NOTÍCIAS DO PARANÁ
Com 80% dos adultos já vacinados com 2 doses, Paraná traça meta para flexibilizar uso da máscara

Com 80% dos adultos já vacinados com 2 doses, o Paraná traça meta para flexibilizar o uso da máscara. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (8), o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, informou que o estado coloca como “ponto” de novas flexibilizações a marca de 85% da população com esquema vacinal completo contra a Covid-19, o que deve acontecer até o fim do mês.
“Com isso acontecendo, vamos trabalhar com várias hipóteses, incluindo a flexibilização do uso da máscara”, explicou Beto Preto.
Para isso acontecer, porém, o estado não pode ter novo crescimento de casos ou alta ocupação dos leitos de enfermaria e UTI.
Caso a flexibilização aconteça, a máscara seria liberada primeiramente em ambientes abertos. “Mas isso tudo ainda está sendo pensado. O governador [Ratinho Junior] nos orientou a buscar essa saída de acordo com os números. Vamos tomar medidas sempre defendendo a vida dos paranaenses, como a gente tem feito desde o início da pandemia”, disse o secretário.
Crítica
Apesar do bom panorama, Beto Preto fez uma crítica para o descumprimento das medidas de proteção contra a Covid-19. Segundo ele, tem ficado claro o não uso de máscara, por exemplo. “Isso não está sendo cumprido como deveria. A pandemia não acabou, ainda continuamos com leitos ocupados e os números não caíram como a gente gostaria. Tudo que fazemos é com olho para daqui 15, 30, 90 dias. O foco agora é vacinar e manter as medidas não farmacológicas, por isso o uso da máscara segue sendo fundamental.
Vacinados
Nesta segunda-feira, o Paraná alcançou a marca de 80,2% da população adulta completamente imunizada contra a Covid-19. São 7.001.518 paranaenses com o esquema vacinal completo, segundo o Vacinômetro. Em adolescentes, dos 936.296 jovens de 12 a 17 anos, 532.634 receberam a primeira dose, que corresponde a cerca de 57% desse público.


NOTÍCIAS DO PARANÁ
Defesa Civil atende municípios atingidos pelos temporais; ventos chegaram a 121 km/h

s equipamentos do Simepar foi de 58,7 km/h às 5h15. Fazenda Rio Grande teve ventos mais fortes, de 70,9 km/h, enquanto que Cerro Azul teve rajada de vento de 76,7 km/h. Na medição feita pelos equipamentos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a rajada foi de 77,7 km/h às 5h21. As três cidades ficam na Região Metropolitana da Capital.
COPEL
Equipes da Copel (Companhia Paranaense de Energia) estão em campo desde o início dos temporais no Paraná e seguem mobilizadas. Em todo o Paraná, aproximadamente 405 mil domicílios estão com o fornecimento de energia elétrica interrompido em decorrência do evento climático, em mais de 5,8 mil ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia.
De acordo com o Simepar, além das precipitações há registro de descargas atmosféricas pela manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o Vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas.
Em Bandeirantes, na região Norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. As regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda. Trabalhadores locais e de outras regiões irão intensificar as ações na reconstrução das estruturas, com previsão de conclusão para o final desta semana.
A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973. Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos. Situações de risco devem ser relatadas à Copel através do telefone 0800-510-0116.
Agência Estadual de Notícias Foto: CBMPR
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ2 dias atrás
Produção de carne suína e de frango terá volume recorde em 2026
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ1 dia atrás
Ventos acima dos 100 km/h causam estragos no Paraná
-
QUARTO CENTENÁRIO23 horas atrás
Prefeitura de Quarto Centenário entrega mais de R$ 1 milhão de novos investimentos para a Educação
-
REGIONAIS1 dia atrás
UBIRATÃ – Condenado por estupro é preso tentando embarcar para Londres
-
ESPORTES1 dia atrás
COPA TRUCK: Perdoncini sobe ao pódio duas vezes e mantém liderança
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ1 dia atrás
Defesa Civil atende municípios atingidos pelos temporais; ventos chegaram a 121 km/h