REGIONAIS
CAMPO MOURÃO – Internauta é condenado a indenizar secretário e três vereadores
Um internauta morador de Campo Mourão foi condenado a pagar indenização por danos morais ao secretário municipal de Comunicação, Ricardo Borges (que também é apresentador de TV) e aos vereadores Edson Battilani, Edoel Rocha e Jadir Pepita. A sentença em favor do secretário foi expedida pela juíza Alissara Mohana e dos vereadores foi homologada pelo juiz Rui Antonio Cruz.
As sentenças, que já estão na fase de execução, determinam o pagamento de R$ 3 mil a cada um dos agentes públicos que ingressaram com as ações individualmente. Ainda está em trâmite outras ações na esfera criminal. O internauta usou a rede social (Facebook) para fazer ataques que a Justiça entendeu como ofensivos aos quatro agentes públicos municipais.
“A rede de computadores (mídias sociais) não são terra de ninguém, como parece para alguns. Ao contrário, todos os registros ficam gravados, preservando-se as provas para análise posterior. Deste modo, a publicação de mensagens ofensivas caracteriza excesso do direito de liberdade de expressão e justificam a condenação por dano moral”, escreveu a juíza leiga Alissara Wahip Mohana.
O secretário municipal e apresentador Ricardo Borges, que também é advogado, disse que essa já é a terceira ação por danos morais que obtém em seu favor. “Sempre defenderei a liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento. As pessoas têm todo direito de fazer críticas ao meu trabalho, ao meu programa. Porém, ataques à minha honra vou buscar a reparação judicial. E a Justiça tem assegurado esse direito”, comentou Borges, titular de um programa de televisão há 20 anos no ar.
Ele contou que o internauta em questão usou o Facebook para difamá-lo. “Eu fiz anúncio em meu programa de uma empresa conceituadíssima em nossa cidade e esse cidadão foi na internet me ofender e insinuar que ao anunciar comigo essa empresa teria prejuízo”, contou. “Quem tem o hábito de ficar xingando as pessoas no Facebook e espalhando noticias falsas que geram prejuízo a outras pessoas, podem ter que acertar as contas com a justiça”, completou.
Já em relação aos três vereadores o mesmo internauta usou a rede social para publicações difamatórias por ocasião da eleição para presidente da Câmara. “Esse cidadão, que tem um histórico de publicações agressivas na rede social e grupos que participa na internet, usou palavras ofensivas e por isso buscamos nosso direito”, explicou Battilani.
Para o vereador, sentenças como essas devem servir de exemplo para quem não conhece os limites da liberdade de expressão. “A internet é um instrumento importante de comunicação para manifestações diversas, mas as críticas devem ser no campo das ideias, não em prejuízo da honra e do caráter das pessoas”, arrematou.
REGIONAIS
UBIRATÃ – Jovem de 18 anos morre em confronto com a PM
Um jovem de 18 anos, identificado como Vitor Hugo Wil, de 18 anos, morreu em um suposto confronto com a Polícia Militar em Ubiratã, na noite de segunda-feira, 25.
Conforme informações da PM, a ocorrência aconteceu na região próxima à comunidade São João, em Ubiratã, e culminou com a morte de uma pessoa em confronto.
Segundo o boletim de ocorrência divulgado, foram recebidas denúncias que indicavam a presença de um suspeito com diversos objetos possivelmente oriundos de furtos em propriedades rurais da região. Diante da denúncia, equipes iniciaram patrulhamento nas proximidades e conseguiram localizar o homem.
O jovem ainda tentou fugir, mas caiu logo em seguida e morreu no local. Até o momento, ele ainda não foi identificado oficialmente.
As equipes permanecem no local realizando os procedimentos necessários, e o caso será investigado pelas autoridades competentes.
(Ubiratã Online).
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásParaná reduz número de homicídios em 26,4% na última década, aponta Atlas da Violência
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásAlexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
-
NOTÍCIAS DO BRASIL3 dias atrásCanetas para emagrecer mudam carrinho de compras e aceleram corrida da indústria por alimentos saudáveis
-
REGIONAIS3 dias atrásCRUZEIRO DO OESTE – Câmara aceita denuncia e prefeito da região pode ser cassado
-
REGIONAIS3 dias atrásUBIRATÃ – Jovem de 18 anos morre em confronto com a PM
-
ESPORTES3 dias atrásCoritiba vira contra o Bahia no Couto Pereira e entra na briga pelo G6
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásMunicípio de Quarto Centenário realizou vacinação contra a raiva em cães e gatos


