NOTÍCIAS DO PARANÁ
PMPR retirou quase 24 toneladas de drogas de circulação na fronteira em junho
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) já retirou de circulação 23,9 toneladas de drogas durante operações realizadas em junho, mês que ainda está em andamento. As ações, concentradas principalmente na faixa de fronteira e na região Oeste do Estado, resultaram em um prejuízo estimado de R$ 78,3 milhões às organizações criminosas envolvidas com tráfico internacional, contrabando e descaminho.
O balanço parcial reúne resultados de diferentes unidades da corporação que atuam no enfrentamento aos crimes transfronteiriços, com operações preventivas, abordagens estratégicas e ações baseadas em levantamentos de inteligência para desarticular a atuação de grupos criminosos.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo de Tarso Sanson, a atuação integrada das forças de segurança tem permitido respostas rápidas contra grupos criminosos que tentam utilizar a região de fronteira para movimentar ilícitos.
“Os resultados mostram que o Estado está preparado para esse tipo de situação. O trabalho integrado, aliado à inteligência policial, permite antecipar ações e atuar diretamente contra a estrutura das organizações criminosas”, afirmou. Ele ainda lembrou que em 2026 foram retiradas 156 toneladas de circulação em todo o Paraná.
APREENSÕES
Entre as principais ocorrências do período estão apreensões de 4,4 toneladas de maconha em Guaíra, 2,1 toneladas em Cidade Gaúcha e 1,6 tonelada localizada em um caminhão em Santa Tereza do Oeste.
Além das drogas, as equipes apreenderam armas, veículos, cigarros contrabandeados, eletrônicos e outros materiais ligados a crimes na região Oeste. Até o momento, a PMPR contabiliza 204 prisões, 33 armas de fogo apreendidas, quase 80 mil pacotes de cigarros retirados de circulação e 17 veículos utilizados em atividades criminosas apreendidos ou recuperados.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou o trabalho permanente realizado na região de fronteira e o uso de inteligência para interromper as rotas utilizadas pelo crime organizado. “A presença policial, somada ao uso de inteligência, permite identificar movimentações criminosas e impedir que cargas ilícitas avancem pelo Paraná. É um trabalho contínuo para reduzir a atuação dessas organizações”, disse.
Em Foz do Iguaçu, uma operação resultou na apreensão de uma carga de eletrônicos avaliada em R$ 7,93 milhões, uma das principais ocorrências envolvendo descaminho registradas no período.
EXPLOSIVOS
Em Itaipulândia, equipes do BPFron prenderam dois homens com seis unidades de emulsão explosiva, quatro espoletas e dois cordeletes. A apreensão ocorreu durante uma abordagem na região de fronteira e gerou um prejuízo estimado de R$ 92 mil ao crime. O Esquadrão Antibomba do BOPE foi acionado para garantir a segurança no local.
Segundo o tenente-coronel Eldison Martins do Prado, comandante do BPFRON, o material será analisado para verificar sua origem e possíveis conexões com crimes ocorridos na região.
“Esse tipo de apreensão demonstra a importância da atuação especializada na fronteira. O trabalho de inteligência permite identificar riscos e impedir que materiais de alto potencial ofensivo sejam utilizados por organizações criminosas”, afirmou.
SULMASSP
Os resultados alcançados coincidem com o início da sexta edição do Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SulMaSSP), realizado em Foz do Iguaçu a partir desta segunda-feira (22).
Além das discussões estratégicas entre os gestores de segurança pública, o encontro também prevê o desencadeamento de operações integradas entre as forças de segurança dos estados participantes. As ações ocorrem de forma coordenada nas regiões de fronteira e divisas estaduais, ampliando o intercâmbio de informações e o combate às organizações criminosas que atuam além dos limites territoriais.
A iniciativa reúne representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com foco no fortalecimento da cooperação operacional e das ações de inteligência voltadas ao enfrentamento do tráfico de drogas, contrabando, descaminho e outros crimes interestaduais e transnacionais.
Agência Estadual de Notícias
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Ratinho Junior confirma R$ 565,6 milhões para 11 municípios do Estado
O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (22) recursos na ordem de R$ 565,6 milhões para 11 municípios de diferentes regiões do Estado. São investimentos em áreas como pavimentação urbana e rural, construção de creches, unidades de saúde e centros de convivência para idosos de cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Noroeste, Sudoeste, Centro-Sul, Norte Pioneiro e Oeste do Paraná.
Ratinho Junior destacou que os recursos integram o maior pacote de investimentos da história voltado aos municípios. “Estamos vivendo um momento único no Paraná, com um grande volume de investimentos, mostrando que, quando você repassa o dinheiro dos cofres do Estado para as cidades, ele chega mais rápido à população, transformando-se em obras e infraestrutura”, afirmou. “É motivo de muita alegria celebrar mais meio bilhão de reais em investimentos.”
“Temos o programa Estrada Boa, que leva asfalto rural para os agricultores, melhorando a logística para produtores de leite, ovos, frango, peixe e carne suína. Também o Asfalto Novo, Vida Nova, que visa urbanizar todas as ruas de terra dentro das cidades, tirando a poeira e a lama da frente da casa das pessoas e promovendo cada vez mais a urbanização dos municípios. Além disso, há investimentos em diversas áreas, desde a construção de Unidades Básicas de Saúde até a construção de hospitais”, acrescentou o governador.
Palotina, no Oeste do Estado, responde por quase metade do investimento confirmado nesta segunda-feira. Entre obras entregues, em execução ou em fase de licitação são R$ 239,5 milhões. O destaque fica para o Contorno de Palotina, realizado em parceria com a Cooperativa C.Vale e que retirou o tráfego pesado de dentro da cidade. Também será pavimentada a Estrada KD103, com R$ 19,1 milhões de investimento, e construído um hospital, no valor de R$ 20 milhões.
Para o prefeito Rodrigo Ribeiro, a parceria entre Estado e município tem sido um diferencial para tirar grandes projetos do papel. “O contorno viário era um sonho para o nosso município e se tornou realidade por meio da gestão do governador Ratinho Junior. Isso melhorou muito a qualidade de vida da população, o trânsito e a segurança, com os veículos pesados e todos aqueles que trafegam pela região acessando a rodovia sem passar pelo perímetro urbano do município”, comentou.
No Centro-Sul, Diamante do Sul recebeu R$ 28,5 milhões, sendo que grande parte desse recurso é destinado para pavimentação de vias urbanas pelo Asfalto Novo, Vida Nova, e de estradas rurais pelo programa Estrada Boa, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A cidade também recebeu maquinários agrícolas e terá uma van para transporte de pacientes na área da saúde.
No Norte Pioneiro, Siqueira Campos conta com R$ 17,7 milhões destinados para construção de uma unidade da Casa da Mulher Paranaense, espaço voltado ao desenvolvimento do protagonismo feminino, e uma creche, que ampliará o número de crianças atendidas na cidade. “Temos muitas crianças na fila de espera por uma vaga. Com essa nova creche, vamos praticamente zerar a fila de espera, atendendo as famílias que precisam desse serviço tão importante”, ressaltou o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano.
RMC – A Grande Curitiba conta com R$ 96,5 milhões em investimentos, distribuídos nas cidades de Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul e Contenda. Campina Grande do Sul recebeu a maior fatia da região, com R$ 48 milhões em recursos para pavimentação de vias urbanas, das estradas municipais João Mocellin, Roberto Crozeta e Cerne, em uma extensão de 7,1 quilômetros (km) e aporte de quase R$ 15 milhões.
Para Bocaiúva do Sul são R$ 25,2 milhões. Somente em pavimentação de vias urbanas o montante é de R$ 19,2 milhões. A prefeitura já está autorizada a realizar a licitação para que, em breve, as obras possam ser iniciadas. A cidade também já recebeu maquinários para renovar o parque de máquinas e contará com recursos para a área da saúde, voltados a aquisição de ônibus, ambulâncias, van e veículo utilitário.
Contenda finaliza as entregas para a região com R$ 23,2 milhões em recursos do Estado para obras em diversas áreas, entre elas a reforma do Centro de Convivência de Idosos, construção de creche e escola municipal e a pavimentação da Estrada Eleutério de Souza Padilha, em uma extensão de 2,3 km. Na saúde, uma Unidade Básica de Saúde será construída, enquanto que outra está sendo ampliada.
NOROESTE – Dois municípios do Noroeste do Paraná foram contemplados com investimentos em parceria com o Estado, da ordem de R$ 111,5 milhões. São eles Pérola e Cafezal do Sul.
Os 12 mil habitantes de Pérola estão sendo beneficiados com R$ 58 milhões em recursos e que envolvem a reforma e ampliação do Centro de Convivência, o recape na rodovia que liga a cidade ao Distrito de Pindorama, a construção de creche, a pavimentação de vias urbanas e rurais, entre outras obras e equipamentos.
“São recursos que fazem a diferença para o município. Um dos principais investimentos é o nosso Centro de Convivência. Adquirimos um clube social da cidade e estamos realizando uma ampla reforma e ampliação para oferecer mais qualidade de vida aos nossos idosos. Outro destaque são as pavimentações. Tanto o Asfalto Novo, Vida Nova quanto os programas de asfalto rural têm transformado a vida da população, melhorando a mobilidade e a infraestrutura do município”, salientou a prefeita Valdete Cunha.
“Nossa arrecadação própria é limitada. Por isso, sentimos a diferença quando o Governo do Estado realiza esses aportes de recursos para impulsionar o desenvolvimento das cidades menores. Isso tem sido muito importante e é uma das grandes marcas desta gestão, um governo que olha não apenas para as grandes cidades, mas também para os pequenos municípios, fortalecendo o desenvolvimento regional de forma equilibrada”, finalizou a prefeita.
SUDOESTE – Finalizando o pacote de recursos, três municípios do Sudoeste paranaense contam com R$ 71,9 milhões para aporte em diversas áreas. Santa Izabel do Oeste é uma delas, com R$ 26,1 milhões. Quase metade desse valor está autorizado para licitação e contempla três estradas vicinais, entre elas a José Arcebia Ghiggi, em uma extensão de 2,1 km.
Em Manfrinópolis são R$ 25,4 milhões. O destaque é para a pavimentação das estradas MF-163 e MF-168, em uma extensão de 14 km e R$ 20,5 milhões em investimentos, dentro do programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Além disso, a cidade recebeu maquinários e melhorias na cozinha comunitária e na central de alimentos.
Por fim, Salgado Filho recebeu R$ 20,3 milhões, com a maior parte dos projetos em homologação, licitação ou já em execução. São R$ 5,6 milhões para a pavimentação da Linha Bandeirantes até a Linha Tiradentes, com mais de 6 km de extensão. Outros R$ 4,5 milhões são destinados para pavimentação de vias urbanas e construção de um Centro de Desenvolvimento Econômico.
PRESENÇAS – Participaram dos anúncios o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado da Saúde, César Neves; a superintendente do Paranacidade, Camila Scucato; os deputados federais Sandro Alex e Leandre Dal Ponte; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri; e os deputados estaduais Marcio Nunes, Ademar Traiano, Artagão Júnior, Márcia Huçulak, Adão Litro, Do Carmo e Wilmar Reichembach.
-
ESPORTES10 minutos atrásPaquetá valoriza vitória do Brasil sobre o Haiti e mira liderança contra a Escócia nesta quarta, 24 de junho
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ5 minutos atrásRatinho Junior confirma R$ 565,6 milhões para 11 municípios do Estado
-
REGIONAIS7 dias atrásCom mais de 90% dos camarotes em grupo do “Camarote Amanhecer” começa as vendas do individual nesta terça,16
-
REGIONAIS21 minutos atrásASSIS CHATEUBRIAND – Criança denuncia que padrasto introduziu agulhas em seu corpo



