NOTÍCIAS DO BRASIL

Força-tarefa de Curitiba rebate decisão de Gilmar que autorizou julgamento de Deltan

Publicados

em

A força-tarefa da Lava Jato em Curitiba divulgou neste domingo (6) um vídeo no qual contesta o julgamento de Deltan Dallagnol, ex-coordenador da operação no Paraná, no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Públic0) determinado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. De acordo com os procuradores, o caso se refere à liberdade de expressão dos servidores do Ministério Público.

Na última sexta-feira (4), o ministro Gilmar Mendes atendeu pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) e suspendeu decisão do colega da Corte, Celso de Mello, que impedia o julgamento. Deltan foi denunciado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) por tentar interferir na eleição da presidência do Senado em 2018. Na época, o então coordenador da Lava Jato disse em suas redes sociais que a pauta anticorrupção não avançaria caso Calheiros fosse eleito.

Mendes autorizou o julgamento com base no período de prescrição do processo, o que é rebatido pelos procuradores porque o tema já foi apreciada e arquivada pela Corregedoria do MP.

“A grande questão que hoje está em jogo e será decidida pelo Conselho Nacional diz respeito à preservação da liberdade de expressão dos membros do Ministério Público”, diz o procurador Roberson Pozzobon. “A retramitação de um processo disciplinar ofende um princípio básico, segundo o qual ninguém pode ser processado duas vezes pelo mesmo motivo”, completou.

A procuradora Luciana Cardoso afirma que a decisão de Gilmar Mendes “não considerou em sua decisão os riscos ao devido processo legal, à vedação da dupla punição e a violação à liberdade de expressão”.

Leia Também:  PREFEITO BETINHO LIMA APRESENTA PROJETO DA NOVA FEIRA DO JARDIM CURITIBA

Veja o vídeo produzido pela força-tarefa, intitulado “Lava Jato e a importância da liberdade de expressão”:

O julgamento de Deltan Dallagnol no CNMP deve acontecer na sessão da próxima terça-feira (8), às 9h, que será transmitida pelo Youtube.

MPF CONFIRMOU SAÍDA DE DELTAN DA LAVA JATO EM CURITIBA

Na última terça-feira (1), o MPF (Ministério Público Federal) anunciou que Deltan Dallagnol deixou o comando da força-tarefa da Lava Jato no Paraná após seis anos no cargo.

Deltan Dallagnol também falou sobre a decisão motivada por problemas de saúde da filha de um ano e 10 meses. Em vídeo, ele explicou que ela apresentou sinais de regressão no desenvolvimento e que precisará de muitos cuidados.

“Ela parou de falar algumas palavras que ela já falava, deixou de olhar pra gente quando chamada e passou a parar de olhar nos nossos rostos e olhos. Os médicos já levantaram algumas suspeitas e nossa filha está passando por uma série de exames e acompanhamentos para um diagnóstico que ainda vai demorar nove semanas”, detalhou.

Leia Também:  Receita abre consulta a lote residual de restituição do IR

O MPF-PR também confirmou que Deltan será substituído pelo procurador Alessandro Oliveira. Em entrevista, ele já falou que não haverá mudanças no rumo da Lava Jato no Paraná e que Dallagnol é um exemplo de profissional e cidadão.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO BRASIL

Canetas para emagrecer mudam carrinho de compras e aceleram corrida da indústria por alimentos saudáveis

Publicados

em

Por

Os medicamentos para perda de peso à base de GLP-1, popularizados no Brasil como “canetas emagrecedoras”, já provocam um efeito que vai além da balança: estão mudando o comportamento de consumo e pressionando a indústria de alimentos a se reinventar. Com menor apetite e foco crescente em saúde, consumidores passam a priorizar produtos naturais, ricos em fibras, menos açucarados e com maior valor nutricional.

A transformação já é percebida por empresas do setor. A catarinense Polpa Brasil, especializada em ingredientes naturais para a indústria alimentícia, registrou aumento da demanda por soluções à base de frutas e vegetais desidratados e decidiu ampliar capacidade produtiva. A companhia prepara novas linhas de produção e embalagem para o varejo, além da expansão do estoque em 30%. Ainda neste ano, projeta uma nova linha de barras e tabletes capaz de dobrar a capacidade atual.

O movimento acompanha uma tendência global. Estudo da Morgan Stanley Research aponta que usuários desses medicamentos tendem a reduzir o consumo de álcool e alimentos altamente calóricos, já que os remédios atuam em áreas do cérebro ligadas ao apetite e à recompensa alimentar.

Leia Também:  Quem teve auxílio negado ainda pode recorrer da decisão

Qualidade supera quantidade

Para Ramon Lacowicz, diretor e sucessor da Polpa Brasil, o consumidor vive uma mudança estrutural na relação com a comida.

“Quando a pessoa passa a comer menos, ela tende a escolher melhor. O peso da decisão sai da quantidade e vai para a qualidade. Cresce a busca por alimentos que entreguem nutrição, saciedade e benefícios reais à saúde”, afirma.

Segundo ele, ingredientes naturais ganham protagonismo justamente por responderem a esse novo perfil de consumo. “Frutas e vegetais preservados oferecem sabor, valor nutricional e uma percepção clara de saudabilidade. É exatamente o que o mercado está pedindo hoje.”

Mercado reage

Criados inicialmente para diabetes tipo 2, os medicamentos também passaram a ser usados no tratamento da obesidade, condição que afeta cerca de 9 milhões de brasileiros. No mundo, o excesso de peso pode atingir 2,3 bilhões de adultos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para especialistas do setor, esse cenário deve acelerar lançamentos de snacks funcionais, bebidas com benefícios adicionais, sobremesas com menos açúcar e alimentos mais limpos em formulação e rótulo.

Leia Também:  Paraná ainda tem 241 mil unidades sem luz após ciclone; Curitiba soma 27 mil

Sobre a Polpa Brasil

Há cerca de 20 anos, a Polpa Brasil atende segmentos como panificação, confeitaria, laticínios, chocolates, snacks, bebidas, alimentos processados e mercado pet. A empresa também detém a marca Merendô!, fornecedora de barrinhas de frutas para merenda escolar em quatro estados, alcançando cerca de 1,5 milhão de estudantes.

 

PARANA PORTAL

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA