NOTÍCIAS DO BRASIL
Você tem dinheiro esquecido em algum banco? Site para consulta já está no ar
Entrou no ar nesta segunda, 14, o novo site exclusivo do Banco Central para você consultar se tem dinheiro esquecido na conta de algum banco. Além de verificar o valor parado será possível pedir o saque do seu dinheiro.
O BC calcula que nessas contas “esquecidas” estejam R$ 8 bilhões no total e muita gente nem sabe que tem direito a receber.
Nesta primeira etapa da liberação da consulta estão 28 milhões de CPF e CNPJ, que esqueceram nas instituições financeiras algo em torno de R$ 3,9 bilhões.
O novo site
No site Valores a Receber você pode fazer o que antes era feito no site principal do BC.
O novo endereço foi criado após a pane no portal do Banco Central, em 24 de janeiro deste ano, quando o SRV (Sistema de Valores a Receber) foi lançado e congestionou de tanto acesso.
Como consultar
– Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br a partir do dia 14/02;
– Use o CPF ou CNPJ para saber se tem algum valor a receber;
– Se não tiver, acabou a consulta. Mas, caso tenha, a pessoa receberá uma data em que será possível saber o valor e retirar a quantia.
– O acesso precisará ser feito com login e senha do Gov.br, domínio do governo federal. O endereço é neste site
– Caso você ainda não tenha, dá para fazer isso por este site, por celulares android ou iOS.
– O grau necessário de autenticação, que inclui verificação facial ou confirmação de dados por open banking, por exemplo, deverá ser de nível prata ou ouro.
– Depois de criar o login, você precisará retornar à página do BC exclusiva (valoresareceber.bcb.gov.br) a este serviço para ter acesso à informação.
– Caso você tenha dinheiro a receber, depois de feita a solicitação, com o login Gov.br, será necessário retornar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada para ter acesso ao valor e solicitar a transferência.
Outras dúvidas
– Se você perder a data de resgate, é só fazer o processo de solicitação novamente, com outras datas que serão disponibilizadas pelo sistema.
– Caso o dinheiro esteja parado, mas você demore para solicitar uma retirada, ele não vai deixar de ser seu. Quando você solicitar, será depositado. Enquanto isso não for feito, vai ficar parado na conta esquecida.
Cuidados para evitar golpes
– O único site para consulta ao SVR e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br.
– O Banco Central não envia links nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
– Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
– Portanto, o cidadão nunca deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
– O cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!
– Por fim, uma informação importante: apenas após o cidadão acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que o cidadão escolheu entrará em contato com ele para realizar a transferência. Mesmo nesse caso bastante específico, essa instituição não pode pedir que o cidadão informe seus dados pessoais nem sua senha.
NOTÍCIAS DO BRASIL
Votar nas eleições poderá valer como Prova de Vida para beneficiários do INSS
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que participarem das eleições de outubro poderão ter a Prova de Vida registrada automaticamente neste ano.
A medida prevê o cruzamento das informações da Justiça Eleitoral com os dados mantidos pelo INSS. Dessa forma, o comparecimento às urnas poderá ser utilizado como uma das formas de comprovação de que o beneficiário está vivo, sem a necessidade de realizar um procedimento específico para essa finalidade.
A Prova de Vida é uma verificação realizada pelo INSS para confirmar que o beneficiário continua vivo e, assim, garantir a continuidade do pagamento do benefício previdenciário ou assistencial.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a iniciativa busca facilitar o procedimento para aposentados e pensionistas. O ministro Wolney Queiroz explicou que os dados do comparecimento eleitoral são encaminhados ao INSS e podem ser utilizados no processo de comprovação.
Desde 2019, o comparecimento presencial deixou de ser a regra para a Prova de Vida. O próprio INSS passou a buscar, em diferentes bases de dados, informações que permitam confirmar a situação dos beneficiários.
Assim, para quem recebe benefício do INSS, a participação nas eleições deste ano poderá também contribuir para a atualização automática da Prova de Vida.
-
REGIONAIS7 dias atrásAdvogado morre em desabamento de quadra em Umuarama
-
REGIONAIS7 dias atrásSicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores
-
QUARTO CENTENÁRIO7 dias atrásQuarto Centenário recebe Kit Nascer Bem Paraná do Governo do Estado
-
REGIONAIS7 dias atrásMorre em São Paulo o ex-vice-prefeito e pioneiro de Goioerê Ernani Leite
-
REGIONAIS7 dias atrásVeículo é abordado com cigarros escondidos em meio a carga de frango congelado
-
QUARTO CENTENÁRIO6 dias atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta quinta-feira (01/10)


