NOTÍCIAS DO PARANÁ
Após denúncia do IAT, PCPR prende engenheira por fraudes em licenciamentos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente nesta quarta-feira (1º) uma engenheira ambiental, de 40 anos, durante uma operação em combate a fraudes em licenciamentos ambientais no Paraná. A investigação teve início após auditorias internas e denúncias feitas pelo Instituto Água e Terra (IAT) sobre informações registradas pela engenheira no sistema informatizado de licenciamento ambiental órgão com o intuito de viabilizar dispensas.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva pelos crimes de falsificação de documento público, inserção de dados falsos em sistema de informação, desmatamento da Mata Atlântica e fraude em licenciamento ambiental. As diligências contaram com o apoio da Polícia Científica do Paraná.
A diretora de Licenciamento e Outorga do IAT, Ivonete Coelho da Silva Chaves, explicou como a fraude era praticada. “Ela apresentava laudos falsos e documentos de pessoas já falecidas para tirar proveito, enganar. Indicava que fariam uma obra de paisagismo para conseguir a dispensa do licenciamento, mas, na verdade, desmatavam em áreas de proteção ambiental”, disse.
A partir da notificação sobre as fraudes, a PCPR iniciou as diligências e identificou que mais de 230 licenciamentos ambientais foram obtidos de forma irregular nos últimos cinco anos.
Segundo o delegado Guilherme Dias, os licenciamentos fraudados possibilitaram a construção de condomínios em áreas de proteção ambiental, o transporte e descarte ilegal de resíduos e o desmatamento de áreas superiores a 300 mil metros quadrados. “Também foram identificados empreendimentos em reservas hídricas que colocariam em risco nascentes e o abastecimento de água da região de Curitiba”, explicou.
A estimativa é de que a investigada, que atuava em um escritório privado, tenha obtido cerca de R$ 2 milhões com as fraudes. Ela responderá civil e criminalmente pelos crimes ambientais, o que vale também para os proprietários das áreas, que ficam obrigados a regenerar todos os danos. A engenheira foi encaminhada ao sistema penitenciário.
AEN
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Após tornado, 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu já receberam cobertura
Cerca de 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, já receberam cobertura. A estimativa foi feita pelo Corpo de Bombeiros durante um sobrevoo realizado na sexta-feira (14), que permitiu avaliar o avanço das ações de reconstrução após o desastre ocorrido no último dia 7.
De acordo com o primeiro-tenente Pedro Pierdoná, o município alcança um estágio considerado avançado de recuperação, especialmente porque os trabalhos se concentram há apenas quatro dias. “Esse percentual vale tanto para a área urbana quanto para a rural. Nos próximos dias, nosso esforço será direcionado às casas que foram totalmente destruídas”, afirmou.
Para acelerar ainda mais a reconstrução, cerca de 60 toneladas de telhas serão entregues neste sábado (15) pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Desde o dia do tornado, o Governo do Estado já destinou mais de 10 mil telhas ao município. “O trabalho da Defesa Civil conta com equipes formadas por voluntários, que realizam a entrega dos materiais diretamente nas residências, garantindo agilidade e atendendo o maior número de pessoas possível”, explicou o capitão Edimar Penteado.
DOAÇÕES — O Corpo de Bombeiros reforça o pedido de doações de materiais de construção, como areia, pedras, madeira e telhas. Os donativos devem ser entregues no Centro de Eventos de Rio Bonito do Iguaçu, na entrada da cidade. “Lá, nossa equipe realiza o cadastro e organiza a distribuição às famílias”, explicou o capitão Penteado.
FONTE AEN Foto: Ricardo Ribeiro/AEN
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ15 horas atrásEstado inicia pagamentos do auxílio de R$ 1 mil para moradores de Rio Bonito do Iguaçu
-
REGIONAIS15 horas atrásAmbulância do Samu de Goioerê tomba após colisão com SUV em Maringá
-
REGIONAIS15 horas atrásCAMPO MOURÃO – Homem com longa ficha criminal é morto a tiros
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ15 horas atrásApós tornado, 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu já receberam cobertura
-
QUARTO CENTENÁRIO7 dias atrásSucesso na 6ª Etapa da Copa Noroeste de Velocross em Quarto Centenário
-
REGIONAIS7 dias atrásPRF apreende quase 20 kg de cocaína que seria entregue em CM
-
QUARTO CENTENÁRIO7 dias atrásTerça e Quarta Verde com muitas ofertas e produtos fresquinhos no Supermercado Paschoal
-
ESPORTES15 horas atrásAthletico enfrenta a Ferroviária em jogo que pode definir acesso à Série A

