CURIOSIDADES

15 Curiosidades do Paraná

Publicados

em

1. O Paraná é um estado da Região Sul do Brasil e sua capital e cidade mais populosa é Curitiba.
2. Marcada pela imigração polonesa e pelo planejamento urbano, Curitiba chama a atenção pelo cuidado com o meio ambiente. Essa preocupação e cuidado transparecem na grande quantidade de parques e jardins espalhados pela cidade.
3. O rio Paraná, que deu nome ao estado, nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, quase no extremo oeste de Minas Gerais. O nome paraná vem do tupi-guarani e significa “semelhante ao mar”.
4. O rio Paraná possui 2.570 Km de extensão e corre pelo território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai.
5. A Usina Hidrelétrica de Itaipu, na fronteira com o Paraguai, é a segunda maior do mundo (depois da Hidrelétrica de Três Gargantas, na China). Concluída em 1991, só então passou a utilizar toda a sua capacidade, de 12 000 MW, o que fez do Paraná o maior produtor de energia do Brasil.
6. Castro foi a primeira cidade instituída no Paraná, sendo conhecida como ‘Cidade Mãe’, por ser a primeira cidade fundada no estado quando o Paraná emancipou-se de São Paulo, em 19 de dezembro de 1853.
7. Os principais produtos da agricultura paranaense são o trigo, a cana-de-açucar, o milho e a soja, plantios que já obtiveram recordes de safra, competindo com os demais estados.
8. A cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do estado e ainda faz com que o Paraná continue sendo um dos principais produtores da federação brasileira.
9. Em áureos tempos, o Paraná, chegou a produzir 60% do café de todo o mundo.
10. Na pecuária, o Paraná é um grande criador de bovinos e um dos principais criadores brasileiros de suínos.
11. O estado tem uma forte tradição de danças típicas das quais se destacam: o Fandango, o Pau-de-fitas, o Boi de Mamão, a Congada da Lapa e a Dança de São Gonçalo entre outras.
12. A Foz do Iguaçu com 275 quedas-d’água e 80 metros de altura, é conhecida internacionalmente, recebendo milhares de turistas a cada ano.
13. A Catedral de Maringá é o décimo monumento mais alto do mundo e o segundo da América do Sul. Sua altura é de 124m, toda contornada por espelho de água com fontes luminosas e chafarizes que jorram água à 5m de altura.
14. Uma das grandes atrações turísticas do estado é o teatro Ópera de Arame, símbolo da arquitetura curitibana. Com telhado de policarbonato transparente, a construção foi inaugurada em 1992 no Parque das Pedreiras. Um fato curioso sobre esse teatro é que sua construção levou apenas 75 dias.
15. O barreado é um prato típico do litoral paranaense. Na sua preparação, a carne é colocada em uma panela de barro fechada e depois enterrada. Uma fogueira é acesa por cima e queima por 12 horas até que a carne se desfaça.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Paraná Clube goleia lanterna Oeste, volta a vencer depois de 42 dias e encosta no G-4 da Série B
Propaganda

CURIOSIDADES

O primeiro grande acidente aéreo na região de Curitiba em 1958

Publicados

em

Por

Foi um avião “Convair”, como este da foto acima, que caiu em 1958 perto da Colônia Muricy, em São José dos Pinhais. Era o segundo grande acidente aéreo da história do Paraná, com 18 mortos, entre os 24 ocupantes. E o mais grave da região de Curitiba.

 

O final de tarde era de chuva forte, e o avião pode ter sido atingido pelo vento, quando se preparava para descer no Aeroporto Affonso Pena. Considerando o número de mortes, foi o segundo mais grave acidente da história paranaense. Morreram o então senador e ministro da Justiça, Nereu Ramos, o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal Leoberto Leal. Entre os mortos estavam ainda os cinco tripulantes, e o padre Osvaldo Gomes, um dos fundadores do Colégio Medianeira de Curitiba.

O avião tinha saído de Porto Alegre, com escala em Florianópolis. Em Curitiba o piloto sobrevoava a região, esperando autorização para descer, que viria da torre de controle do aeroporto. Mas houve preferência para uma decolagem. Logo a seguir o avião da Cruzeiro, pilotado pelo comandante Licínio Correia Dias, caiu na região de Capão do Cerrado, próximo à Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, a 30 quilômetros de Curitiba.

Leia Também:  Par de óculos de Gandhi avaliado em R$ 105,8 mil é leiloado no Reino Unido

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA