NOTÍCIAS DO PARANÁ
Novo período sazonal da dengue 2024/2025 inicia com 487 casos e nenhum óbito
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (20) o primeiro boletim epidemiológico da dengue que compreende o novo período sazonal da doença. De acordo com o informe da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, foram registrados 487 novos casos de dengue e nenhum óbito. O Paraná contabiliza ainda 3.739 notificações, sendo que 2.403 casos estão em investigação.
O novo período vai do dia 28 de julho de 2024 até julho de 2025. A data exata do término do período dependerá da publicação do calendário epidemiológico do ano que vem.
Ao todo, 228 municípios já registraram notificações da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 92 possuem casos confirmados.
O Paraná encerrou o período epidemiológico 23/24 da dengue com 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue. Londrina (40.552), Cascavel (32.338), Maringá (23.232), Apucarana (18.619) e Ponta Grossa (17.440) foram os municípios com mais casos confirmados no período epidemiológico anterior.
OUTRAS ARBOVIROSES – Chikungunya e Zika também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as informações sobre essas doenças constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de 10 novos casos de Chikungunya e 32 notificações da doença no Estado. Não há casos notificados e nem confirmados de Zika vírus.
A Sesa reforça a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Ratinho Junior confirma R$ 565,6 milhões para 11 municípios do Estado
O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (22) recursos na ordem de R$ 565,6 milhões para 11 municípios de diferentes regiões do Estado. São investimentos em áreas como pavimentação urbana e rural, construção de creches, unidades de saúde e centros de convivência para idosos de cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Noroeste, Sudoeste, Centro-Sul, Norte Pioneiro e Oeste do Paraná.
Ratinho Junior destacou que os recursos integram o maior pacote de investimentos da história voltado aos municípios. “Estamos vivendo um momento único no Paraná, com um grande volume de investimentos, mostrando que, quando você repassa o dinheiro dos cofres do Estado para as cidades, ele chega mais rápido à população, transformando-se em obras e infraestrutura”, afirmou. “É motivo de muita alegria celebrar mais meio bilhão de reais em investimentos.”
“Temos o programa Estrada Boa, que leva asfalto rural para os agricultores, melhorando a logística para produtores de leite, ovos, frango, peixe e carne suína. Também o Asfalto Novo, Vida Nova, que visa urbanizar todas as ruas de terra dentro das cidades, tirando a poeira e a lama da frente da casa das pessoas e promovendo cada vez mais a urbanização dos municípios. Além disso, há investimentos em diversas áreas, desde a construção de Unidades Básicas de Saúde até a construção de hospitais”, acrescentou o governador.
Palotina, no Oeste do Estado, responde por quase metade do investimento confirmado nesta segunda-feira. Entre obras entregues, em execução ou em fase de licitação são R$ 239,5 milhões. O destaque fica para o Contorno de Palotina, realizado em parceria com a Cooperativa C.Vale e que retirou o tráfego pesado de dentro da cidade. Também será pavimentada a Estrada KD103, com R$ 19,1 milhões de investimento, e construído um hospital, no valor de R$ 20 milhões.
Para o prefeito Rodrigo Ribeiro, a parceria entre Estado e município tem sido um diferencial para tirar grandes projetos do papel. “O contorno viário era um sonho para o nosso município e se tornou realidade por meio da gestão do governador Ratinho Junior. Isso melhorou muito a qualidade de vida da população, o trânsito e a segurança, com os veículos pesados e todos aqueles que trafegam pela região acessando a rodovia sem passar pelo perímetro urbano do município”, comentou.
No Centro-Sul, Diamante do Sul recebeu R$ 28,5 milhões, sendo que grande parte desse recurso é destinado para pavimentação de vias urbanas pelo Asfalto Novo, Vida Nova, e de estradas rurais pelo programa Estrada Boa, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A cidade também recebeu maquinários agrícolas e terá uma van para transporte de pacientes na área da saúde.
No Norte Pioneiro, Siqueira Campos conta com R$ 17,7 milhões destinados para construção de uma unidade da Casa da Mulher Paranaense, espaço voltado ao desenvolvimento do protagonismo feminino, e uma creche, que ampliará o número de crianças atendidas na cidade. “Temos muitas crianças na fila de espera por uma vaga. Com essa nova creche, vamos praticamente zerar a fila de espera, atendendo as famílias que precisam desse serviço tão importante”, ressaltou o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano.
RMC – A Grande Curitiba conta com R$ 96,5 milhões em investimentos, distribuídos nas cidades de Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul e Contenda. Campina Grande do Sul recebeu a maior fatia da região, com R$ 48 milhões em recursos para pavimentação de vias urbanas, das estradas municipais João Mocellin, Roberto Crozeta e Cerne, em uma extensão de 7,1 quilômetros (km) e aporte de quase R$ 15 milhões.
Para Bocaiúva do Sul são R$ 25,2 milhões. Somente em pavimentação de vias urbanas o montante é de R$ 19,2 milhões. A prefeitura já está autorizada a realizar a licitação para que, em breve, as obras possam ser iniciadas. A cidade também já recebeu maquinários para renovar o parque de máquinas e contará com recursos para a área da saúde, voltados a aquisição de ônibus, ambulâncias, van e veículo utilitário.
Contenda finaliza as entregas para a região com R$ 23,2 milhões em recursos do Estado para obras em diversas áreas, entre elas a reforma do Centro de Convivência de Idosos, construção de creche e escola municipal e a pavimentação da Estrada Eleutério de Souza Padilha, em uma extensão de 2,3 km. Na saúde, uma Unidade Básica de Saúde será construída, enquanto que outra está sendo ampliada.
NOROESTE – Dois municípios do Noroeste do Paraná foram contemplados com investimentos em parceria com o Estado, da ordem de R$ 111,5 milhões. São eles Pérola e Cafezal do Sul.
Os 12 mil habitantes de Pérola estão sendo beneficiados com R$ 58 milhões em recursos e que envolvem a reforma e ampliação do Centro de Convivência, o recape na rodovia que liga a cidade ao Distrito de Pindorama, a construção de creche, a pavimentação de vias urbanas e rurais, entre outras obras e equipamentos.
“São recursos que fazem a diferença para o município. Um dos principais investimentos é o nosso Centro de Convivência. Adquirimos um clube social da cidade e estamos realizando uma ampla reforma e ampliação para oferecer mais qualidade de vida aos nossos idosos. Outro destaque são as pavimentações. Tanto o Asfalto Novo, Vida Nova quanto os programas de asfalto rural têm transformado a vida da população, melhorando a mobilidade e a infraestrutura do município”, salientou a prefeita Valdete Cunha.
“Nossa arrecadação própria é limitada. Por isso, sentimos a diferença quando o Governo do Estado realiza esses aportes de recursos para impulsionar o desenvolvimento das cidades menores. Isso tem sido muito importante e é uma das grandes marcas desta gestão, um governo que olha não apenas para as grandes cidades, mas também para os pequenos municípios, fortalecendo o desenvolvimento regional de forma equilibrada”, finalizou a prefeita.
SUDOESTE – Finalizando o pacote de recursos, três municípios do Sudoeste paranaense contam com R$ 71,9 milhões para aporte em diversas áreas. Santa Izabel do Oeste é uma delas, com R$ 26,1 milhões. Quase metade desse valor está autorizado para licitação e contempla três estradas vicinais, entre elas a José Arcebia Ghiggi, em uma extensão de 2,1 km.
Em Manfrinópolis são R$ 25,4 milhões. O destaque é para a pavimentação das estradas MF-163 e MF-168, em uma extensão de 14 km e R$ 20,5 milhões em investimentos, dentro do programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Além disso, a cidade recebeu maquinários e melhorias na cozinha comunitária e na central de alimentos.
Por fim, Salgado Filho recebeu R$ 20,3 milhões, com a maior parte dos projetos em homologação, licitação ou já em execução. São R$ 5,6 milhões para a pavimentação da Linha Bandeirantes até a Linha Tiradentes, com mais de 6 km de extensão. Outros R$ 4,5 milhões são destinados para pavimentação de vias urbanas e construção de um Centro de Desenvolvimento Econômico.
PRESENÇAS – Participaram dos anúncios o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado da Saúde, César Neves; a superintendente do Paranacidade, Camila Scucato; os deputados federais Sandro Alex e Leandre Dal Ponte; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri; e os deputados estaduais Marcio Nunes, Ademar Traiano, Artagão Júnior, Márcia Huçulak, Adão Litro, Do Carmo e Wilmar Reichembach.
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásPMPR retirou quase 24 toneladas de drogas de circulação na fronteira em junho
-
REGIONAIS3 dias atrásASSIS CHATEUBRIAND – Criança denuncia que padrasto introduziu agulhas em seu corpo
-
REGIONAIS3 dias atrásIngressos para a Festa da Vaca Atolada começam a ser vendidos nesta quarta-feira
-
REGIONAIS3 dias atrásCom portões abertos ao público, rodeio da ExpoGoio 2026 gera grande expectativa
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásRatinho Junior confirma R$ 565,6 milhões para 11 municípios do Estado
-
ESPORTES3 dias atrásPaquetá valoriza vitória do Brasil sobre o Haiti e mira liderança contra a Escócia nesta quarta, 24 de junho


