NOTÍCIAS DO BRASIL
FHC e Lula assinam nota conjunta em defesa da Argentina contra iniciativas do governo Bolsonaro

Os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso e Lula assinaram uma nota em conjunto para apoiar o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que resiste a reduções tarifárias unilaterais no âmbito do Mercosul.
“Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea”, afirma a nota
No mês passado, os dois se reuniram na casa do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim e posaram de mãos dadas para uma fotografia histórica.
Na questão do Mercosul, os dois apoiam Fernández contra a posição do ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem defendido uma redução de tarifas no âmbito do bloco.
Os argentinos defendem percentuais menores de reajuste e querem que ela incida principalmente em bens intermediários -produtos finais teriam as tarifas na sua maioria preservada.
O governo Jair Bolsonaro considera a proposição argentina pouco ambiciosa e mais uma mostra da linha protecionista do presidente Alberto Fernández.
Buenos Aires, por sua vez, acha que o corte defendido por Guedes é profundo e amplo demais, constituindo um risco para a indústria do país.


NOTÍCIAS DO BRASIL
Senado aprova redução da idade mínima para laqueadura

O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei (PL) 1.941/2022 que reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a que a mulher opte pela esterilização voluntária. Além disso, o texto retira a obrigatoriedade do consentimento expresso dos cônjuges para realização da esterilização. O projeto teve origem na Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial.
O projeto torna obrigatória a disponibilização de quaisquer métodos e técnicas de contracepção previstas em lei, reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização de esterilização voluntária em mulheres e homens, com capacidade civil plena; além de permitir a laqueadura da mulher durante o período do parto.
O texto aprovado hoje derruba a obrigatoriedade de autorização expressa do cônjuge para esterilização que estava prevista em lei de 1996. “Reconhecemos que facilitar o acesso da população aos métodos contraceptivos é uma forma de garantir os direitos à vida, à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão; ao trabalho e à educação”, disse a relatora do projeto, senadora Nilda Gondim (MDB-PB), em seu parecer.
-
QUARTO CENTENÁRIO4 dias atrás
Confira a previsão do tempo para a semana em Quarto Centenário.
-
REGIONAIS4 dias atrás
Show com o cantor Leonardo promete lotar Expo-Goio nesta segunda
-
REGIONAIS4 dias atrás
Polícia apreende carro com eletrônicos entre Goioerê e Janiópolis
-
REGIONAIS4 dias atrás
REGIÃO DE PARANAVAÍ -Duas pessoas morrem em colisão entre Gol e Camioneta no interior do Paraná
-
REGIONAIS4 dias atrás
Governador sancionou Lei de Utilidade Pública do Cristma
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ1 dia atrás
Grave acidente na BR 277 deixa bebê morto e vítimas em estado grave
-
ESPORTES1 dia atrás
Com dois a menos, Palmeiras segura empate e se classifica nos pênaltis
-
NOTÍCIAS DO BRASIL1 dia atrás
Senado aprova redução da idade mínima para laqueadura