NOTÍCIAS DO PARANÁ

Paraná Rosa 2025 terá corrida, carreta, cartilha e ações integradas pela saúde da mulher

Publicados

em

Saúde, esporte, cultura e conscientização caminham juntas na prevenção e cuidado com as mulheres paranaenses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, a primeira-dama Luciana Saito Massa e o secretário da Saúde, Beto Preto, lançaram nesta segunda-feira (15) a sétima edição do Paraná Rosa, campanha do Governo do Estado voltada para a saúde da mulher.

Neste ano, a ação inicia em setembro e se estende até o mês de dezembro, com diversas iniciativas que reforçam a prevenção, o autocuidado e o acesso a serviços essenciais de saúde da mulher. A campanha contará com um conjunto de ações integradas para ampliar o cuidado e a conscientização do público feminino, principalmente em relação à prevenção ao câncer de mama e ao câncer no colo do útero.

“Minha mãe teve câncer de mama, então eu sei o quanto uma mulher sofre por causa dessa doença, porque é um tratamento muito sofrido, que mexe com a autoestima e a sensibilidade da mulher”, contou o governador. “E o Paraná Rosa é um compromisso do Estado em levar a saúde cada vez mais perto das pessoas, especialmente das mulheres. A ideia é que a campanha seja permanente, oferecendo prevenção e acompanhamento ao longo de todo o ano, e não apenas em outubro”.

Idealizado em 2019 pela primeira-dama, um dos objetivos do Paraná Rosa é a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, para evitar o avanço das doenças. “O Paraná Rosa nasceu do desejo profundo de cuidar de cada mulher paranaense como se fosse alguém da nossa própria família”, afirmou Luciana.

“Neste ano, ele ganha ainda mais força e alcance, com diversas ações integradas. Trabalhamos para promover a saúde integral da mulher, reforçando que prevenção e cuidado vão muito além do diagnóstico, mas são um compromisso diário com a vida e com cada mulher do Paraná”, ressaltou a primeira-dama.

O secretário estadual da Saúde explicou que a ideia é ter uma ação permanente de prevenção e em prol da saúde das mulheres. “O Paraná Rosa chega à sua sétima edição com maturidade. Vamos trabalhar para atender as regiões mais distantes, ofertando um serviço de diagnóstico mais próximo das pessoas”, disse Beto Preto. “Estamos nos mobilizando a favor da prevenção, com a ideia de que esse trabalho continue de forma permanente”.

Leia Também:  REGIÃO DE PONTA GROSSA - Jovem diz à Justiça que não quer tirar tornozeleira: “foi a melhor coisa na vida”

CARRETA DA SAÚDE E CARTILHA – Uma das novidades desta edição é a Carreta Saúde da Mulher, unidade móvel que vai percorrer o Estado oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia (mama, transvaginal e tireoide) e citológico (Papanicolau), com laudos rápidos e atendimento ampliado para regiões prioritárias. Além de ser a carreta mais completa do Brasil, ele é a primeira a oferecer quatro exames simultâneos, com laudos rápidos e garantia de continuidade nos atendimentos pelo SUS.

“Como o serviço de saúde às vezes fica distante para as famílias que moram na área rural e cidades menores, minha esposa, Luciana, veio com a ideia de um serviço que chegasse até essas mulheres, que muitas vezes não têm tempo ou como se locomover para fazer um exame”, ressaltou o governador.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Volkswagen do Brasil, por meio do programa Paraná Competitivo. A unidade móvel vai atender 48 municípios entre os dias 16 de setembro e 12 de dezembro, com a expectativa de realizar 248 exames por dia, atendendo mais de 18 mil mulheres. Os agendamentos serão feitos pelos próprios municípios.

Também com foco na prevenção, o Governo do Estado vai distribuir 150 mil Cartilhas Paraná Rosa nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os materiais contam com informações sobre prevenção, autocuidado e direitos da mulher.

ESPORTE, CULTURA E CIDADANIA – Tendo em vista a saúde integral da mulher, neste ano, também será promovida a Corrida da Vigilância em Saúde. Ela acontece neste ano em Curitiba em prol da luta contra o câncer de mama. A ideia é mobilizar a sociedade, dar visibilidade e incentivar prática de atividade física entre servidores e a comunidade.

Também haverá a exibição, durante o mês de outubro, do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que mostra a rotina de uma professora e influenciadora digital ao descobrir o câncer de mama. Ele será exibido em 41 cidades, em parceria com o Sesc-PR e a Secretaria da Cultura, e terá também um bate-papo para incentivar o cuidado preventivo do câncer entre as mulheres.

Leia Também:  Ricardo Barros tira escada de Moro ao Palácio Iguaçu

O Governo do Estado também vai promover o Paraná Rosa em ação, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, promovendo saúde e cidadania nos municípios de Quedas do Iguaçu, no Centro do Estado, e de Irati, no Centro-Sul.

Serão oferecidos mais de 60 serviços para a população, como emissão da carteira de identidade, negociação de débitos com a Sanepar e a Copel, vagas de empregos e estágios, além de exames e vacinas para as mulheres. As agendas também vão incluir os serviços do programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Em Irati, as atividades acontecem nos dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 17h, no pavilhão João Wasilewski do Parque Aquático de Irati. E em Quedas do Iguaçu, será nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Cultura, na Avenida Tarumã, 1880.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; do Planejamento, Ulisses Maia; da Administração e Previdência, Luizão Goulart; do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; os deputados federais Beto Richa e Ricardo Barros; as deputadas estaduais Cloara Pinheiro, Flávia Francischini, Maria Victoria e Mara Lima e o deputado Luís Corti; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e prefeitos de várias regiões do Paraná; a desembargadora Lenice Bodstein; o diretor-geral da Secretaria de Saúde, César Neves; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti; e o diretor-executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Volkswagen do Brasil, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago.

 

AEN

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NOTÍCIAS DO PARANÁ

Defesa Civil atende municípios atingidos pelos temporais; ventos chegaram a 121 km/h

Publicados

em

Por

s equipamentos do Simepar foi de 58,7 km/h às 5h15. Fazenda Rio Grande teve ventos mais fortes, de 70,9 km/h, enquanto que Cerro Azul teve rajada de vento de 76,7 km/h. Na medição feita pelos equipamentos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a rajada foi de 77,7 km/h às 5h21. As três cidades ficam na Região Metropolitana da Capital.

COPEL

Equipes da Copel (Companhia Paranaense de Energia) estão em campo desde o início dos temporais no Paraná e seguem mobilizadas. Em todo o Paraná, aproximadamente 405 mil domicílios estão com o fornecimento de energia elétrica interrompido em decorrência do evento climático, em mais de 5,8 mil ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia.

De acordo com o Simepar, além das precipitações há registro de descargas atmosféricas pela manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o Vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas.

Leia Também:  Covid-19: Paraná registra mais 2.057 casos e 44 mortes em 24 horas e bate recordes

Em Bandeirantes, na região Norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. As regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda. Trabalhadores locais e de outras regiões irão intensificar as ações na reconstrução das estruturas, com previsão de conclusão para o final desta semana.

A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973. Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos. Situações de risco devem ser relatadas à Copel através do telefone 0800-510-0116.

Agência Estadual de Notícias  Foto: CBMPR

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

QUARTO CENTENÁRIO

PARANÁ

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA