NOTÍCIAS DO BRASIL
Ministro da Educação anuncia datas de inscrição do Prouni e do Fies

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta quinta-feira (21), durante a live do presidente Jair Bolsonaro, que a inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 1º a 4 de agosto e a do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 9 a 12 de agosto. As inscrições poderão ser feitas no site do Ministério da Educação.
No primeiro semestre, o Prouni, teve os pré-selecionados na lista de espera divulgados no dia 20 de abril. Ao todo, 544.755 candidatos se inscreveram nesta edição do Prouni, que ofereceu número recorde de bolsas: 273.001, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais. Foram oferecidas bolsas para um total de 19.584 cursos de graduação, em 1.085 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal.
O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Podem concorrer às bolsas integrais estudantes oriundos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo e, às bolsas parciais, com renda familiar de até três salários mínimos, entre outros critérios legais.
Já o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Para participar, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.
Segundo o ministro, o Fies tem disponível cerca de 100 mil vagas por ano. “É preciso discutir uma nova política de financiamento estudantil, porque esta política está realmente sobrando vagas por conta dos juros e da dificuldade que os alunos têm de pagar”, disse Veiga. O ministro destacou a medida provisória editada pelo presidente para renegociação das dívidas de financiamento do Fies.
O presidente disse que 1,1 milhão de jovens devem procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para renegociar as dívidas estudantis com desconto que podem chegar a 99%. “Esse 1,1 milhão tinham dívidas impagáveis e queriam muitas vezes fazer um negócio bancário, comprar a prestação, alguma coisa e não podia devido a essa dívida”, disse o presidente.
O ministro também anunciou que vai publicar amanhã o aumento do teto do Fies para o curso de medicina para 22,8%.
Por Agência Brasil – Brasília
Edição: Fábio Massalli


NOTÍCIAS DO BRASIL
Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP investe em agricultura na cidade de São Paulo

Segundo Elisângela Mancini, gerente regional de desenvolvimento na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, essa parceria reforça o papel econômico e social do cooperativismo. “Quando um produtor de Parelheiros vê o seu trabalho crescer, não é só ele quem ganha, mas toda a população se beneficia. A disponibilização do Pronaf é mais um exemplo de como a cooperativa alia crédito responsável, proximidade e impacto positivo para todos.”
Muito além do crédito
Patricia Monte
Assessora de Comunicação e Marketing
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ21 horas atrás
Ventos acima dos 100 km/h causam estragos no Paraná
-
QUARTO CENTENÁRIO16 horas atrás
Prefeitura de Quarto Centenário entrega mais de R$ 1 milhão de novos investimentos para a Educação
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ2 dias atrás
Produção de carne suína e de frango terá volume recorde em 2026
-
ESPORTES21 horas atrás
COPA TRUCK: Perdoncini sobe ao pódio duas vezes e mantém liderança
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ20 horas atrás
Defesa Civil atende municípios atingidos pelos temporais; ventos chegaram a 121 km/h
-
REGIONAIS1 dia atrás
UBIRATÃ – Condenado por estupro é preso tentando embarcar para Londres