas rodadas antes do fim, ao vencer o Mogi Mirim por 1 a 0 no estádio Wilson de Barros, com gol de Paulo Rink. Na época, o formato era de quadrangular final.
O clube terá 27 ônibus rumo a Araraquara, financiados pelo próprio Athletico. O valor da caravana é de R$ 90, e serão disponibilizados 1.800 ingressos para os torcedores rubro-negros.
Já a Ferroviária informou que disponibilizará 7.650 ingressos para sua torcida. O grupo Nosso Athletico, organização independente representada pelo conselheiro Fernando Azevedo, negocia com a diretoria da Ferrinha a liberação de mais ingressos para a torcida rubro-negra.
Bernardo Bittencourt, especial Paraná Portal
Foto: Geraldo Bubniak/AGB
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ9 horas atrásEstado inicia pagamentos do auxílio de R$ 1 mil para moradores de Rio Bonito do Iguaçu
-
REGIONAIS9 horas atrásAmbulância do Samu de Goioerê tomba após colisão com SUV em Maringá
-
REGIONAIS9 horas atrásCAMPO MOURÃO – Homem com longa ficha criminal é morto a tiros
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ9 horas atrásApós tornado, 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu já receberam cobertura
-
QUARTO CENTENÁRIO6 dias atrásSucesso na 6ª Etapa da Copa Noroeste de Velocross em Quarto Centenário
-
ESPORTES9 horas atrásAthletico enfrenta a Ferroviária em jogo que pode definir acesso à Série A
-
REGIONAIS6 dias atrásPRF apreende quase 20 kg de cocaína que seria entregue em CM
-
QUARTO CENTENÁRIO6 dias atrásTerça e Quarta Verde com muitas ofertas e produtos fresquinhos no Supermercado Paschoal

