NOTÍCIAS DO PARANÁ

Paraná receberá mais 649.420 vacinas contra a Covid-19 nesta semana

Publicados

em

O Paraná deve receber nos próximos dias mais 649.420 doses de vacinas contra a Covid-19. O envio da nova remessa foi confirmado pelo Ministério da Saúde neste domingo (25).O lote inclui cerca de 130 mil doses para a primeira aplicação, o que deve garantir o avanço da campanha de imunização por idade no Estado. As demais são destinadas a grupos prioritários imunizados no primeiro semestre.

A entrega será composta por 361.250 doses do imunizante Covishield, da AstraZeneca; 170.000 da CoronaVac, do Instituto Butantan/Sinovac; e 118.170 doses da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech. O governo federal ainda vai confirmar a data da distribuição.

Das vacinas Covishield, 63.000 chegam por meio do consórcio Covax Facility, enquanto as outras 298.250, serão enviadas diretamente pelo Ministério da Saúde (via Fiocruz), todas destinadas à segunda dose. As 170 mil doses da Coronavac serão destinadas para primeira e segunda aplicação. Já das 118.170 Comirnaty, que completam o lote, 44.891 são para primeira dose e o restante para segunda.

Assim que chegarem ao Estado, os imunizantes serão recebidos e separados pela Secretaria de Estado da Saúde, no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para serem distribuídos rapidamente entre as 22 Regionais de Saúde.

Leia Também:  Governo amplia Luz Fraterna para ajudar mais paranaenses de baixa renda

O objetivo da Secretaria é aplicar pelo menos a primeira dose em 80% da população com mais de 18 anos no Paraná até o final de agosto. O restante da população adulta será imunizado até o final de setembro.

VACINÔMETRO

O Paraná já tem mais de 2 milhões de paranaenses com o esquema vacinal completo, ou seja, que receberam as duas doses das vacinas ou a dose única da vacina contra o coronavírus.

De acordo com o Vacinômetro do Sistema único de Saúde (SUS), até a manhã deste domingo foram administradas 7.527.239 doses no Estado, sendo 5.496.811 primeiras doses e 2.030.428 doses únicas ou segundas doses.

Agência Estadual de Notícias

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Prova Paraná: exame é aplicado em escolas públicas do Estado nesta semana

Publicados

em

Por

A Prova Paraná 2024 começa a ser aplicada nesta segunda-feira (22) na rede estadual de ensino. Aplicado a cada três meses, o exame tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes de cada série, e aprimorar estratégicas pedagógicas.

De acordo com a Seed (Secretaria Estadual da Educação), mais de 930 mil estudantes da rede pública estadual realizam a Prova Paraná, até quinta-feira (25). A avaliação será aplicada em 397 municípios, de acordo com os níveis escolares e cobrindo os ensinos Fundamental, a partir do 5° ano, e Médio, e ainda à alunos do 5º ano de escolas das redes municipais que aderiram ao programa.

Ainda de acordo com a pasta, alunos do 8º e 9º anos do Fundamental farão a avaliação também de forma digital, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, em uma segunda etapa, até 3 de maio.

Uma novidade desde ano é que a Prova Paraná Prova também será disponibilizada em formato adaptado, para os estudantes da Educação Especial. As provas terão versões ampliadas, superampliadas, TXT, Libras, Braille e coloridas.

Leia Também:  Palmeiras mostra força e arranca empate com o Atlético na Libertadores

Sobre a Prova Paraná

A Prova Paraná é um instrumento de avaliação com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas na rede estadual de ensino, bem como as habilidades dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação foi instituída na educação do Paraná em 2019, com três edições que avaliaram conhecimentos referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Depois, os conteúdos foram ampliados gradativamente.

De acordo com a Secretaria da Educação, as provas são corrigidas por meio de um aplicativo, reduzindo o trabalho manual. A iniciativa gera relatórios para professores, gestores, escolas e secretarias municipais.

“Esse app, utilizado também nas correções das provas aplicadas aos alunos da rede estadual, resultam em uma fonte de pesquisa e dados para aperfeiçoamento da prática pedagógica dentro dos mais diversos contextos educacionais”, explica a Seed.

 

FONTE PARANÁ PORTAL  Foto: Felipe Barboza/Seed

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA