NOTÍCIAS DO PARANÁ

Estado reforça convocação de profissionais de saúde para vacinação contra dengue

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça o chamado para que os profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) busquem a imunização contra a dengue nos 399 municípios do Paraná. As 31.500 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan já foram totalmente distribuídas às 22 Regionais de Saúde e estão disponíveis para aplicação. O imunizante, 100% nacional e de dose única, é uma das principais estratégias para proteger quem atua na linha de frente do atendimento à população.

Nesta etapa prioritária, o público-alvo foca em vacinadores, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O quantitativo atual atende a cerca de 51% dos 61.486 profissionais previstos em levantamento estadual. Até o momento, ainda não há uma nova data de entrega de doses pelo Ministério da Saúde (MS) ao Estado.

O Paraná já realiza a vacinação de jovens de 10 a 14 anos com o imunizante do laboratório Takeda, e a chegada das doses do Butantan permitiu ampliar a proteção para a faixa etária de 15 a 59 anos dentro dos grupos prioritários.

Leia Também:  Garota ateia fogo em carro do Conselho Tutelar no Paraná

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca a importância da agilidade na ponta e a necessidade de manter o alerta máximo. “As doses já foram entregues às nossas Regionais e os municípios estão devidamente orientados. É fundamental que os profissionais busquem a vacinação agora, garantindo sua proteção pessoal e a continuidade dos serviços”, afirmou.

“A vacina é uma ferramenta fundamental, mas não substitui o combate ao mosquito no dia a dia. Como ainda não temos uma previsão de novas remessas por parte do Ministério da Saúde, cada dose aplicada neste momento é um passo estratégico para preservar nossa rede de atendimento”, acrescentou o secretário.

CUIDADOS – Além da imunização, a Sesa reforça que o enfrentamento à dengue exige uma força-tarefa contínua na eliminação de criadouros. Mesmo com a proteção vacinal, que abrange os quatro sorotipos da doença (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), as medidas de controle do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidas rigorosamente.

A orientação é para que a população mantenha a limpeza constante de quintais, calhas e recipientes que possam acumular água, além do uso de repelentes e a atenção redobrada aos primeiros sintomas, como febre alta e dores articulares.

Leia Também:  Aumentam desligamentos de energia por objetos estranhos

VACINA – A nova vacina do Butantan utiliza tecnologia de vírus atenuados e faz parte de uma estratégia integrada de vigilância epidemiológica do Governo do Estado. Com as equipes das 22 Regionais já capacitadas para esta etapa, o Paraná busca consolidar a barreira imunológica entre os trabalhadores da saúde enquanto aguarda novas diretrizes e remessas de doses do governo federal para a ampliação do público atendido.

NÚMEROS – De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Sesa, o Paraná registra, neste ano, 768 casos confirmados e um óbito. Outros 4.922 diagnósticos suspeitos seguem em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Com IPVA zerado, número de motocicletas cresce 20% em um ano no Paraná

Publicados

em

Por

Um balanço da Receita Estadual do Paraná divulgado nesta segunda-feira (18) aponta que o Estado teve um crescimento de 20% no número total de motocicletas de até 170 cilindradas entre 2025 e 2026. O aumento está diretamente ligado à isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em vigor desde 1º de janeiro do ano passado.

Em 2025, 770 mil veículos seriam tributados com o IPVA e deixaram de pagar o imposto. Em 2026 esse número subiu para 918 mil. De acordo com a Receita Estadual, a economia para os usuários é de R$ 474.

A medida do Governo do Estado foi feita com o objetivo de valorizar profissionais como motoboys e entregadores, que dependem das motos para trabalhar. “São trabalhadores que geram emprego e renda e ajudam nosso Estado a crescer. É uma política de justiça social e tributária que deu muito certo, ampliando o cenário de vendas e negócios”, avalia o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara. “Com a sobra do IPVA esse dinheiro passou para o consumo, fazendo com que a roda da economia continue a girar”.

EMPLACAMENTOS – O crescimento no número de motocicletas isentas acompanha o aumento no número geral de emplacamentos registrado pelo Paraná ao longo do último ano impulsionado pela redução na alíquota geral do IPVA. O corte de 3,5% para 1,9% do valor venal dos veículos vale para automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.

Leia Também:  79% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de empregos nos 5 primeiros meses do ano

Somente nos quatro primeiros meses de 2026, o número de novos veículos registrados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) teve alta de 38,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de 165.659 para 229.400 veículos.

“Esse é um movimento que aguardávamos desde o anúncio da nova legislação tributária. Estamos gerando negócios, estimulando a economia e deixando dinheiro nas mãos das pessoas para reinvestimentos. Esse salto nos emplacamentos é uma mostra de mercado aquecido, o que ajuda a economia do Paraná a continuar em grande ritmo de crescimento”, celebra Ortigara.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA