NOTÍCIAS DO BRASIL
Escola que homenageou Lula é rebaixada
O TSE foi prudente, interpretando que não poderia fazer juízo de valores sobre manifestação cultural e artística que ainda não tinha sido realizada. Enfim, o Tribunal respeitou a própria jurisprudência, incluindo a vedação à censura prévia, negando assim os pedidos de liminares para proibir a homenagem pela escola de Niterói ao presidente, mesmo que tenha se manifestado candidato à reeleição. Porém, deixou no “ar” que a questão poderia ser revista sob o olhar de fatos.
O desfile ocorreu no domingo (15) e com algumas prudências adotadas pelo estafe do presidente, como podar o engajamento à festa dentro do Sambódromo. Lula até desceu do camarote e foi cumprimentar integrantes da escola de samba, mas manteve discrição. Janja, a primeira-dama, descartou juntar-se ao último carro alegórico. Ministros ficaram fora. Na passarela do samba, um misto de aplausos e vaias, características prementes de um país dividido entre esquerda e direita.
Nos bastidores e na imprensa, muita discussão sobre eventuais excessos ou provocações, sempre presentes nas expressões culturais, como as envolvendo os ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro. O primeiro, levado ao palco como quem “roubou” a faixa presidencial de Dilma. O segundo, fantasiado do palhaço Bozo e até “enjaulado”.
Cientistas e observadores políticos se dividiam na compreensão sobre se a homenagem levada a milhões de espectadores, seja ao vivo no Sambódromo ou nas transmissões televisivas, conduziriam a dividendos futuros no processo eleitoral ou produziriam efeitos nocivos. É bem possível que pesquisas de institutos especializados possam sinalizar algum cenário.
O fato de momento é de que, na apuração desta quarta-feira (18), a Acadêmicos de Niterói ficou em 12° e último lugar, sendo rebaixada para o Carnaval do próximo ano. Mesmo que aficionados da escola e seus coordenadores tenham declarado previamente que se viam discriminados e já vislumbrando a repulsa dos jurados nesse contexto, os experts das modalidades do desfile carnavalesco reprovaram a Acadêmicos. O samba-enredo até mereceu média 29,9. Porém, pecou em fantasia e em alegorias e adereços.
A nota final da jovem escola, nascida Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, foi 264,6. Ainda assim, longe da Mocidade Independente, que ficou em 11° lugar com seus 267,4 pontos. A grande campeã foi a Viradouro, com 270 pontos, que em seu enredo homenageou Moacyr Silva Pinto, o carnavalesco Mestre Ciça. A Viradouro também foi a vencedora do Estandarte de Ouro.
Foto Clara Radovicz | Riotur
NOTÍCIAS DO BRASIL
Votar nas eleições poderá valer como Prova de Vida para beneficiários do INSS
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que participarem das eleições de outubro poderão ter a Prova de Vida registrada automaticamente neste ano.
A medida prevê o cruzamento das informações da Justiça Eleitoral com os dados mantidos pelo INSS. Dessa forma, o comparecimento às urnas poderá ser utilizado como uma das formas de comprovação de que o beneficiário está vivo, sem a necessidade de realizar um procedimento específico para essa finalidade.
A Prova de Vida é uma verificação realizada pelo INSS para confirmar que o beneficiário continua vivo e, assim, garantir a continuidade do pagamento do benefício previdenciário ou assistencial.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a iniciativa busca facilitar o procedimento para aposentados e pensionistas. O ministro Wolney Queiroz explicou que os dados do comparecimento eleitoral são encaminhados ao INSS e podem ser utilizados no processo de comprovação.
Desde 2019, o comparecimento presencial deixou de ser a regra para a Prova de Vida. O próprio INSS passou a buscar, em diferentes bases de dados, informações que permitam confirmar a situação dos beneficiários.
Assim, para quem recebe benefício do INSS, a participação nas eleições deste ano poderá também contribuir para a atualização automática da Prova de Vida.
-
REGIONAIS3 dias atrásAdvogado morre em desabamento de quadra em Umuarama
-
REGIONAIS3 dias atrásSicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásQuarto Centenário recebe Kit Nascer Bem Paraná do Governo do Estado
-
REGIONAIS3 dias atrásMorre em São Paulo o ex-vice-prefeito e pioneiro de Goioerê Ernani Leite
-
REGIONAIS3 dias atrásVeículo é abordado com cigarros escondidos em meio a carga de frango congelado
-
QUARTO CENTENÁRIO2 dias atrásConfira as matérias apresentadas no Legislativo Municipal de Quarto Centenário desta quinta-feira (01/10)


