NOTÍCIAS DO PARANÁ
21 municípios do Paraná recebem vacinas da Pfizer; veja a quantidade de cada cidade
O governo do Paraná distribui 37.440 doses da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, a 21 municípios, nesta segunda-feira, com o objetivo de descentralizar a vacinação. Dessas cidades, 12 receberão o imunizante desenvolvido pela Pfizer em parceria com a BioNTech pela primeira vez.
Até esta segunda-feira (31), o Paraná aplicou 3.685.095 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 2.512.993 são primeiras doses, o que corresponde a 52,2% das 4.812.142 pessoas estimadas nos 28 grupos prioritários e a 22,53% da população paranaense. Os dados estão no Vacinômetro.
Quatro regionais recebem os lotes por via terrestre, saindo do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar): Curitiba e RMC, Ponta Grossa, União da Vitória e Telêmaco Borba.
As demais regionais receberão as doses por via aérea, partindo do Aeroporto Bacacheri. São elas Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
MUNICÍPIOS DO PARANÁ QUE RECEBEM VACINA DA PFIZER HOJE
A vacina da Pfizer vai chegar a 17 das 22 Regionais de Saúde do Paraná.
- Apucarana – 1.170 doses
- Araucária – 1.170 doses
- Bandeirantes – 1.170 doses
- Cascavel – 1.170 doses
- Campo Largo – 1.170 doses
- Campo Mourão – 1.170 doses
- Curitiba – 7.020 doses
- Francisco Beltrão – 1.170 doses
- Foz do Iguaçu – 1.170 doses
- Guarapuava – 1.170 doses
- Jacarezinho – 1.170 doses
- Londrina – 3.510 doses
- Maringá – 3.510 doses
- Paranavaí – 1.170 doses
- Pato Branco – 1.170 doses
- Ponta Grossa – 3.510 doses
- Santo Antônio da Platina – 1.170 doses
- Telêmaco Borba – 1.170 doses
- Toledo – 1.170 doses
- Umuarama – 1.170 doses
- União da Vitória – 1.170 doses
As doses integram a 21ª remessa de vacinas do Ministério da Saúde, e são destinadas aos grupos prioritários de comorbidades e pessoas com deficiência.
“Nossas equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição de vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentraliza as doses para o maior número de cidades possível. Graças à estrutura organizada e robusta do Paraná, temos conseguido distribuir cada vez mais doses para diferentes municípios do Estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
LOGÍSTICA DA VACINA DA PFIZER É MAIS COMPLEXA
A distribuição dos imunizantes da Pfizer/BioNTech é mais limitada por conta de suas especificidades técnicas para armazenamento. Para ser guardado por até seis meses, ele deve estar resfriado a -70°C, temperatura atingida apenas por freezers de alta performance.
A vacina tem validade de 31 dias de 2ºC a 8ºC – mesma temperatura das demais vacinas -, o que cria uma janela de tempo para sua distribuição e aplicação em locais que não possuam os freezers ultracongelantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na sexta-feira (28) as novas condições de conservação e armazenamento para a vacina. A orientação anterior era de cinco dias.
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Alexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
O deputado estadual Alexandre Curi (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (25) que sua pré-candidatura ao Senado está baseada na defesa dos interesses do Paraná em Brasília, na busca por mais investimentos federais e na aproximação permanente com prefeitos, lideranças regionais e a população. Ele também falou sobre a proposição de soluções para o desenvolvimento do País.
Durante entrevista à Rádio Educadora FM, de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, Alexandre Curi reforçou o compromisso de fortalecer a representação paranaense no Senado Federal. “Quem conhece a minha vida pública sabe que sou um político presente e resolutivo. Em Brasília, quero ser a voz dos prefeitos e das pessoas”, afirmou. “Não existe desenvolvimento sem diálogo, articulação e presença política”.
Segundo Curi, o Paraná precisa voltar a ter protagonismo em Brasília, com representantes que conheçam as diferentes regiões do Estado e estejam conectados às demandas dos municípios. “O senador precisa estar próximo dos prefeitos, das cooperativas, do setor produtivo e das pessoas”, destacou. Entre as prioridades defendidas por ele estão investimentos em infraestrutura rodoviária e ferroviária, fortalecimento da saúde e apoio ao agronegócio paranaense.
Novo Pacto Federativo
Alexandre Curi também defendeu um novo Pacto Federativo, com mais autonomia para estados e municípios e uma distribuição mais equilibrada dos recursos públicos. “O desenvolvimento acontece nas cidades. É nos municípios que as pessoas vivem, trabalham e precisam de políticas públicas eficientes”, observou. “Quem sabe o que uma cidade precisa é quem vive nela”.
Polarização – Ao comentar o cenário nacional, o deputado criticou a polarização política e afirmou que o País precisa retomar o debate sobre temas estruturantes. “O Brasil precisava discutir segurança pública, infraestrutura, competitividade e crescimento econômico. Também precisamos de uma regulamentação equilibrada da reforma tributária, que não prejudique o agronegócio, o setor produtivo e as cooperativas do Paraná”, disse.
Para Alexandre Curi, a disputa ideológica tem afastado o foco das questões mais importantes para a população. “Infelizmente, o que vemos hoje é uma polarização permanente, em que um lado tenta destruir o outro, enquanto temas essenciais para o desenvolvimento nacional deixam de ser prioridade”, afirmou.
Ele concluiu defendendo mais estabilidade institucional e planejamento de longo prazo. “Quem empreende, trabalha e gera empregos quer segurança jurídica, previsibilidade e políticas públicas eficientes. O Brasil precisa voltar a pensar no futuro e planejar o desenvolvimento das próximas décadas”, concluiu.
PARANÁ PORTAL – Foto/Rogério Machado
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásParaná reduz número de homicídios em 26,4% na última década, aponta Atlas da Violência
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásAlexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
-
NOTÍCIAS DO BRASIL3 dias atrásCanetas para emagrecer mudam carrinho de compras e aceleram corrida da indústria por alimentos saudáveis
-
REGIONAIS3 dias atrásCRUZEIRO DO OESTE – Câmara aceita denuncia e prefeito da região pode ser cassado
-
REGIONAIS3 dias atrásUBIRATÃ – Jovem de 18 anos morre em confronto com a PM
-
ESPORTES3 dias atrásCoritiba vira contra o Bahia no Couto Pereira e entra na briga pelo G6
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásMunicípio de Quarto Centenário realizou vacinação contra a raiva em cães e gatos


