NOTÍCIAS DO PARANÁ
Assembleia firma acordo para se tornar o Legislativo mais sustentável do Brasil
A Assembleia Legislativa do Paraná trabalha para se tornar o poder legislativo mais sustentável de todo o Brasil. Um importante passo foi dado no último dia 7, com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Assembleia e a Prefeitura Municipal de Curitiba. O termo prevê a replicação, na sede do Poder Legislativo, de projetos e programas de referência desenvolvidos pelo município.

As propostas integrarão o Programa Assembleia + Sustentável. Com a assinatura, o parlamento paranaense passa a implantar uma série de ações de preservação do meio ambiente, destinação de lixo, reciclagem, plantio de árvores e promoção de polinização da flora. Durante o evento, foi realizado o plantio simbólico de árvores nativas paranaenses.
O termo de cooperação coloca o Poder Legislativo estadual na vanguarda de todas as assembleias do Brasil. O objetivo é facilitar a elaboração de projetos de leis que vão melhorar a vida dos paranaenses, com um olhar voltado à sustentabilidade.
Curitiba é considerada a capital mais sustentável da América Latina e o Paraná foi reconhecido três vezes como o mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que representa as 30 maiores potências do mundo, colocou o Estado, junto com uma província do Japão, como destaque em sustentabilidade agora em 2023.
A Assembleia Legislativa do Paraná segue no mesmo caminho com o início agora desse programa de sustentabilidade.
O que prevê o Termo
Com o acordo, a Assembleia Legislativa implanta o programa “Jardins de Mel”, que visa divulgar a importância das abelhas nativas para o meio ambiente. A instalação de meliponários com colônias de espécies de abelhas nativas sem ferrão, permitindo a polinização de cerca de 90% das plantas locais.
O Legislativo também integra ao seu ambiente o programa EcoCidadão, que permitirá a coleta de lixo eletrônico nas dependências da sede do Poder, além da elaboração e execução de um plano de gestão de resíduos sólidos em parceria com associações de catadores de material reciclável, que farão a coleta, triagem e comercialização do lixo que não é lixo produzido pela Assembleia.
Outro acordo vai possibilitar uma parceria com o Horto Municipal para disponibilização de mudas de árvores e flores nativas da região nos espaços abertos e jardins da Assembleia.
Paralelamente, a Assembleia Legislativa está finalizando termo de cooperação similar com o Governo do Estado do Paraná com objetivo semelhante de propagar boas práticas adotadas no Poder Executivo em sua própria estrutura, congregando iniciativas modelo que possam ser adotadas em outros municípios do Estado.
NOTÍCIAS DO PARANÁ
Alexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
O deputado estadual Alexandre Curi (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (25) que sua pré-candidatura ao Senado está baseada na defesa dos interesses do Paraná em Brasília, na busca por mais investimentos federais e na aproximação permanente com prefeitos, lideranças regionais e a população. Ele também falou sobre a proposição de soluções para o desenvolvimento do País.
Durante entrevista à Rádio Educadora FM, de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, Alexandre Curi reforçou o compromisso de fortalecer a representação paranaense no Senado Federal. “Quem conhece a minha vida pública sabe que sou um político presente e resolutivo. Em Brasília, quero ser a voz dos prefeitos e das pessoas”, afirmou. “Não existe desenvolvimento sem diálogo, articulação e presença política”.
Segundo Curi, o Paraná precisa voltar a ter protagonismo em Brasília, com representantes que conheçam as diferentes regiões do Estado e estejam conectados às demandas dos municípios. “O senador precisa estar próximo dos prefeitos, das cooperativas, do setor produtivo e das pessoas”, destacou. Entre as prioridades defendidas por ele estão investimentos em infraestrutura rodoviária e ferroviária, fortalecimento da saúde e apoio ao agronegócio paranaense.
Novo Pacto Federativo
Alexandre Curi também defendeu um novo Pacto Federativo, com mais autonomia para estados e municípios e uma distribuição mais equilibrada dos recursos públicos. “O desenvolvimento acontece nas cidades. É nos municípios que as pessoas vivem, trabalham e precisam de políticas públicas eficientes”, observou. “Quem sabe o que uma cidade precisa é quem vive nela”.
Polarização – Ao comentar o cenário nacional, o deputado criticou a polarização política e afirmou que o País precisa retomar o debate sobre temas estruturantes. “O Brasil precisava discutir segurança pública, infraestrutura, competitividade e crescimento econômico. Também precisamos de uma regulamentação equilibrada da reforma tributária, que não prejudique o agronegócio, o setor produtivo e as cooperativas do Paraná”, disse.
Para Alexandre Curi, a disputa ideológica tem afastado o foco das questões mais importantes para a população. “Infelizmente, o que vemos hoje é uma polarização permanente, em que um lado tenta destruir o outro, enquanto temas essenciais para o desenvolvimento nacional deixam de ser prioridade”, afirmou.
Ele concluiu defendendo mais estabilidade institucional e planejamento de longo prazo. “Quem empreende, trabalha e gera empregos quer segurança jurídica, previsibilidade e políticas públicas eficientes. O Brasil precisa voltar a pensar no futuro e planejar o desenvolvimento das próximas décadas”, concluiu.
PARANÁ PORTAL – Foto/Rogério Machado
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásParaná reduz número de homicídios em 26,4% na última década, aponta Atlas da Violência
-
NOTÍCIAS DO PARANÁ3 dias atrásAlexandre Curi defende Senado mais próximo dos municípios
-
NOTÍCIAS DO BRASIL3 dias atrásCanetas para emagrecer mudam carrinho de compras e aceleram corrida da indústria por alimentos saudáveis
-
QUARTO CENTENÁRIO3 dias atrásMunicípio de Quarto Centenário realizou vacinação contra a raiva em cães e gatos
-
REGIONAIS3 dias atrásCRUZEIRO DO OESTE – Câmara aceita denuncia e prefeito da região pode ser cassado
-
REGIONAIS3 dias atrásUBIRATÃ – Jovem de 18 anos morre em confronto com a PM
-
ESPORTES3 dias atrásCoritiba vira contra o Bahia no Couto Pereira e entra na briga pelo G6


