NOTÍCIAS DO PARANÁ

Gaeco deflagra megaoperação contra o crime organizado, com o cumprimento de 559 mandados no Paraná e mais três estados

Publicados

em

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná deflagrou na manhã desta segunda-feira, 15 de junho, a Operação Panóptico (Convergência Nacional PR-01), com o cumprimento de 304 mandados de prisão e 255 de busca e apreensão em quatro estados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A ação tem por alvo uma organização criminosa de abrangência nacional que atua a partir de presídios.

A operação, decorrente de investigações promovidas pelos dez núcleos do Gaeco no estado, ocorreu em integração com a Secretaria de Segurança do Paraná, com ampla atuação de todas as forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica), e teve a participação de cerca de 1000 policiais de 204 equipes. Parte das buscas (92) e dos mandados de prisão (176) foi cumprida em estabelecimentos prisionais, já que dizem respeito a investigados já encarcerados.

No Paraná, onde se concentra a grande maioria das ordens judiciais, os mandados foram cumpridos em 34 municípios: Astorga, Arapoti, Candói,  Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Irati, Jandaia do Sul, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Manoel Ribas, Maringá, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Paranacity, Piraquara, Ponta Grossa, Porecatu, Prudentópolis, Roncador, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sarandi, Sengés, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória. Além disso, houve cumprimento de mandados em Naviraí (MS), Joinville (SC), Bauru (SP) e Itapecerica da Serra (SP).

Leia Também:  COORDENADOR DE FRENTE PARLAMENTAR DESTACA MOBILIZAÇÃO POR VACINA CONTRA A COVID-19 POR IDADE

O objetivo da operação é responsabilizar o maior número de integrantes da facção criminosa, enfraquecendo sua atuação no estado, arrecadando provas e buscando elucidar outros crimes que estejam sendo praticados. Além disso, as prisões requeridas e decretadas têm o propósito de impedir que as atividades criminosas desses integrantes prossigam.

As investigações vêm sendo desenvolvidas desde o final do ano passado, em todas as regiões do Paraná, com medidas deferidas por órgãos do Poder Judiciário em diversas comarcas do estado.

Panóptico ‒ O nome da operação deriva da palavra “panóptico” (na etimologia grega, “aquilo onde tudo é visto”), que teve seu uso popularizado pelo sociólogo Michel Foucault na obra Vigiar e Punir, para conceituar o sentimento de controle constante a partir de uma estrutura arquitetônica da qual é possível observar de cima uma vasta área, trazendo a percepção de uma vigilância perpétua e onipresente.

GNCOC ‒ A operação se insere nas diretrizes do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O GNCOC congrega o Ministério Público brasileiro e foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), para combater o crime organizado que atinge todo o país. É formado pelos Gaecos de todo o país e trabalha de maneira integrada com as polícias (Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e as receitas estadual e federal, entre outros órgãos.

Leia Também:  Morador de Janiópolis com mandado por estupro é preso em Goioerê
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Veja o resultado da pesquisa IRG para o Governo do Estado

Publicados

em

Por

1° Turno-Cenário Estimulado 01

No primeiro cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor, Sergio Moro aparece com 38,2%, seguido por Requião Filho com 18,6 %. Depois, Sandro Alex fica 14,4% da preferência e em quarto lugar, Rafael Greca tem 11,7%%. Não sabe ou não respondeu representam 10,8% e nenhum, branco ou nulo 4,5%. Em seguida Tony Garcia e Luiz França registram 0,9% da preferência cada.

1° Turno-Cenário Estimulado 02

No segundo cenário estimulado, sem o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (MDB), Sergio Moro com o apoio do pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) tem 39,1%. Em seguida, em segundo lugar, Sandro Alex com o apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) tem 27,5 %. Requião Filho com o apoio do presidente Lula (PT) aparece em terceiro com 20,8%. Não sabe ou não respondeu representam 6,8 % e nenhum/branco/nulo 3,6%. Por fim, Luiz França com o apoio do pré-candidato à Presidência Renan Santos (Missão) tem 1,2 % e Tony Garcia com apoio do pré-candidato Joaquim Barbosa (DC) 1%.

Leia Também:  Polícia apreende 690 kg de maconha dentro de caminhão frigorífico em Goioerê

Cenário Espontâneo

A sondagem traz ainda um cenário espontâneo. Nesse caso, a pergunta foi a seguinte: “Se as eleições para Governador do Paraná fossem hoje, em quem o Sr(a) votaria?“. Não sabe ou não respondeu representam 58,8%. Em seguida, Sergio Moro aparece com 14,4% e Requião Filho com 7,8%. O governador Ratinho Júnior (PSD) tem 7,3% da preferência. Além do mais, Nenhum, Branco ou Nulo aparece com 4,3%. Depois, Sandro Alex tem 4,2%, Rafael Greca 2,3%, o ex-senador Álvaro Dias (MDB) fica com 0,3% da preferência. Na sequência, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (Republicanos) é apontado por 0,2%. Já a deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT), o advogado Luiz França, o deputado federal, Tadeu Veneri (PT) e o empresário Tony Garcia aparecem com 0,1% cada.

2° Turno- Cenário 01 Moro x Requião

O Instituto IRG Pesquisas ainda apresentou ao eleitor o cenário de um eventual segundo turno entre o senador Sergio Moro e o deputado estadual Requião Filho. Nesse caso, também há referência dos paranaenses com os nomes dos pré-candidatos à Presidência, Flávio Bolsonaro e Lula. Sendo assim, Moro venceria as eleições com 54,5% e Requião Filho teria 29%. Nesse contexto, não sabe ou não respondeu representam 9,4% e nenhum, branco ou nulo 7,1%.

Leia Também:  Primavera começa com previsão de frequentes pancadas de chuva

2° Turno- Cenário 02 Moro x Sandro Alex

Em outro cenário de 2°turno, Sergio Moro e o ex-secretário estadual Sandro Alex são testados com seus respectivos apoios de Flávio Bolsonaro e Ratinho Júnior. Moro aparece com 42,5% e Sandro Alex com 38,5%. Por outro lado, não sabe ou não respondeu representam 9,6%, bem como nenhum, branco ou nulo 9,4%.

Dados da Pesquisa

A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas no Paraná. A margem de erro é de 3,1 pontos. O índice de confiança é de 95%. O levantamento esta registrado junto a Justiça Eleitoral sob o número PR-07149 /2026.

 

fonte PARANÁ PORTAL

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA