NOTÍCIAS DO PARANÁ
Paraná abre Mês da Mulher com palestra de Hortência
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, promove, no dia 3 de março (terça-feira), no Teatro Guaíra, o evento “Paraná Unido Pelas Mulheres – As Protagonistas”, que marca a abertura oficial das celebrações do Mês da Mulher. O objetivo é reunir, aproximadamente, 2.500 mulheres de todas as regiões do Estado em uma agenda voltada à valorização, representatividade e fortalecimento da liderança feminina. Durante o evento, acontecerá o lançamento da terceira temporada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres.
Um dos destaques da programação é a palestra magna da ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Hortência Marcari, referência de liderança, superação e protagonismo feminino. No período da tarde, o evento contará, ainda, com apresentações culturais e uma palestra sobre Inteligência Artificial. Às 19h ocorre a abertura solene, com frente de honra, entrega de selos ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres, reconhecimentos públicos e o lançamento da 3ª temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres.
A secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte, afirma que o evento simboliza união e protagonismo feminino em todo o Paraná. “É um momento de celebração, mas também de mobilização. O Paraná reafirma seu compromisso com políticas públicas que garantam mais oportunidades, proteção e voz ativa para as mulheres, reconhecendo sua força e seu papel estratégico no desenvolvimento do Estado”, diz.
O impacto do protagonismo feminino no crescimento econômico e social é ressaltado pela diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi, Mariana Neris. “Fortalecer a liderança feminina é investir no futuro. Quando ampliamos a participação das mulheres, impulsionamos inovação, desenvolvimento e transformação social. Este evento mostra que o Paraná está unido para valorizar e impulsionar suas protagonistas”, afirma.
CARAVANA
Em 2023 e 2024, o Paraná realizou duas edições do programa Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, consolidando avanços na rede de proteção e nas políticas públicas voltadas a essa população. Um dos resultados diretos das duas edições foi o fortalecimento institucional nos municípios. Atualmente, o Paraná possui 215 cidades com Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e 71 com Organismos de Políticas para Mulheres (OPM). Antes das caravanas eram apenas 17 municípios com OPM e 64 com conselhos.
Durante o evento, também será realizada uma feira de serviços, com atividades e atendimentos oferecidos pelos parceiros, voltados à orientação, acesso a direitos, oportunidades e fortalecimento das mulheres.
Serviço:
Evento de abertura das Celebrações do Mês da Mulher – Paraná Unido Pelas Mulheres: As Protagonistas
Data: 03 de março de 2026
Horário: a partir das 13h, para participação integral, ou a partir das 19h, para participação apenas no período noturno
Local: Teatro Guaíra – Curitiba
Inscrições: podem ser feitas pela plataforma Sympla, para participação integral ou apenas na programação noturna, mediante preenchimento do formulário.
PARANA PORTAL
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Projeto do Sicredi doa mais de 500 lençóis à Santa Casa de Ubiratã
A Santa Casa de Ubiratã (PR) recebeu mais 250 lençóis por meio de uma nova etapa do projeto Abraço em Forma de Lençol, liderado pelo Comitê Mulher com apoio do Comitê Jovem e da agência Sicredi do município. Com a entrega, a mobilização ultrapassa a marca de 500 peças destinadas ao hospital neste ano.
A ideia surgiu a partir de uma necessidade recorrente enfrentada por hospitais. As lavagens frequentes em altas temperaturas, essenciais para garantir a higiene e a segurança dos pacientes, aceleram o desgaste dos lençóis e tornam necessária a reposição periódica desse material. Para contribuir com essa realidade, voluntários uniram esforços na arrecadação de recursos e na confecção das peças. O engajamento coletivo permitiu atender uma demanda da Santa Casa e fortalecer os laços de cooperação e solidariedade.
O gerente da agência Sicredi de Ubiratã (PR), Maikon Messias, destaca o comprometimento dos participantes e a continuidade da mobilização. “Esta é a segunda etapa do projeto e, mais uma vez, os integrantes dos comitês demonstraram sensibilidade às necessidades da comunidade. Cada contribuição foi importante para alcançarmos esse resultado. Saber que esses lençóis vão proporcionar mais conforto aos pacientes da Santa Casa é motivo de satisfação para todos que participaram da ação”.
Representante da Santa Casa, José Sebastião agradeceu a doação e ressaltou sua importância para o dia a dia do hospital. Segundo ele, os novos lençóis contribuirão para oferecer mais conforto aos pacientes e auxiliarão no atendimento das necessidades da entidade.
Valores de cooperação, voluntariado e cuidado com as pessoas
O Comitê Mulher tem como propósito fortalecer a liderança feminina, incentivar o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão da cooperativa e contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Já o Comitê Jovem estimula a participação dos jovens no cooperativismo, prepara futuras lideranças e incentiva o engajamento em iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional.
A ação está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os relacionados à saúde e bem-Estar (ODS 3) e a parcerias e meios de implementação (ODS 17), ao apoiar uma instituição de saúde por meio da mobilização da comunidade.
Patricia Monte/ Assessora de Comunicação e Marketing
-
REGIONAIS3 dias atrásSicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores
-
REGIONAIS3 dias atrásAdvogado morre em desabamento de quadra em Umuarama
-
REGIONAIS3 dias atrásVeículo é abordado com cigarros escondidos em meio a carga de frango congelado
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásQuarto Centenário recebe Kit Nascer Bem Paraná do Governo do Estado
-
REGIONAIS3 dias atrásMorre em São Paulo o ex-vice-prefeito e pioneiro de Goioerê Ernani Leite
-
QUARTO CENTENÁRIO2 dias atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta quinta-feira (01/10)


