NOTÍCIAS DO PARANÁ

Paraná: taxa de transmissão chega ao menor índice do ano; ocupação das UTIs diminui para 81%

Publicados

em

A taxa de reprodução (Rt) do coronavírus chegou ao menor índice do ano no Paraná nesta segunda-feira (12), segundo a plataforma Loft.Science, que mede, em todo o País, o número médio de contágios causados por uma pessoa infectada. O Rt médio do Paraná está em 0,70 – o mais baixo entre todas as unidades da federação. Isso significa que cada 100 pessoas com Covid-19 podem contaminar outras 70, o que mostra que há remissão da pandemia no Estado.O Rt indica a média de pessoas que serão infectadas pelo Sars-CoV-2 a partir de uma pessoa doente. Quando o Rt for igual a 1, a doença está estável. Quando é maior, há um crescimento no número de casos. Quando a taxa está abaixo de 1, há redução nos contágios. Segundo a plataforma, que atualiza os dados diariamente, a taxa no Estado varia de 0,64 a 0,74.

Desde o último pico, em 24 de junho, quando o Rt do Paraná estava em 1,48 (cada 100 pessoas contaminavam outras 148), a transmissão no Estado só reduziu, e desde 1 de julho está abaixo de 1. No Brasil, o Rt médio nesta segunda-feira era de 0,83, com todos os estados com índice igual ou abaixo de 1.

“É uma amostra de que as medidas de controle que ainda adotamos a nível estadual e os municípios impõem localmente funcionam, além do aumento da vacinação, que tem melhorado todos os indicadores da pandemia. Aos poucos começamos a ver um cenário mais equilibrado e com tendência de queda”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Precisamos imunizar o máximo de paranaenses e manter as regras básicas de convívio social da pandemia. Só assim, coletivamente, vamos vencer a doença”.

Leia Também:  SUDOESTE DO PARANÁ - Filha mata o pai durante briga dentro de casa no Paraná

Mais indicadores também demonstram que há uma tendência de arrefecimento da pandemia de Covid-19 no Estado. Outra plataforma que mede a taxa Rt, com dados compilados pelo Laboratório de Estatística e GeoInformação da Universidade Federal do Paraná (LEG/UFPR), mostra que, ao longo da última semana, o Paraná chegou aos menores índices desde o início da pandemia, em março de 2020.

O menor valor registrado na plataforma foi na quarta-feira (7), quando o Rt chegou a 0,50, sendo que a taxa ficou na casa dos 0,5 nos últimos dias. Nesta segunda-feira, o índice Rt estava em 0,62.

UTI

Ao mesmo tempo houve a redução na taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que atendem exclusivamente pacientes com Covid-19. Nesta segunda-feira, o índice de ocupação das UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 81%, a mais baixa desde 14 de fevereiro, período em que uma nova onda da doença iniciou no Estado. Faz exatamente uma semana que essa taxa é menor que 90%.

De acordo com a Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde, o sistema hospitalar do Paraná conta com 2.011 leitos de UTI Covid adulto e pediátrica, sendo que 1.621 estão ocupados e 390 livres. Somente entre as UTI adulto, são 1.989 existentes, com 1.613 ocupadas e 376 livres.

Leia Também:  Acidente com caminhão dos Correios mata motorista

Levando em conta todos os leitos disponíveis para os pacientes da doença, incluindo também os clínicos, a taxa de ocupação no Estado é de 63%. Dos 4.775 existentes, 2.990 estão ocupados e 1.785 livres. Já o índice de ocupação dos leitos de enfermaria está em 50% – dos 2.764 disponíveis, 1.369 estão sendo usados e 1.395 estão desocupados.

As macrorregiões Leste e Oeste têm a menor taxa de ocupação de UTIs: 79%. A primeira reúne as Regionais de Saúde de Paranaguá, Metropolitana (Curitiba), Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba e conta com 1.053 leitos, dos quais 223 estão livres. Na Norte (Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ivaiporã), são 315 leitos disponíveis, com 67 desocupados.

Na macrorregião Noroeste (Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Maringá), a taxa de ocupação é de 82%; e na Oeste (Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo), de 86%.

Agência Estadual de Notícias

Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Federação União Progressista oficializa apoio às candidaturas de Sandro Alex e Alexandre Curi ao Senado

Publicados

em

Por

A Federação União Progressista (UP) oficializou, nesta quarta-feira (22), o apoio às candidaturas de Sandro Alex (PSD) ao Governo do Paraná e de Alexandre Curi (Republicanos) ao Senado. O anúncio foi realizado na sede do Progressistas, em Curitiba, com a presença dos dois candidatos, do governador Ratinho Júnior (PSD) e de deputados e lideranças das legendas.

A presidente estadual do Progressistas, deputada estadual Maria Victoria, afirmou que o apoio consolida uma aliança para garantir os avanços alcançados pelo Estado do Paraná nos últimos anos.

“O Progressistas já havia definido o apoio ao senador Alexandre Curi. E hoje confirmamos que estaremos juntos do Sandro Alex ao Governo do Estado. Ele foi responsável pelas grandes obras de infraestrutura que estão levando desenvolvimento econômico e social a todas as regiões. Precisamos da continuidade desse olhar para as grandes obras, mas também para os pequenos municípios”, disse a deputada.

O Progressistas indicou o nome do deputado Nelson Padovani para a suplência de Alexandre Curi.

O presidente do União Brasil, delegado Matheus Laiola, destacou que a aliança é fundamental para o futuro do Estado.

Leia Também:  Faleceu Thiago Henrique, 23 anos, vítima de acidente em Moreira Sales

“O União Brasil sempre esteve ao lado do governador Ratinho Junior e entendemos que o excelente trabalho que vem sendo feito no Paraná precisa continuar. Como delegado de polícia e servidor público, vejo claramente o salto que demos na Segurança Pública e na Causa Animal durante essa gestão. Chegamos para somar como um time único. Com Sandro Alex para o Governo e Alexandre Curi para o Senado, vamos avançar ainda mais e consolidar o Paraná como grande referência para o Brasil”.

O pré-candidato ao Governo, Sandro Alex, agradeceu o apoio e destacou a força da Federação na Câmara, na Assembleia e nos municípios.

“Estamos falando do apoio de dois partidos de grande musculatura em todos os municípios do estado. Uma grande bancada na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Deputados que foram decisivos no apoio aos projetos que o governador encaminhou ao longo de toda a sua gestão, com grandes prefeitos, vereadores e lideranças construíram a história e governaram com o Ratinho Junior”

“Esses partidos foram muito importantes para aprovar projetos de interesse da população paranaense e para construirmos essa harmonia entre os poderes, o que trouxe uma paz política ao Paraná e permitiu essa grande transformação do Estado”, afirmou o pré-candidato ao Senado, Alexandre Curi

Leia Também:  Detran lança e-book para explicar as principais mudanças no Código de Trânsito

FORÇA POLÍTICA- O deputado federal Ricardo Barros, que faz parte da executiva nacional destacou a força política da Federação no Paraná.

“A Federação é o maior partido do Brasil. Nós temos aqui no Paraná praticamente 100 prefeitos eleitos, temos dez dos trinta deputados federais do Paraná, cinco deputados estaduais e mais de quatro mil vereadores. É uma grande força política. Nós esperamos que essa força possa resultar numa vitória pras eleições agora em 2026 para seguirmos ajudando o Paraná a ser um Estado cada vez melhor.”

O governador Ratinho Junior agradeceu o apoio dos partidos que formam Federação durante os oito anos do governo.

“Quero agradecer a Federação pela confiança e por entenderem que o Paraná precisa dessa continuidade e de paz. Esse bom momento foi construído por esse time que trabalha unido.”, pontuou.

PARANA PORTAL

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA