NOTÍCIAS DO PARANÁ

Contas de luz ficam quase 12% mais caras a partir deste sábado

Publicados

em

As contas de luz para clientes residenciais da Copel (Companhia Paranaense de Energia) ficam 11,73% mais caras a partir deste sábado (24). O reajuste foi autorizado nesta semana pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A agência regulatória aprovou a proposta de reajuste, que é dividida em dois níveis: baixa tensão e alta tensão. Em média, as contas ficam 10,9% mais caras.

O Programa Energia Solidária, do Governo do Paraná, oferece isenção da conta de luz para famílias de baixa renda. Estão elegíveis para o programa as famílias inscritas no CadÚnico com um consumo máximo de 150 kWh/mês.

COMPOSIÇÃO DA TARIFA DA COPEL

  • 28,8% de custo com a geração de energia
  • 20,3% de encargos setoriais
  • 19,5% de impostos (14,6% de ICMS e 4,9% de PIS/Cofins)
  • 19,3% de custo com distribuição
  • 11,7% custo com transmissão

Segundo a Aneel, os fatores que mais impactaram no reajuste foram os custos com transporte, encargos setoriais e retirada de componentes financeiros.

Leia Também:  Participantes do Enem digital podem pedir reaplicação a partir de hoje (8)
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Projeto do Sicredi doa mais de 500 lençóis à Santa Casa de Ubiratã

Publicados

em

Por

A Santa Casa de Ubiratã (PR) recebeu mais 250 lençóis por meio de uma nova etapa do projeto Abraço em Forma de Lençol, liderado pelo Comitê Mulher com apoio do Comitê Jovem e da agência Sicredi do município. Com a entrega, a mobilização ultrapassa a marca de 500 peças destinadas ao hospital neste ano.

A ideia surgiu a partir de uma necessidade recorrente enfrentada por hospitais. As lavagens frequentes em altas temperaturas, essenciais para garantir a higiene e a segurança dos pacientes, aceleram o desgaste dos lençóis e tornam necessária a reposição periódica desse material. Para contribuir com essa realidade, voluntários uniram esforços na arrecadação de recursos e na confecção das peças. O engajamento coletivo permitiu atender uma demanda da Santa Casa e fortalecer os laços de cooperação e solidariedade.

O gerente da agência Sicredi de Ubiratã (PR), Maikon Messias, destaca o comprometimento dos participantes e a continuidade da mobilização. “Esta é a segunda etapa do projeto e, mais uma vez, os integrantes dos comitês demonstraram sensibilidade às necessidades da comunidade. Cada contribuição foi importante para alcançarmos esse resultado. Saber que esses lençóis vão proporcionar mais conforto aos pacientes da Santa Casa é motivo de satisfação para todos que participaram da ação”.

Leia Também:  BR-376 tem nova tarifa de pedágio a partir desta segunda-feira (26)

Representante da Santa Casa, José Sebastião agradeceu a doação e ressaltou sua importância para o dia a dia do hospital. Segundo ele, os novos lençóis contribuirão para oferecer mais conforto aos pacientes e auxiliarão no atendimento das necessidades da entidade.

Valores de cooperação, voluntariado e cuidado com as pessoas

O Comitê Mulher tem como propósito fortalecer a liderança feminina, incentivar o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão da cooperativa e contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Já o Comitê Jovem estimula a participação dos jovens no cooperativismo, prepara futuras lideranças e incentiva o engajamento em iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional.

A ação está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os relacionados à saúde e bem-Estar (ODS 3) e a parcerias e meios de implementação (ODS 17), ao apoiar uma instituição de saúde por meio da mobilização da comunidade.

Sobre o Sicredi  
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 98 cooperativas do Sicredi, está presente em 43 municípios do Paraná e em 8 municípios de São Paulo, incluindo a capital paulista e o Grande ABC. A cooperativa conta com 37 anos de história, 102 agências e mais de 300 mil associados (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/). 

Leia Também: 

Patricia Monte/ Assessora de Comunicação e Marketing

Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA